Translate

quarta-feira, 26 de junho de 2019

A Iniciação na prática do Mantra

Iniciação em Mantra
(por Swami Vishnu Devananda)

"Se possível, antes de começar a repetir um mantra, busque um guru e receba iniciação desse mantra. A iniciação é uma faísca que desperta a energia espiritual que reside em cada coração humano. Uma vez aceso, o fogo é mantido através da repetição do mantra.

Apenas aqueles que são puros podem dar iniciação a outros. Por isso é importante encontrar um guru qualificado. Para que ele possa implantar com sucesso o mantra no coração do discípulo, o guru deve ter quebrado o poder do mantra em si mesmo. Quebrar o poder do mantra significa que a pessoa meditou e obteve a experiência mística da Divindade através dele, apoderando-se de seu poder.

Na hora da iniciação, o guru desperta o poder do mantra em sua consciência e o transmite ao discípulo. Se o discípulo for receptivo, receberá a radiante massa de energia em seu coração e ficará fortalecido espiritualmente.

Deve haver afinidade psíquica entre professor e estudante; o caminho espiritual é um envolvimento para toda uma vida. O guru continua a guiar e purificar o aspirante, a preparar e fortalece-lo para a realização.

Os vendedores de mantras inventados devem ser cuidadosamente evitados; são oportunistas prontos a espoliar os instintos espirituais daqueles que buscam com sinceridade a Verdade.

Se não for possível encontrar um guru, escolha um mantra que pareça apropriado. Repita-o mentalmente com fé e devoção todos os dias. Isto tem um efeito purificador e a realização eventualmente será alcançada.

Os diversos mantras, embora igualmente eficientes, vibram em ondas de comprimentos diferentes. Na hora da iniciação, é selecionado um mantra pelo guru ou pelo próprio iniciado, de acordo com o tipo mental deste.

As vibrações do mantra e as vibrações mentais do discípulo devem ser compatíveis. A mente também deve ser receptiva à deidade em cuja forma ela vai meditar. O processo de sintonizar corpo e mente ao mantra através da repetição do mantra e meditação é prolongado. Quando a sintonia finalmente é conseguida, tem início a meditação.

No estado de meditação, o fluxo das ondas de pensamento interior, que foi canalizado pela repetição do mantra, torna-se muito intensificado. A concentração da mente envia um fluxo de força para o topo da cabeça, e a resposta vem numa fina chuva de magnetismo que banha o corpo num fluxo descendente de suave eletricidade.

Desse modo, o poder da meditação e japa (repetição) leva à Vibração Divina. A pessoa experimenta o Silêncio eterno que inclui em si todos os sons."

Swami Vishnu Devananda (1927/1993), foi um líder espiritual hindu. Nasceu em Kerala, no Sul da Índia, em 31 de dezembro de 1927. Após uma curta carreira no Exército Indiano, conheceu os ensinamentos de Swami Sivananda por meio de um folheto sobre Sadhana Tattwa (Instruções Espirituais) que dizia: "Um grama de prática vale mais que toneladas de teoria. Pratique Yoga, Religião e Filosofia todo dia e alcançará a autorrealização." Deixou um vasto legado espiritual, que até hoje vem influenciando milhares de pessoas. - Imagem: Vishnudevananda, ainda jovem, ao lado de seu mestre Swami Sivananda.

Nenhum comentário: