Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 13 de julho de 2021

Rûmî: 'Oração de um simples pastor'

'Meu adorado' (Oração de Rûmî)    "Ó Deus, mostra-me onde estás, para que eu possa tornar-me teu servo, para que eu amarre tuas sandálias e que penteie teus cabelos, para que eu lave tua roupa, mate teus piolhos, traga teu leite, oh meu adorado!  Que eu beije tua mão amada, que eu massageie teu pé amado e no momento de dormir, balance tua pequena cama; que eu varra teu pequeno quarto na hora de dormir!  Que todas as minhas cabras sejam sacrificadas por ti, em quem eu penso, lânguido, pleno de desejo de amor."    (Oração de um simples pastor, em um dos contos de Masnavi de Rûmî – MII, 1720's)


'Meu adorado' (Oração de Rûmî)


"Ó Deus, mostra-me onde estás, para que eu possa tornar-me teu servo, para que eu amarre tuas sandálias e que penteie teus cabelos, para que eu lave tua roupa, mate teus piolhos, traga teu leite, oh meu adorado!

Que eu beije tua mão amada, que eu massageie teu pé amado e no momento de dormir, balance tua pequena cama; que eu varra teu pequeno quarto na hora de dormir!

Que todas as minhas cabras sejam sacrificadas por ti, em quem eu penso, lânguido, pleno de desejo de amor."


(Oração de um simples pastor, em um conto de Masnavi de Rûmî – MII, 1720's)


Oração de Rûmî


"Eu rezei para a mudança, então eu mudei de ideia.

Eu rezei para orientação e aprendi a confiar em mim mesmo (a).

Eu rezei para a felicidade e percebi que eu não sou o meu ego.

Eu orei pela paz e aprendi a aceitar os outros incondicionalmente.

Eu orei pela abundância e percebi que a minha dúvida molhá-lo.

Eu orei por riqueza e percebi que é minha saúde.

Eu rezei por um milagre e percebi que eu sou o milagre.

Eu orei por uma alma gêmea e percebi que eu sou o único.

Rezei por amor e percebi que está sempre batendo, mas eu tenho que permitir…"


Mawlānā Jalāl ad-Dīn Muhammad Rûmî


Rûmî (1207/1273), viveu no Império Bizantino. Foi poeta, jurista e teólogo do sufismo. É visto como um apóstolo do ecumenismo, famoso por escrever histórias que são consideradas orações e pela sua contribuição com o diálogo inter-religioso, em uma época em que este diálogo ainda não era pensado.  Sua mais importante mensagem foi o 'amor', fio condutor de todas suas obras.  As histórias do poeta traçam um percurso sobre a criação. (IHU)


Clique aqui e visite a página de Rumi na Amazon...




Nenhum comentário: