Translate

terça-feira, 29 de setembro de 2009

São Miguel Arcanjo ☧ 29 de Setembro



Miguel (em hebraico: מִיכָאֵל, Micha'el or Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhaíl; em latim: Michael or Míchaël; em árabe: میکائیل, Mikā'īl) é o Arcanjo líder dos Exércitos Celestiais

É um dos três anjos mencionados por nome na Bíblia, juntamente com Rafael e Gabriel.

Referências na Bíblia:

"O Príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias, mas Miguel, um dos primeiros príncipes, veio em meu auxílio" - Daniel 10:13

"Ninguém me presta auxílio para estas coisas senão Miguel, vosso Príncipe." - Daniel 10:21

"Nesse tempo levantar-se-á Miguel, o grande Príncipe, que se conserva junto dos filhos do teu povo. Será um tempo de tal angústia qual jamais terá havido até aquele tempo, desde que as nações existem. Mas nesse tempo o teu povo escapará, isto é, todos os que se encontrarem inscritos no Livro." - Daniel 12:1

"E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: O Senhor te repreenda!" - Judas 9

"Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu." - Revelação 12:7

No livro de Enoque Miguel (dos apócrifos) é designado como o príncipe de Israel. No livro dos Jubileus, ele é retratado como o anjo que instruiu Moisés na Torá. Nos Manuscritos do Mar Morto é retratado lutando contra Beliel.

A vitória de São Miguel sobre o demónio, escultura por Sir Jacob Epstein perto da entrada da Catedral de Coventry, no Reino Unido. Miguel, o Arcanjo, é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica. É o anjo do arrependimento e da justiça. É comemorado pela Igreja Católica sob o nome de São Miguel Arcanjo em 29 de setembro.

O Catolicismo mantém uma considerável devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente demonstrada nas situações em que são efetuados pedidos de livramento dos seus fiéis contra ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. Acredita ainda que, durante as orações, e quando o nome do arcanjo é invocado, este defenderá os crentes, com o grande poder que Deus lhe concedeu, protegendo-os contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.


Seria o Arcanjo Miguel o próprio Senhor Jesus?

O arcanjo Miguel representado numa moeda bizantina. Ao contrário das posições acima referidas, algumas denominações religiosas, que também se intitulam cristãs, identificam Miguel como sendo o próprio Jesus Cristo ou como uma representação dele.

Segundo os textos bíblicos, Miguel e seus anjos batalharam contra o dragão e seus anjos. (Revelação ou Apocalipse 12:7), de modo que Miguel é descrito ali como o líder de um exército de anjos fiéis. O mesmo livro também se refere a Jesus como líder de um exército de anjos fiéis, no capítulo 19, versículos 14 a 16, sendo que o apóstolo Paulo menciona especificamente o "Senhor Jesus" e os "seus anjos poderosos" (2 Tessalonicenses 1:7), pelo que é possível concluir que, na Bíblia, existem referências tanto de Miguel e "seus anjos" como de Jesus e "seus anjos". (Mateus 13:41; 16:27; 24:31; 1 Pedro 3:22)

Histórica e cronologicamente falando, as teses interpretativas dos textos bíblicos mencionadas pelos que defendem que Miguel é um outro nome de Jesus, remontam ao Século IV quando foram propostas e defendidas, quase com as mesmas argumentações, na exposição cristológica de alguns discípulos e adeptos do presbítero alexandrino Ário.

Quando Miguel se levantar, viverão os que estiverem com o nome no livro da vida (Dn. 12,1). Na volta de Cristo ocorrerá o mesmo (Ap. 3,5). Contudo o "livro da vida" referido em Ap. 3,5 não é o "Livro" aduzido em Dn. 12,1. O "livro da vida" é aquele onde está inscrita o que cada ser humano fez realidade só conhecida por Deus; o "Livro" é aquele onde está inserido o nome daqueles que Deus chamou à comunhão eterna consigo.

Miguel é chamado de “o Grande Príncipe” que está “a favor dos filhos do teu povo” (Dn. 12,1). Deus elevou Jesus “a Príncipe e Salvador”, para estar a favor dos Seus filhos, dando “o arrependimento e a remissão dos pecados.” (At. 5,31)

“Miguel, vosso Príncipe”, “se levanta a favor dos filhos do teu povo” (Dn. 10,21; 12,1). Cristo, “o príncipe da salvação deles” (Hb. 2,10), “o príncipe do teu povo” (At. 23,5).

O chefe dos exercitos celestes, identificado com Miguel pelas Testemunhas de Jeová, recebe adoração (Js. 5,14). Adoração só a Deus pertence (Mt. 4,10). (Só a tradução dos Testemunhas de Jeová omite a palavra adorar)

E em 1Ts. 4,16 se lê: “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com a voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (Só em algumas traduções)

Existem denominações cristãs trinitárias, que apresentam várias razões que identificam o arcanjo Miguel como sendo o próprio Jesus Cristo. Entretanto, identificar Miguel com Jesus é um objetivo meramente informativo, pois esse assunto não é considerado uma doutrina, nem tampouco é de grande importância para a salvação/evolução do indivíduo.

Oração:

"Glorioso Príncipe do Céu, protetor das almas, eu vos chamo e invoco para que me livreis de toda adversidade e tentação, fazendo-me evoluir e levando-me no caminho escolhido por Deus. São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, cobri-nos com Vosso Escudo contra os embustes e ciladas dos inimigos e do maligno; subjugue-os Deus, instantaneamente, vos pedimos. E Vós, Príncipe da Milícia Celeste, libertai-nos do mal, da ignorância e das trevas que andam pelo mundo. Assim seja!"

"São Miguel à frente para me defender;
São Miguel atrás para me proteger;
São Miguel à direita e à esquerda para me acompanhar;
São Miguel acima para me iluminar;
São Miguel abaixo para me sustentar;
São Miguel São Miguel São Miguel;
Eu Sou o seu amor que me protege aqui;
Eu Sou!"


Saravá Arcanjo Miguel!

Dos sete poderosos Arcanjos, Mensageiros de Deus, o Arcanjo Miguel - o Senhor dos Anjos – é o mais conhecido. Ele é o Arcanjo Miguel da fé, da proteção e da libertação do mal. Está na Terra desde a sua formação e desde os Planos Sutis, presta inestimáveis serviços à humanidade, mantendo incansavelmente a iluminação da Força da Fé Iluminada. Os apelos infindáveis que lhe têm sido dirigidos pelos seres humanos, e as Suas prontas respostas, contribuíram para que Ele se aproximasse mais da Terra.

O Príncipe Miguel ouve as súplicas das criaturas que se queixam de suas dores tanto morais, quanto físicas. Bem no início, quando os homens encarnaram aqui, Ele resolveu vir, espontaneamente, e ser o guardião da fé. Acompanhado de Suas Cortes Celestiais desceu à Terra, a fim de atender a todos aqueles que desejassem o Seu auxílio.

Do Templo etérico do Arcanjo Miguel saem, incessantemente, os auxiliares e mensageiros da proteção, misericórdia, absolvição e auxílio. O Raio do Absoluto (da fé inabalável em Deus) transpassa incessantemente os planos mental, sentimental, etérico e físico do planeta, bem como os reinos em evolução.

Bem-Amado Arcanjo Miguel, nós agradecemos a Fé que, a cada momento, imprimis em nossos corações. A Fé que remove montanhas, a Fé consciente, a Fé necessária para que entreguemos a Oxalá o leme das nossas vidas. Apelamos, Bem-Amado Miguel, para que poderosa energia da Fé encontre terreno propício em nosso ser de forma realizar todas as mudanças necessárias, removendo de nossos corpos as densidades que nos aprisionam e reduzem a nossa gama vibratória, afastando dos nossos caminhos, todas as barreiras e impedimentos, todos os grilhões e amarras que possam retardar a realização do nosso Plano Divino e a abundância de todo o bem em nossas vidas.

Firmai o nosso propósito para que a energia da Fé, conduzida pelo nosso Cristo interno, interpenetre os nossos caminhos, operando o milagre da transformação em nosso ser e em nosso mundo. Com o coração repleto de Fé no Poder do Pai que nos habita, decretamos, em seu nome, a superação de todos os nossos problemas e observamos confiantes o fim de nossas dificuldades. Assim É, em Nome de Zambi e Oxalá!

Saravá pai Oxalá e pai Ogum! Salve O Arcanjo Miguel, Saravá Vovô Miguel! Axé!

Fonte: Glossario Esotérico - Haja Luz, Ponte para a Liberdade - A Hierarquia dos Iluminados - Livro dos Apelos - Tola Gynska - Orações do Povo de Deus - Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_(arcanjo)

Nenhum comentário: