Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 11 de novembro de 2018

São Menas ✝︎ 11 de Novembro

✝︎ São Menas, Rogai Por Nós ✝︎

Jesus prometeu para todos nós: 

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai." 
(João 14:12)

São Menas (285/c.309) - também chamado de São Minas, Mina, Mena ou Mennas -, taumaturgo e mártir, foi um dos mais famosos santos egípcios, tanto no oriente quanto no ocidente, principalmente por conta dos milagres que são atribuídos à sua intercessão e às suas preces. 

Embora São Menas seja reconhecido como um santo menor na Igreja Ortodoxa e nas igrejas ocidentais, é considerado provável por muitos historiadores que ele seja celebrado nestas igrejas sob o nome de São Cristóvão - "Portador de Cristo" -, uma vez que uma das lendas associadas à Menas mostra-o, como Cristóvão, carregando o menino Jesus.

Vida e Martírio de São Menas


Após passar cinco anos como eremita, Menas recebeu uma visão que lhe mostrou anjos coroando os mártires com coroas de glória e desejou se juntar a eles. Pensando sobre o tema, ele ouviu uma voz que lhe disse: "Abençoado seja, Menas, pois fostes chamado para a vida piedosa desde a infância. Tu receberás as três coroas imortais; uma por teu celibato, outra por teu ascetismo e uma terceira por seu martírio." 

Menas em seguida correu até o governador e declarou a sua fé no cristianismo. Ele sofreu inúmeras torturas e sofrimentos, mas suportou-as com abnegação, o que terminou por atrair muitos pagãos não somente à fé cristã, mas também para o martírio.

Os soldados que executaram Menas atearam fogo ao seu corpo por três dias, mas não conseguiram macular o corpo. A irmã de Menas então subornou os soldados e conseguiu levá-lo embora. Ela embarcou num navio em direção a Alexandria, onde depositou o corpo numa igreja.

Santo

Quando a perseguição aos cristãos terminou, durante o papado de Atanásio de Alexandria, um anjo apareceu ao papa e ordenou-lhe que carregasse o corpo de Menas num Camelo e fosse até o Deserto Ocidental. Em um certo ponto do caminho, junto a um poço no fim do Lago Mariout, perto de Alexandria, o camelo parou e ninguém foi capaz de movê-lo. Isto foi tomado como um sinal de Deus e o corpo de Menas foi enterrado ali.

Tão logo o papa Cirilo VI de Alexandria se tornou papa e patriarca no Trono de São Marcos em 1959, ele iniciou as obras de um grande mosteiro nas redondezas da antiga cidade. Hoje, o Mosteiro de São Menas é um dos mais famosos mosteiros do Egito. As relíquias de São Menas, assim como as do papa, estão ali. A Catedral de São Menas foi destruída durante as invasões árabes do século VIII.

Menas é por vezes chamado de "Menas, o Soldado" e é venerado como um santo militar. Ele também é padroeiro das pessoas acusadas falsamente e dos caixeiros-viajantes

Oração de São Menas por uma pessoa doente


"Ó Deus Pai Todo Poderoso, curador de todas as alma e de todos os corpos, que põe para baixo e levanta, que castiga e cura, pela intercessão de seu servo, nosso amado São Menas, vos pedimos que em sua eterna misericórdia visite agora nosso irmão (ou irmã) que está doente.

Estende a ele/ela, seu braço que está cheio de cura e saúde, para levantá-lo(a) desta cama em que se encontra e cura esta doença. Afasta o espírito da doença e de toda enfermidade, dor e febre desta pessoa.

E, se ele (ou ela) houver cometido pecados ou transgredido a Lei Divina, conceda-lhe a remissão e o perdão, pelo Seu amor pela humanidade.

Amém!"
____
Fonte: Com informações da Wikipédia; "São Menas" e oração do folclore da Igreja Ortodoxa Copta - Imagem:     /Igreja Ortodoxa/Reprodução

Nenhum comentário: