Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

São Jerônimo - Xangô - 30 de setembro



São Jerônimo nasceu em Strídon, cerca de 347 e fez sua passagem em Belém, no dia 30 de setembro de 419. Seu nome completo era Eusebius Sophronius Hieronymus, ele é conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores e patrono das Secretárias, por este motivo ambas estas classes comemoram seu dia em 30 de setembro. Na Umbanda é sincretizado com Xangô, Orixá da Justiça.

A "Vulgata", edição da bíblia feita por São Jerônimo é o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja e doutor da mesma. Jerônimo nasceu em Strídon, fronteira entre a Panónia e a Dalmácia e por este motivo também é chamado de Jerônimo de Strídon, desencarnou perto de Belém, na cela em que morava, próxima a gruta da Natividade. A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do Cristianismo a religião oficial do Império Romano (391).

Xangô é sincretizado com São Jerônimo, São Pedro e São João Batista. Seu poder se manifesta na pedreira, é o Senhor da justiça. Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os punem quando as cometem, bem como, a Estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si o poder equilibrador do Universo.

Leia mais em: http://floresemcasa.blogspot.com.br/2011/09/xango-postagem-700.html

2 comentários:

Dhouglas Carvalho disse...

Eu achei que São João Batista era Xângo na Umbanda.

Ronald Stresser disse...

Está certo Dhouglas! São João Batista e São Pedro também encontram sincrestimo com Xangô.

Kaô-Ô-Cabecile Obá!

http://www.ruadasflores.com/xango/

Boas Festas e Axé!