Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Oração a Santo Amaro




"Nós Vos suplicamos Senhor, que a intercessão do bem-aventurado Santo Amaro, abade, nos faça agradáveis a Vossa Divina Majestade, para que, por suas rogativas, alcancemos o que não podemos por nossos merecimentos.

Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Que assim seja!"

Santo Amaro é um santo cristão de origem lendária, habitante da terra de "Alia", cuja vida lendária era de conhecimento generalizado na Península Ibérica do final da Idade Média e do Século de Ouro. 

Apresentando-se como um verdadeiro compêndio de várias correntes religiosas, literárias e até folclóricas do medievo, representando uma ligação entre a hagiografia e a literatura. É possível que em algum tempo tenha existido um santo varão, origem histórica de Santo Amaro, o qual teria inspirado um sem fim de aportações fictícias e até inverosímeis à sua vida, embora tal nunca tenha sido descoberto. O que ficou foi um relato multicolorido, que talvez tenha sido em algum momento um breve exemplum ou lenda folclórica, como continua sendo em algumas partes da Galiza, o qual terá sofrido um processo evolutivo, em que tomou parte a criatividade artística individual. 

As visões de além-túmulo e as viagens ao outro mundo, o sermão didático, a himnodia, o culto mariano e tantos outros elementos, todos enquadrados no contexto da típica vida, fundem-se na criação de "Amaro".

Prece 

"Âmago Redentor de Glórias! Santo Amaro da promessa divina! Edifica a paz do nosso sono Sagrado… Com a ternura da santíssima trindade… Com a proteção da vossa irmandade! No cumprimento da nossa missão nesta vida!

Glória ao Pai e ao Filho! Glória a Deus e as energias especiais! Oh! Santo Amaro da pura misericórdia! Ilumina a nossa fé em nome desta oração… Nesta hora bendita da fortaleza segura… Com a esperança santa da mão que cura…

Oh! Santo Amaro do manto sagrado! Da voz que inspira as luzes do Oriente! Purifica a libertação dos nossos pecados… Na comunhão dos valores santos e sublimes… Com os auspícios divinos desse santo poder! E com a paciência augusta de sempre viver!

Amém!"

Poderosa Oração a Santo Amaro

"Ò Santo Amaro, fiel filho de São Bento, servo de nosso senhor Jesus Cristo, que pela virtude da obediência andastes sobre a água e não afundastes, que pela fé na Cruz de Cristo, e por tua ardente caridade, curastes cegos, aleijados, mudos e todos os que a vós recorriam saíam aliviados de seus fardos.

Hoje, recorro a vós, Santo Amaro, e assim como São Plácido, em apuros, se afogando no lago, peço-vos socorro.

Assim como São Plácido, agarrai-me pelos cabelos e colocai-me num lugar seguro, que meus pensamentos, palavras e atos andem sempre pelas margens tranquilas e seguras da vontade e da graça de deus.

Esteja ao meu lado, Santo Amaro, e com o poder do Sinal da Cruz afastai de mim todos os males (Faça o sinal da Cruz) do corpo e da alma, toda inveja ou maus pensamentos, todas as armadilhas dos inimigos visíveis e invisíveis, sejam destruídas pelo poder do sinal da nossa redenção (faça o Sinal da Cruz), se há alguma enfermidade que ela se acabe pelo poder do sinal de Cristo (faça o Sinal da Cruz), pois por este sinal fizestes milagres outrora, ó Santo Amaro, e, hoje, continuais a fazer a todos que em vós se confiam e se valem de vossa intercessão.

Pela intercessão de Santo Amaro, livre-nos Deus de todos os males da alma e do corpo.

Amém."

Nenhum comentário: