Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

"Patacori Ogum!": qual o significado da saudação a Ogum?


A saudação mais popular ao orixá Ogum é Ogum Ye (ou Ogunhê ou Ogum Iê). Mas com certeza você também já ouviu a saudação "Patacori Ogum" e talvez tenha ficado se perguntando o que quer dizer... bem, vamos lá:
  • Patacori (ou Patakori) é apenas uma palavra de todo o trecho laudatório, ao orixá Ogum

A saudação completa, em Yorubá, é essa:
  • Patakorí, Ogum! (Patacori, Ogum!) 

Etimologia:
  • pataki = “principal, importante, supremo”
  • ori = “cabeça, coroa” 

Então, “Patacori Ogum” quer dizer “Ogum supremo, principal Orixá de nossa cabeça” ou “Salve Ogum o principal da cabeça” ou “o Cabeça Principal”!

No sincretismo religioso, Ogum é identificado com São Jorge da Capadócia...
 
Quer conhecer a história da vida e martírio de São Jorge? Clique aqui...






4 comentários:

Unknown disse...

Pàtàkòrí, s. pessoa importante.
Pàtàkì, adj. Importante.
Interpretação: Ògún é importante! Deidade importante! Principalmente se for levado em conta a mitologia e uma das narrativas que o apontam como o primogênito de Odudwa.

Ogum disse...

Meu Pai Ogum, meu Orixá Protetor, me proteja de dia e de noite de todas as demandas e de todos meus inimigos, carnais e espirituais. Elimine tudo de ruim que possa atrapalhar ou ameaçar a minha vida ou das pessoas que amo, corte todas as energias que me impedem de caminhar, abre meus caminhos tirando de perto de mim a inveja e a falsidade, que nenhum pensamento lançado contra mim possa me atingir. Que assim seja! Patacori Ogunhê!

Unknown disse...

e o Jesse Jesse ?
que antecede a saudação

Anônimo disse...

Na Umbanda desconheço a saudação: "Jesse, Jesse".
É apenas Saravá Ogum! Ogunhê! e, ou Patacori Ogum, Ogunhê!
Axé!