"Algumas pessoas ficam agitadas quando seu sistema esquenta por fazer muito pranaiama¹. Então elas começam a fazer ainda mais pranaiama para remover o calor. Elas pensam que é como homeopatia – toda a doença está saindo do corpo. Então elas fazem mais pranaiama e ficam ainda mais quentes. E em pouco tempo se queimam...
Elas podem pensar que isto não é importante ou não é perigoso. É muito perigoso. É como mexer com eletricidade sem compreensão correta, você pode levar um tremendo choque.
Se você destruir seus nervos, isso pode arruinar toda sua vida. Você pode destruí-los com pranaiama, se não tiver cuidado. Meu guru certa vez avisou as pessoas para que não usassem drogas para se divertirem pela mesma razão. É como colocar uma alta voltagem (1.000 volts) através de fios sem capacidade para carregar esta força (110 volts): eles vão ser queimados...
É por isso que muitos sadhakas (aspirantes espirituais) danificam ou queimam seu sistema nervoso e sua saúde. Eles pensam: 'Oh, espiritualidade e Sadhana (disciplina espiritual) são coisas maravilhosas!', e ficam mentalmente doentes.
Por quê? Porque juntamente com suas práticas, você deve observar como o corpo está reagindo a elas. Quando o corpo reage excessivamente, então vá mais devagar. Depois que o corpo e os nervos se fortalecerem, então continue (isto é, deve-se dar descanso de um ou mais dias aos nervos, e só continuar quando recuperarem seu equilíbrio e frescor)...
Por último, é necessário também fazer um alerta sobre a repetição de mantras. Sabe-se que o mantra é uma palavra de poder, que desperta regiões desconhecidas dentro do ser humano, e atinge não só o superconsciente, como o subconsciente. Principalmente mantras relacionados a Shiva, que é a divindade da destruição no panteão hindu.
Esses mantras relacionados a Shiva podem, a fim de promover uma evolução mais rápida da consciência humana, mexer com o carma do praticante, limpando certos obstáculos, e com isso provocando situações bem desagradáveis. Embora o resultado final seja de evolução, nem todos estão preparados para encarar um carma mais complicado do que o que foi programado antes da reencarnação.
Portanto a palavra-chave é auto-observação a cada momento da prática. Se a pessoa sentir que algo vai errado, é aconselhável cessar aquela prática espiritual. É preferível avançar mais devagar sem correr graves riscos, pelo menos para a maioria dos praticantes, e eu mesmo me incluo neste grupo.
Existe o grupo dos heróis espirituais que vão em frente sem se importar com as consequências, que estão dispostos a sacrificar toda a vida material em favor da vida espiritual. Se a pessoa pertence a este grupo psicológico, ela pode escolher continuar apesar de tudo que possa acontecer. Mas do contrário, avancemos com cuidado e segurança."
Sri Swami Shivapadananda
1- Pranaiama é o quarto ramo do Raja-ioga exposto nos Ioga Sutras de Patânjali. Prāṇa é a fonte de energia. O prāṇa é substrato universal. Pranaiama é o conhecimento e controle do Prana. Para o ioga antigo, é a expansão da bioenergia no corpo humano através de movimentos respiratórios conscientes e estruturados.
Mais literatura sobre Ioga? Clique aqui e veja no site da Amazon ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, contribuição, agradecimento, oração ou pedido: