Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Santo Adalberto de Praga, 23 de abril

Todo ano, quando o dia 23 de abril vai se aproximando, mentalizo o Santo Guerreiro, Ogum (nome de São Jorge na Umbanda). Ele é meu pai, é meu guia, é meu protetor e amigo. Acontece que no meio deste trabalho, em divulgar e compartilhar informação, orações e magia, para o Glorioso, me veio uma intuição.

Quando corri os olhos em um site e vi que dia 23 também é Santo Adalberto, foi quando Ogum soprou. Entendi o recado na hora. Como Ogum é reverenciado e sincretizado com São Jorge, dia 23 de abril, nada mais justo que seja conhecido também outro filho de Ogum, Santo Alberto de Praga, padroeiro da Boêmia, Polônia, Hungria e Prússia.

Onde encontrar informação sobre este santo? Na hora, sem nem precisar do Google, lembrei logo da Wikipédia. A Wiki disponibiliza rico acervo de conhecimento a respeito dos Santos e da Igreja Católica. A seguir compartilho com os irmão as informações que considerei mais interessantes para o momento. Quem quiser se aprofundar mais sobre a vida deste Santo, reverenciado pela Igreja no mesmo dia que São Jorge, recomendo um visita a Wikipédia.

Santo Adalberto nasceu no ano de 956 e desencarnou dia 23 de abril de 997, ele foi um bispo de Praga, capital da República Tcheca. Segundo conta a história, Adalberto foi martirizado em quando concentrava esforços na conversão dos prussianos bálticos. Teve origem terrena de uma família nobre tcheca, do príncipe Slavník e sua esposa Střezislava, em Libice nad Cidlinou, Boêmia.

Em 980 Adalberto concluiu seus estudos na escola de Magdeburgo e retornou a Praga, onde se tornou um sacerdote. Em 981 morreram, seu pai, príncipe Slavník, e o seu mentor, Santo Adalberto de Magdeburgo. Em 982, ainda sem ter completado trinta anos de idade, Adalberto tornou-se bispo de Praga. Embora Adalberto descendesse de família rica e pudesse ter conforto e luxo, alegadamente, "viveu de maneira pobre por sua própria vontade". Era conhecido por "praticar a caridade", pela austeridade e serviço à Igreja.

Ele se ressentia muito da participação dos cristãos batizados no comércio de escravos, então, em 989, renunciou ao seu cargo de bispo e deixou Praga. Foi para Roma e viveu como um eremita no mosteiro de Santo Alexis beneditino. Quatro anos depois, em 993, o Papa João XV mandou-o de volta para a Boêmia. Adalberto tornou-se bispo novamente. Nessa época, ele fundou o mosteiro de Břevnov, perto de Praga, o primeiro em terras tchecas.

Adalberto de Praga, já em 977, tinha a ideia de se tornar um missionário na Prússia. Depois de ter convertido a Hungria, ele foi enviado pelo Papa para converter, na base da violência, os "pagãos" prussianos. Bolesław, o Bravo, duque da Polônia (mais tarde rei), enviou soldados com Adalberto para garantir a conversão a força. O bispo e seus seguidores, entraram em território da Prússia e passaram ao longo da costa do Mar Báltico em direção a Gdańsk.

Era um lamentável procedimento padrão de fanáticos missionários cristãos da época tentar derrubar árvores de carvalho sagrado, como já haviam feito em muitos outros lugares, inclusive na Saxônia, sem nenhum respeito pela cultura local. As árvores eram adoradas e os espíritos, que se acreditava habitar nelas, eram temidos por seus poderes, então isto era feito para tentar provar aos não-cristãos que nenhuma força sobrenatural protegia as árvores da fé dos cristãos.

Como eles não atenderam aos avisos para ficar longe das matas de carvalhos sagrados, Adalberto pagou por seu atrevimento e desrespeito, e foi executado por sacrilégio, seus correligionários interpretaram o fato como sendo um "martírio". Sua passagem sofrida ao mundo espiritual ocorreu em 23 de abril de 997, na costa do mar Báltico, a leste de Truso (atualmente Elbląg, Elbing), ou perto de Tenkitten e Fischhausen. Há registros de que seu corpo foi comprado por seu peso em ouro por Bolesław, o Bravo.

Alguns anos mais tarde Adalberto foi canonizado como Santo Adalberto de Praga. Sua biografia foi escrita por vários autores em Vita Sancti Adalberti Pragensis, sendo o relato mais antigo atribuído ao bispo Notger von Lüttich, da imperial Aachen e Liège/Lüttich, embora tenha sido assumida por muitos anos que o monge romano João Canapário escreveu a primeira Vita em 999. Outro famoso biógrafo de Adalberto foi São Bruno de Querfurt, que escreveu em sua hagiografia em 1001-1004.

Diz-se que em 1039, o duque da Boêmia Břetislav I recuperou os ossos de Santo Adalberto de Gniezno e transferiu-os para Praga. Segundo outra versão, ele levou apenas uma parte dos ossos, enquanto que o resto das relíquias de Santo Adalberto (incluindo o crânio) foi escondido pelos poloneses (de acordo com Roczniki Polskie) e encontrado em 1127. Em 1928, um dos braços de Santo Adalberto, que Bolesław I tinha dado a Oto III no ano 1000, foi acrescentado aos ossos preservados em Gniezno. Hoje, Santo Adalberto tem duas sepulturas, sendo que ainda não se sabe em qual delas os ossos são autênticos. Por exemplo, o santo tem dois crânios - um em Praga, um segundo em Gniezno (roubado em 1923).

Em abril de 1997, o milésimo aniversário do martírio de Santo Adalberto foi comemorado na República Tcheca, Polônia, Alemanha, Rússia e em outros países. Representantes das Igrejas católica, ortodoxa grega e evangélica estiveram na ocasião em Gniezno, junto ao túmulo do santo. O Papa João Paulo II visitou Gniezno e realizou um serviço cerimonial divino, do qual participaram dirigentes de sete países europeus e cerca de um milhão de fiéis. Na Óblast de Kaliningrado, perto da vila de Beregovoe (antiga Tenkitten), onde a morte de Adalberto hipoteticamente teria ocorrido, uma cruz de dez metros foi erguida.

Oração a Santo Adalberto de Praga

Ó glorioso Santo Adalberto, padroeiro da Boêmia, Polônia, Hungria e Prússia, que em vida corajosamente proclamou Cristo como Deus na Terra; Rogai por nós! Oremos por intercessão de Santo Adalberto, verdadeira e fiel testemunha de Jesus Cristo, para que interceda por nós junto a Cristo nosso senhor.

Ó Deus, Tu reforçou as nações para que professam Teu Nome através da instrução e martírio de Santo Adalberto, nós vos suplicamos, tende piedade de nós. Adalberto, aquele que anunciou a fé de nossos ancestrais, intercedais agora por nós no Céu. Ó Glorioso Santo Adalberto, honrado pela Virgem Maria, a portadora de Deus, que possamos aprender através de seu ensinamento e exemplo.

Que esta oração por nós ora oferecida, a vossa Divina Majestade e memória; em sua honra, nosso querido Santo Adalberto, nos ajude a ter a força moral necessária para professar a nossa fé com coragem. Que possamos através de Cristo prosseguir no caminho, sem desvios, à nossa recompensa eterna. Nós vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Que assim seja!

Nenhum comentário: