Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 31 de maio de 2011

31 de maio :: Proserpina




O rapto de Proserpina, de Luca Giordano - circa 1684-1686
Proserpina - ou Prosérpina, correspondente na Grécia a Perséfone - é uma Deusa do panteão da mitologia greco-romana, segundo a qual era filha de Júpiter com Ceres, uma das mais belas deusas da Roma antiga. 

Conta a lenda que enquanto Proserpina colhia flores, foi raptada por Plutão, que a tomou como sua esposa.

Sua mãe, Ceres, desesperada com o desaparecimento da filha, caiu numa fúria terrível, destruindo as colheitas e as terras. Ela devolveu a vida às plantas somente após um pedido direto de Júpiter, exigindo, no entanto, que Plutão lhe devolvesse a filha. Como, por um ardil deste último, Proserpina havia comido um bago de romã, não poderia abandonar o submundo de forma definitiva.


Acabou por se encontrar uma solução do agrado de todos: Proserpina passaria metade do ano debaixo da terra, no submundo, na companhia do marido - corresponde na época, ao Inverno, quando Ceres, desolada, descuida a Natureza, deixando morrer as plantas - e a outra metade do ano a superfície, na companhia da mãe - corresponde ao Verão, quando a Natureza renasce, fruto da alegria de Ceres.

Os romanos antigos dedicavam um festival, realizado no dia 31 de maio, à Proserpina. Existem algumas inscrições que relacionam essa deusa romana com a deusa lusitana Atégina. Ao lado do mito de Rômulo e Remo, supostamente fundadores da cidade de Roma, o rapto de Proserpina é uma das lendas mais conhecidas e famosas da mitologia romana.

fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre - ENGLISH VERSION

Nenhum comentário: