Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 11 de abril de 2010

PONTO RISCADO DE EXU

O ponto riscado possui grande significado e valor mágico no culto de Umbanda. É através do ponto riscado que os guias contam toda sua história, sua origem e passagem do mundo material e astral. 

O ponto riscado é um emblema-símbolo. Os símbolos são sinais expressos de forma que dão a entender uma intenção ou trajetória humana. No caso do ponto riscado, os guias usam a pemba para poder riscar os seus pontos ou símbolos espirituais. 

Uma das grandes provas de incorporação na Umbanda é o ponto riscado, pois acredita-se que se uma entidade não estiver realmente bem incorporada ela não saberá riscar o ponto que a identificará das demais. A seguir uma coletânea de Pontos Riscados, por Exus bastante atuantes na Lei de Quimbanda:

(clique na imagem para amliar)






















Leia Também:





46 comentários:

Rafael Laman disse...

Irmão, por que certas entidades tem 2 pontos?

Ronald Stresser disse...

Dependendo do trabalho a Entidade pode usar dezenas de pontos diferentes, entretanto sempre com um elemento distinto que identifica quem é o Guia... através do ponto é evocada a linha espiritual da qual a entidade estará recebendo suporte durante o trabalho. Uma mesma entidade pode ter vários pontos diferentes, apenas usa um específico para se identificar aos dirigentes materiais do trabalho, como uma assinatura.

roberto disse...

Gostaria se possível for, de maior explicação sobre, como é montado o ponto de exu tranca rua das almas, pois sei que deve conter informações sobre quem ele é, da onde vem, o que veio fazer, responde a quem? Mas aonde realmente estão essa informações, o que cada risco significa? Etc...

paloma disse...

queria saberr aonde se encontra ponto riscado de ere.ere tem ponto riscado

Ronald Stresser disse...

Paloma, Saravá!

É raro Êre riscar ponto, eles o fazem somente quando é necessário e os elementos desse ponto são livres.

O ponto riscado de Erê geralmente - não é via de regra - tem dois símbolos, juntos ou independentes, como uma estrela e uma lua, por exemplo. Costumam também fazer desenhos, que representam o trabalho que estão fazendo.

Usam pemba branca, coloridas, sendo que azul e rosa são as mais comuns, e até hoje nunca vi usarem, apenas, a pemba preta.

Mesmo sendo uma Linha independente eles costumam trabalhar nos pontos riscados por Preta e Preto-Velho, com autorização dos mesmos, é claro.

Todos os elementos e forças da natureza estão ligados a Linha de Erê, e a Ibejada pode, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer um dos elementos em seu ponto.

No caso, se sua dúvida for mais quanto a um ponto específico, pergunte ao seu Pai ou Mãe de Santo.

Uma dica, que serve para qualquer ponto, de qualquer entidade e em qualquer linha, é de quando a entidade riscar um ponto, pedir para alguém copiar o meso em uma folha de papel. Aí você mostra ao dirigente do trabalho, que poderá dar uma informação mais esclarecedora e segura sobre o ponto riscado em questão.

Axé! Erê!

Anônimo disse...

Olá Ronald, sabe me dizer o que indica a linha ou orixá de cobertura daquele determinado exu? Outra informação, vi que alguns pontos tem um circulo na base do tridente ou da cruz base, também vi que a maioria dos pontos das pombagiras tem um risco em forma de S próximo a base do tridente ou tb cruz. Essa é a identificação de que seja fêmea?

Anônimo disse...

Olá Ronald, você diz> Não existe Pomba-Gira chefe de falange, elas sempre respondem ao Exú.
Quer dizer que Padilha não é chefe de falange?

Você também diz que o nome que indica a linha da kimbanda que trabalha determinado exu é seu próprio nome, mas vejo muitos kimbandistas saberem a linha somente pelo ponto riscado, por isso é minha pergunta.

Anônimo disse...

Dna Maria Padilha das Almas - ao menos pelo que me consta - é da Linha das Almas, na Quimbanda, a qual é comandadada pelo Seo Tranca Ruas das Almas.

Não vejo porque identificar linha pelo ponto se perguntar à entidade é mais fácil... entretanto, em caso de dúvida, pode sim estudar o ponto pra determinar.

Anônimo disse...

Sim, Dona Padilha das Almas é cChefiada pelo Sr Tranca Rua das Almas, mas ela é chefe da falange das Padilhas das Almas, mas tem uma Padilha que é chefe de todas as Padilhas.. no meu entender, se é chefe de outras p.giras, é chefe de falange, e todos chefes de falanges tem um ponto energético de chefia também!

Anônimo disse...

Sim, corret@, mas na hierarquia ela sempre responde ao seo Tranca, na Quimbanda é assim, salvo ela esteja incorporada no Pai ou Mãe-de-santo; aí estará trabalhando com a coroa e todas as outras entidades que estiverem no trabalho devem responder a ela.

As entidades querem é trabalhar na prática da caridade; isso de hierarquia, de mandar e obedecer é muito bem entendido, equilibrado e respeitado pelas entidades que, diferentemente do que imaginam alguns, não competem entre si jamais e sim colaboram.

Entre os espíritos não existe desobediência ou ordens burras, estas são coisas da Terra, no plano astral superior é diferente. Pobres dos kiumbas que desobedecem e levam ferro...

Quem se preocupa mais com isso, de quem manda e quem obedece, geralmente é o médium em desenvolvimento, ou desavisado, desejando que a entidade com a qual trabalha seja 'superior', ‘mais bonita’ ou mais ‘poderosa’... está errado quem pensa assim, tanto na Umbanda , quanto na Quimbanda, todos os trabalhos são feios em grupo.

Grande parte do poder de Exu, seja homem ou mulher, está em sua falange. É por isso que precisa haver hierarquia, para que possa haver controle da entidade sobre sua falange. As Pomba-giras desempenham um papel importantíssimo aí.

No Reino de Exú, apesar das confusões que aparentemente iniciam, como 'brigas' e 'broncas' que parecem promover algumas vezes - Exu é assim mesmo - a humildade e o cooperativismo prevalecem sempre.

Não se engane ou se deixe enganar, nem tudo é o que parece, e quem não sabe obedecer nunca vai aprender a mandar.

Saravá mãe Maria Padilha das Almas, que promoveu este debate tão interessante. Meu respeito e admiração!

Sarabumba!

Anônimo disse...

Acho isso tão machista de pomba gira ser subordinada a exu... parece o oriente médio...isso tá mais pra cabeça de gente que de entidade....rs

Anônimo disse...

Vai ver porque machismo é mesmo uma prática do inferno... haha..

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual significado do ponto riscado do exu veludo, significado de cada traço, etc.

Anônimo disse...

Linda explicação,entre pomba gira e exus, a um elo perfeito,de união colaboração e respeitos entre ambos,

Anônimo disse...

irmao eu trabalho com exu tata caveira, e eu antes de começar a trabalhar com ele e ate antes de descobrir quem ele é,ele mi mostrou o ponto que é o do exu caveira,e eu trabalho com o tata,entao é posivel ele usar esse ponto,e esse ponto pode ser do tata caveira tambem?

Carol Marinho disse...

Qual o significado dos parênteses que se cruzam )( no ponto dos exus e pombas?

Anônimo disse...

Qual o significado dos parenteses )( que se cruzam nos pontos de exus e pombas?

Anônimo disse...

gostaria de que me enviasse o ponto riscado do SENHOR EXU XOROQUE , Se possível por email, obrigado para sebastianrai@hotmail.com

Unknown disse...

Qual significado do ponto do tranca rua das almas?

Unknown disse...

Qual significado do ponto do tranca rua das almas?

Unknown disse...

Olá, como faço para conhecer mais sobre os pontos riscados. Por exemplo, o significado de cada elemento no ponto (cruz, tridente, círculo na ponta de cruz) e etc.
Tentei contato pelo email fernandoguima@terra e o envio do mesmo falhou.

Att.

Anônimo disse...

Li os livros de Ponto Riscado que indicam no link compartilhado no final da postagem. Foi de grande valia. Agora entendo melhor. Obrigado.

Wania disse...

Queria entender os ricos dos pontos, para estudar. Como faço, vcs tem como me fornecer?

Anônimo disse...

voce pode encontrar livros de pontos riscados acessando http://acesse.vc/v2/255ae092af2 - copie e cole o link em seu navegador... axe

Unknown disse...

O que significa o oito aberto em cima ou um nó? No ponto do Exu veludo e trança ruas?

Unknown disse...

São símbolos e chaves das forças e energias dos Exus.

Anônimo disse...

Boa tarde! Ronald
Poderia esclarecer uma dúvida
Porquê na maioria dos pontos de Exu
Usam tridente Exu e pombagira?
Agradeço desde já atenção
Axé!

Anônimo disse...

Exu e Pomba Gira trabalham junto, em equilíbrio, aliás Pomba-Gira é Exu, mulher mas é Exu... da mesma forma o garfo, 'redondo' ou 'quadrado' é tridente e são usado juntos em equilíbrio, geralmente cruzados, representando a força masculina e feminina, trevas e luz, espírito e matéria. etc imantados no ponto. Axé!

Unknown disse...

Queria saber algum ponto riscado de João Caveira Das Almas.

Anônimo disse...

Qual e o ponto riscado da pombagira Rosa caveira

Anônimo disse...

O ponto do caveira é o mesmo de sergulath?

Unknown disse...

Boa noite eu trabalho com Exú Mare e ele risca seu ponto com o tridente arredondado igual esse que vc diz que e de pombo gira, mas vi aí vários pontos de outros Exus que também usam o tridente arredondado, o que significa? Se puder me responder agradeço

Anônimo disse...

Luana, além dos garfos representarem reto = masculino / curvo = feminino, também se utilizam os garfos curvos para a Calunga, e garfos retos para a Rua. Saravá!

Prof. Cristiano Anflôr disse...

Gostaria que me explica se o ponto riscado e a cabala de rosa caveira obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde!
Gostaria de saber qual o ponto que a Maria Mulambo das Almas risca?
Vi alguns de Mulambo, mas não diz ser da Mulambo das Almas.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Pode me dizer qual seria o ponto riscado e cantado da Maria Mulambo das Almas?
Ela pertence à qual falange, responde à qual exu?
Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Gostaria de saber o significado so ponto da.Maria Mulambo ??

Anônimo disse...

Gostaria d saber tbem desde ja agraço

Unknown disse...

Maioral?

Unknown disse...

Qual o ponto da ponba gira 7 saia

Anônimo disse...

Queria saber o ponto riscado de cigana esmeralda

LEAFAR disse...

Olá gostava de saber do ponto do exu tranca rua das almas do cemitério por favor.

LEAFAR disse...

Olá gosta de saber como é o ponto de exu tranca rua das almas do cemitério. Obrigado

Júlio Silva de Batatais disse...

Gostaria de saber qual significado de cada tri dente do ponto do Exu caveira. Me ajuda

Dudu moura disse...

Qual o significado do ponto da pomba gira rainha?

Anônimo disse...

Poderia me mostrar um ponto riscado de Maria Padilha das Almas coma explicação dos símbolos. Sou leiga, mas já vi um ponto dela riscado sem entender exatamente o que os símbolos significam, acho que seria interessante alguém explicar, tipo o símbolo que parece um Z virado, o símbolo que parece uma mola cruzando o tridente, todas as Padilhas enviadas de Tranca rua das almas tem o tridente de exu riscado junto no ponto?