Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 30 de maio de 2017

Orações à Santa Sarah Kali

No mês maio comemoramos o dia de Santa Sarah Kali (ou Sara Cali), a santa protetora do povo cigano e provedora de sorte, amor, saúde, fartura e vida longa. O que poucos sabem e que Santa Sara é também protetora tanto das mulheres grávidas quanto daquelas que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.  Santa Sarah Kali, é a cigana escrava que venceu os mares com sua fé. Conta a lenda que as três Marias: Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, junto com José de Arimatéia, Trofino e Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem previsões.  Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Até então, Sara retira seu diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem, ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.     Milagrosamente, a barca sem rumo, atravessou o Mar Mediterrâneo e aportou com todos a salvo em Petit-Rhône, hoje a região de Saintes-Maries-de-La-Mer, no Sul da França. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.   O dia da celebração da Festa de Santa Sarah é 24 e 25 de maio (Celebração da Festa e Vigília).
Sarah, Sara, Sara! Oh Santa Sarah, rogai por nós que recorremos a vós

No mês maio comemoramos o dia de Santa Sarah Kali (ou Sara Cali), a santa protetora do povo cigano e provedora de sorte, amor, saúde, fartura e vida longa. O que poucos sabem e que Santa Sara é também protetora tanto das mulheres grávidas quanto daquelas que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.

Santa Sarah Kali, é a cigana escrava que venceu os mares com sua fé. Conta a lenda que as três Marias: Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, junto com José de Arimatéia, Trofino e Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem previsões.

Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Até então, Sara retira seu diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem, ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. 

Oração à Santa Sarah   "Sarah! Sarah! Sarah!  Fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonada.  Pedi para que nada nos abandone… teus milagres no mar se sucederam e como santa se tornaste à beira do mar chegaste e os ciganos te acolheram.  Sarah, rainha, mãe dos ciganos, ajudai-te e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas.   Sarah, mãe dos aflitos a ti imploro proteção para o meu corpo luz, para meus olhos enxergar até no escuro. Pedi forças para meus olhos, vidência, luz para o meu próprio espírito e amor para todos os meus irmãos, brancos, negros, mulatos, enfim à todos que me cercar e a todos que me desejam mal. Tú com as águas me fará vencer. (tomar 3 goles d’água).  Sarah! Sarah! Sarah!   Não sentirei dores, nem temores e continuarei caminhando sem parar, assim como as caravanas passam no meu interior, tudo passará e a união comigo ficará e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro aos pés de Maria Santíssima.   Tu Sarah, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as alguras que a Terra nos oferece.  Sarah! Sarah! Sarah!   Não sentirei dores, nem tremores, espíritos perdidos não me encontram e assim como conseguistes o milagre do mar, da alegria e felicidade, teu ensinamento deixará.   Amai-vos Sarah, para que possa ajudar a todos que me procuram, ajudados pelos poderes dos não irmãos ciganos. Serei alegre e compreensiva com todos que me cercam. Corre no céu, corre na terra, corre no mundo e Sarah, Sarah, Sarah, estará sempre na minha frente.   Assim como os ciganos pedem, Sarah, fique sempre à minha frente, Sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito e assim dizemos: somos protegidos pelos ciganos e pela Sarah que nos ensinará a caminhar e perdoar”.

Milagrosamente, a barca sem rumo, atravessou o Mar Mediterrâneo e aportou com todos a salvo em Petit-Rhône, hoje a região de Saintes-Maries-de-La-Mer, no Sul da França. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. 

O dia da celebração da Festa de Santa Sarah é 24 e 25 de maio (Celebração da Festa e Vigília).

O Dia de Santa Sara é comemorado e reverenciado através de uma longa noite de vigília e oração pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de luzes azuis, flores e vestes coloridas, muita música e muita dança. Cujo simbolismo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e do eterno "retorno dos tempos".

As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus.E algumas lendas dizem que ela era filha de Jesus e Maria Madalena.

O dia da celebração da Festa de Santa Sarah é 24 e 25 de maio (Celebração da Festa e Vigília).  O Dia de Santa Sara é comemorado e reverenciado através de uma longa noite de vigília e oração pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de luzes azuis, flores e vestes coloridas, muita música e muita dança. Cujo simbolismo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e do eterno "retorno dos tempos".  As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus.E algumas lendas dizem que ela era filha de Jesus e Maria Madalena.    Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos). O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”.   Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua indiana sânscrito, por sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.  A imagem de Santa Sara fica na cripta da Igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos. Foi canonizada 1712.  Optcha!

Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos). O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. 

Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua indiana sânscrito, por sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.

A imagem de Santa Sara fica na cripta da Igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos. Foi canonizada 1712.

Optcha!

Oração à Santa Sarah


"Sarah! Sarah! Sarah!

Fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonada. 
Pedi para que nada nos abandone… teus milagres no mar se sucederam e como santa se tornaste à beira do mar chegaste e os ciganos te acolheram.

Sarah, rainha, mãe dos ciganos, ajudai-te e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas. 

Sarah, mãe dos aflitos a ti imploro proteção para o meu corpo luz, para meus olhos enxergar até no escuro. Pedi forças para meus olhos, vidência, luz para o meu próprio espírito e amor para todos os meus irmãos, brancos, negros, mulatos, enfim à todos que me cercar e a todos que me desejam mal. Tú com as águas me fará vencer. (tomar 3 goles d’água).

Sarah! Sarah! Sarah! 

Não sentirei dores, nem temores e continuarei caminhando sem parar, assim como as caravanas passam no meu interior, tudo passará e a união comigo ficará e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro aos pés de Maria Santíssima. 

Tu Sarah, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as alguras que a Terra nos oferece.

Sarah! Sarah! Sarah! 

Não sentirei dores, nem tremores, espíritos perdidos não me encontram e assim como conseguistes o milagre do mar, da alegria e felicidade, teu ensinamento deixará. 

Amai-vos Sarah, para que possa ajudar a todos que me procuram, ajudados pelos poderes dos não irmãos ciganos. Serei alegre e compreensiva com todos que me cercam. Corre no céu, corre na terra, corre no mundo e Sarah, Sarah, Sarah, estará sempre na minha frente. 

Assim como os ciganos pedem, Sarah, fique sempre à minha frente, Sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito e assim dizemos: somos protegidos pelos ciganos e pela Sarah que nos ensinará a caminhar e perdoar”. 

Rezar 3 Ave Maria para: 1) Santa Sarah; 2) Povo Cigano e 3) Você

Oração II

"Tu que és a única Santa cigana no mundo. 
Tu que sofreste todas as formas de humilhação e preconceito. 
Tu que fostes jogada no mar, para que morreste de sede e de fome. 
Tu sabes Santa Sara, o que é a mágoa e a dor no coração. 
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem. 
Que Tu sejas minha advogada diante de Deus. 
Que tu me conceda sorte e saúde! 

Que assim seja!"

Oração à santa Sarah para fazer pedidos


"Amada Santa Sarah! 

No silêncio da minha alma, dirijo-me a vós e peço com todo amor que perdoe e mim e aos meus semelhantes que por ventura tenham me causado mal, proposital ou não. Eu os perdôo também, pois sei que é única e verdadeira Rainha Cigana, que abençoa e ampara a todos, sendo cigano ou não, pois sei que tens muita Luz para entender a pequenez humana, e sei que sabe que não somos propriedade de ninguém, inclusive de etnias, sendo um Espírito de muita Luz, indo além disso tudo! 

Qualquer ser humano que se dirija a vós, será abençoado e amparado por vossa luz. 

Santa Sarah nos ampare, abra nossos caminhos espirituais, para que não sejamos vítimas das injustiças e da malidicências. E que não tenhamos inimigos, pois todos nós somo irmãos! E que eu pratique a Luz, a devoção a vós, e que nunca aja de forma cruel com meus semelhantes, e que eles não se tornem cruéis, incluindo os que professam a vossa devoção! 

Pela alegria dos Ventos, da Lua Cheia, do Sol que nos ampara, através do Fogo Divino, pelas Águas Abençoadas que nos fornece a vida e o alimento pela terra que piso com orgulho de ser sua devota(o).

Recorro a vós pedindo: paz, Luz, sorte, saúde, proteção para mim e minha família. Agradeço-te também pela energia de Luz que recebo nesse momento em que eu oro e recebo vossa Luz que necessito (fazer pedidos). Pelas fitas coloridas, pelas rendas, pelas músicas alegres do povo cigano, dedico essa prece para todos os povos e criaturas da natureza. 

Que assim seja, por todo o  sempre!"





sexta-feira, 26 de maio de 2017

Êxodo: Exército egípcio encontrado no fundo do Mar Vermelho


Foram encontrados no fundo do Mar Vermelho uma grande quantidade de ossos humanos datados do século 14 antes de Cristo.

A descoberta foi feita por arqueólogos quando buscavam artefatos antigos da Idade do Bronze, quando se depararam com mais de 400 esqueletos diferentes, juntamente com armaduras, armas e dois carros de guerra.

No local, não foram encontrados vestígios de embarcações naufragadas, o que levou a equipe deduzir que foram mortos em terra seca, pois os corpos estavam presos em grande quantidade de argila e rocha, como se tivessem sido mortos por um maremoto ou deslizamento de terra.

Milhares de esqueletos



Estima-se que cerca de 5000 mil outros esqueletos de soldados estão dispersos em outras áreas.


Pesquisadores sobre essa descoberta acreditam que esses soldados não são outros senão o exército egípcio que sucumbiu diante de Moisés e do povo de Israel durante a travessia do mar vermelho.

Mais pesquisas serão feitas no local para a recuperação de mais vestígios que provam para muitos historiadores que não acreditam, que a travessia em terra seca no mar vermelho pelo povo de Israel de fato aconteceu. 

Veracidade questionada

As notícias sobre a descoberta não citam fontes, artigos científicos ou nomes de pesquisadores... Fato é que a notícia está sendo espalhada na rede (hoax) e existe, dentre outras, muitas fotos e vídeos sobre o assunto por aí. Em uma rápida pesquisa na internet podemos encontrar bastante material sobre o assunto, especialmente em inglês. Será a ciência comprovando a fé?






terça-feira, 23 de maio de 2017

São João Batista de Rossi (História e Orações)

23 de maio – São João Batista de Rossi

texto do Professor Felipe Aquino (adaptado por Ronald Sanson)


"João Batista de Rossi representa o triunfo da vontade sobre a fragilidade física, do generoso empenho apostólico sobre os obstáculos da doença. Atingido pela epilepsia e por uma doença nos olhos, multiplicou o trabalho quotidiano para beneficiar os pobres da cidade de Roma e dos internados nos albergues.   Nasceu em Voltaggio, província de Gênova a 22 de fevereiro de 1698, mas aos 13 anos se estabeleceu definitivamente em Roma, com um primo padre, cônego de santa Maria em Cosmedin, para poder frequentar o liceu clássico com os jesuítas do Colégio Romano.   Em 1714, se encaminhou às ordens sagradas, recebendo a tonsura e completando os estudos teológicos em Minerva junto com os dominicanos. Ordenado sacerdote a 8 de março de 1721, não havia aguardado esta oportunidade para dar início ao seu intenso apostolado. Nos anos precedentes havia dirigido vários grupos de estudantes. Por causa desta experiência pôde criar a Pia União de Sacerdotes Seculares, anexa ao albergue de santa Galla, por ele dirigido e que por dois séculos, até 1935, iria agrupar os mais belos nomes do clero romano, tendo alguns deles subido as honras dos altares.  Além do albergue de santa Galla (que tinha sido fundado por Marcos Antônio Anastácio Odescalchi, primo de Inocêncio XI) e destinado só a homens, quis ampliar o raio de seu apostolado, fundando o albergue para as mulheres, dedicado a são Luís Gonzaga, seu santo predileto. Orientado pelo seu confessor, o servo de Deus Francisco Maria Galluzzi, não obstante a precária saúde, redobrou a sua atividade. Parecia onipresente, pois estava em todos os lugares onde precisavam de conforto, instrução, socorro, em qualquer hora do dia ou da noite. Não era raro vê-lo nas praças de Roma improvisando um sermão para os desocupados e a tarde quando o povo voltava do trabalho.  A simpatia que ganhava do povo humilde dos subúrbios atraía ao seu confessionário longas filas de penitentes. Era um mestre de espiritualidade e onde quer que pusesse a mão uma iniciativa, imprimia um ritmo de santo fervor. Eleito cônego de santa Maria em Cosmedin, foi dispensado da obrigação de coro para poder dedicar-se com maior liberdade à suas tarefas apostólicas. Nos últimos meses de vida a recrudescência do mal submeteu-o a um verdadeiro calvário.   Sua alma subiu aos Céus em 23 de maio de 1764 e foi beatificado por Pio IX, que tinha sido seu sucessor na Pio União dos Sacerdotes Seculares de santa Galla. Leão XIII o canonizou a 8 de dezembro de 1881.  Outros Santos do mesmo dia: Santos Desidério, Santo Guiberto, São Leôncio de Rostov, São Ivo de Chartres, Santa Eufrosina de Polotsk, São Guilherme de Rochester, Beato Gerardo de Villamagna, Beato Bartolomeu de Montepulciano e Beato José Kurzawa e Vicente Matuszewski."


"João Batista de Rossi representa o triunfo da vontade sobre a fragilidade física, do generoso empenho apostólico sobre os obstáculos da doença. Atingido pela epilepsia e por uma doença nos olhos, multiplicou o trabalho quotidiano para beneficiar os pobres da cidade de Roma e dos internados nos albergues. 

Nasceu em Voltaggio, província de Gênova a 22 de fevereiro de 1698, mas aos 13 anos se estabeleceu definitivamente em Roma, com um primo padre, cônego de santa Maria em Cosmedin, para poder frequentar o liceu clássico com os jesuítas do Colégio Romano. 

Em 1714, se encaminhou às ordens sagradas, recebendo a tonsura e completando os estudos teológicos em Minerva junto com os dominicanos. Ordenado sacerdote a 8 de março de 1721, não havia aguardado esta oportunidade para dar início ao seu intenso apostolado. Nos anos precedentes havia dirigido vários grupos de estudantes. Por causa desta experiência pôde criar a Pia União de Sacerdotes Seculares, anexa ao albergue de santa Galla, por ele dirigido e que por dois séculos, até 1935, iria agrupar os mais belos nomes do clero romano, tendo alguns deles subido as honras dos altares.

Além do albergue de santa Galla (que tinha sido fundado por Marcos Antônio Anastácio Odescalchi, primo de Inocêncio XI) e destinado só a homens, quis ampliar o raio de seu apostolado, fundando o albergue para as mulheres, dedicado a são Luís Gonzaga, seu santo predileto. Orientado pelo seu confessor, o servo de Deus Francisco Maria Galluzzi, não obstante a precária saúde, redobrou a sua atividade. Parecia onipresente, pois estava em todos os lugares onde precisavam de conforto, instrução, socorro, em qualquer hora do dia ou da noite. Não era raro vê-lo nas praças de Roma improvisando um sermão para os desocupados e a tarde quando o povo voltava do trabalho.

A simpatia que ganhava do povo humilde dos subúrbios atraía ao seu confessionário longas filas de penitentes. Era um mestre de espiritualidade e onde quer que pusesse a mão uma iniciativa, imprimia um ritmo de santo fervor. Eleito cônego de santa Maria em Cosmedin, foi dispensado da obrigação de coro para poder dedicar-se com maior liberdade à suas tarefas apostólicas. Nos últimos meses de vida a recrudescência do mal submeteu-o a um verdadeiro calvário. 

Sua alma subiu aos Céus em 23 de maio de 1764 e foi beatificado por Pio IX, que tinha sido seu sucessor na Pio União dos Sacerdotes Seculares de santa Galla. Leão XIII o canonizou a 8 de dezembro de 1881.

Outros Santos do mesmo dia: Santos Desidério, Santo Guiberto, São Leôncio de Rostov, São Ivo de Chartres, Santa Eufrosina de Polotsk, São Guilherme de Rochester, Beato Gerardo de Villamagna, Beato Bartolomeu de Montepulciano e Beato José Kurzawa e Vicente Matuszewski."


Oração a São João Batista de Rossi


'São João Batista de Rossi que fostes chamado a tão sublime missão do sacerdócio e que tivestes a graça de servir a Deus nos irmãos mais abandonados, obtende de Deus a nosso favor, esse amor, essa fortaleza de espírito, esta perseverança principalmente aos futuros sacerdotes e a todo o clero para que apenas a presença de cada um deles possa ser o primeiro passo para a conversão dos povos. Amém!'

Pedir uma graça, pela intercessão de São João Batista de Rossi

'Senhor, pela intercessão de São João Batista de Rossi, Vos peço o dom da Fortaleza para que eu possa enfrentar, com Mansidão, as dificuldades diárias. Com a mesma fé de tão nobre alma, rogo-Vos pela graça de que tanto necessito. Desde já eu Vos agradeço, meu Senhor e meu Deus, pelos cuidados que tendes por mim. Amém. Maria, Socorro dos Aflitos, rogai por nós.'

Devoção: À caridade e ao sacramento da confissão

Padroeiro: Da caridade

Festa: 23 de maio

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Como será a vida após a morte?




Como saber se uma pessoa desencarnada está bem ou mal no plano espiritual?

por Hugo Lapa | Mensagem Espírita

Para responder essa pergunta é preciso esclarecer que não existe “estar bem” ou “estar mal” no plano espiritual. O estado positivo ou negativo nos planos imateriais é um reflexo da natureza de uma alma e do seu estado de elevação e libertação. No plano físico a ideia de estar bem ou estar mal faz sentido. 

Reconhecemos que estar bem é estar devidamente servido em quesitos básicos de sobrevivência, como ter estabilidade material, dinheiro, conforto, fazer o que gosta, ter saúde física e mental, ter nossas necessidades supridas e estar satisfeito com a vida que se leva. Todas essas são condições físicas que nos sustentam materialmente, nos dão conforto e estabilidade para vivermos nossa vida. No entanto, no plano incorpóreo, não existem condições externas que dão suporte ao espírito. 

Ao atravessar o limiar da vida e da morte, a alma perde todos os alicerces externos e passa a ser exatamente aquilo que ela é. Sua natureza interna aparece com toda a clareza e ela passa a manifestar aquilo que estava oculto. No plano físico existem muitas formas de uma pessoa dissimular seu interior. 

Um homem arrogante pode fingir ser humilde; um homem egoísta pode fingir ser muito caridoso e doar grandes somas em dinheiro para instituições; um homem pode fingir honestidade e ser ladrão e mentiroso; pode também fingir felicidade diante de todos, mas sentir-se profundamente infeliz. 

Podemos enganar outras pessoas quando estamos no mundo, mas jamais podemos mascarar qualquer coisa e ludibriar alguém após a morte. No plano espiritual ninguém pode dissimular nada: as almas manifestam com total limpidez aquilo que são. 



Por isso, a pergunta que se faz sobre a alma estar bem ou mal no plano espiritual não faz sentido. O espírito se encontrará bem se ele for bom, e se encontrará mal se ele for mau. Ele será luz se existir luz em si, e será escuridão caso seu interior seja obscuro. Ele estará bem se for uma alma pura, e estará em sofrimento se for uma alma atormentada. A alma expressará exatamente aquilo que ela é e o que plantou em suas múltiplas existências terrenas. 

Após a morte, a alma não pode jamais sentir-se bem se não tem esse bem dentro de si. Nos termos da Psicologia, podemos dizer que o inconsciente e o consciente passam a ser um só, não havendo mais divisão entre ambos. 

Por esse motivo, ao chegarem no plano espiritual e sentirem exatamente como são, as almas anseiam pela reencarnação para que possam se purificar e aprender. Esse inclusive é um estímulo muito importante para que a alma manifeste seu intento de retornar e refazer sua vida, para que possa se depurar e eliminar todas as impurezas do seu ser. 

Diante dessas explicações, aqueles que desejam saber como está seu ente querido ou amigo após a morte, basta que se lembrem de como ele foi em vida, que tipo de pessoa ele era e qual o grau de pureza, simplicidade e desprendimento de sua alma.

(Hugo Lapa)
Fonte: http://www.mensagemespirita.com.br/md/ad/como-saber-se-uma-pessoa-desencarnada-esta-bem-ou-mal-no-plano-espiritual

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Salmo XLVIII: "Ganho de Sabedoria e Fortalecimento Espiritual"


Orar o Salmo 48 ajuda a obter interseção divina na promoção da grandiosidade da iluminação ao se solidificar idéias, conceitos e valores. 

Isto ajuda a proceder caminhando e agindo com sabedoria, afastando a ignorância e evitando as armadilhas das trevas. 

Segundo a crença popular este salmo ajuda a proteger sua casa contra ladrões e vencer a inveja alheia. Dá forças às pessoas que estão dispostas a abandonar um relacionamento tóxico. Traz sabedoria, prudência, refina o pensamento, eleva o espírito e o moral, afasta a ignorância.

Salmo 48



1. Grande é o SENHOR e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo.

2. Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei.

3. Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio.

4. Porque eis que os reis se ajuntaram; eles passaram juntos.

5. Viram-no e ficaram maravilhados; ficaram assombrados e se apressaram em fugir.

6. Tremor ali os tomou, e dores como de mulher de parto.

7. Tu quebras as naus de Társis com um vento oriental.

8. Como o ouvimos, assim o vimos na cidade do Senhor dos Exércitos, na cidade do nosso Deus. Deus a confirmará para sempre. (Selá.)

9. Lembramo-nos, ó Deus, da tua benignidade, no meio do teu templo.

10. Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor, até aos fins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça.

11. Alegre-se o monte de Sião; alegrem-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos.

12. Rodeai Sião, e cercai-a, contai as suas torres.

13. Marcai bem os seus antemuros, considerai os seus palácios, para que o conteis à geração seguinte.

14. Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte.





 


domingo, 14 de maio de 2017

Dia das Mães: dia de saudar as Yabás


A palavra Yabá quer dizer “Mãe Rainha” e que na África era um título apenas atribuído aos Orixás Yemanjá e Oxum e que no Brasil se estendeu a todos os outros orixás femininos.  

"Senhoras misteriosas em seus fundamentos, ligadas muitas vezes as águas e fecundidade, entedê-las profundamente é como se nós quiséssemos conhecer todos os mistérios da vida e do surgimento da vida.  

Crer na força das Yabás ou nas nossas chamadas “Mães de Cabeça” é como querer estar sempre amparado pela própria mãe carnal em si.  Tal como na família material onde muitas vezes a figura da mãe tem o papel mediador entre a postura educativa e mais séria do pai para com o filho, assim são essas sagradas mãezinhas.  

Energeticamente falando, as Yabas são a metade feminina da existência; ou seja, não há procriação sem a presença do homem, muito menos da mulher.  

Trataremos abaixo das nossas Yabás cultuadas na Umbanda... 



Oxum é a senhora das águas doces, cascatas e rios, desde a sua nascente até o seu encontro com o mar.  Senhora do ouro, do mel, da beleza, da vaidade feminina,  encanto e também do jogo de Ifá (jogo de búzios).  

Ela rege também a fertilidade devido a sua ligação ao óvulo liberado em cada ciclo menstrual.  É a responsável pelas artes culinárias, a qual segundo as lendas, “dobravam” as opiniões contrárias dos seus inimigos através do estômago.  

Possui o título de Yialodê (ou “Senhora da Tribo”), ou seja, é a grande mãe que de todos toma conta, zela e protege.  Suas cores na umbanda são o amarelo, dourado ou azul claro em algumas casas.  

Seu campo de atuação é o amor, as relações humanas, a comunicação, a sensualidade pelo encanto e pela beleza.  Suas obrigações devem sempre serem feitas em ambiente limpo (Oxum detesta poeira e sujeira), gosta de doces finos e frutas das mais variadas,  principalmente as ricas em caldo e sua comida mais ofertada, sem dúvida é o omolocum.


Yemanjá é a senhora dos mares e oceanos...


Dona do Ori, rege o casamento a vida em família.  Senhora também da etiqueta social.  Yabá bastante adorada em nosso país devido a grande extensão de praias e também do mar ser para alguns a sua única fonte de sobrevivência e sustento.  Suas cores são o azul, o branco e também o prateado.  

Também gosta de espelhos tão  quanto Oxum por também estar ligada a vaidade, sendo que esta vaidade não é tão coquete e dengosa quanto a de Oxum, a vaidade de Yemanjá está mais ligada a vaidade de uma rainha soberana e poderosa, visto que, ao lado de Oxalá, também está bastante ligada a criação e na mitologia yorubá ocupar a posição de mãe de todos os Orixás – a grande Matriarca.  

É a senhora de todas as obrigações de cabeça e oboris.  Rege também a fase da gestação até o nascimento da criança.  A Yemanjá pode ser ofertado cocadas brancas, eboya, arroz branco com camarão seco, claras em neve, frutas claras, peixes (tais como sioba e corvina, p. ex.) e também o manjar e etc.


Iansã é a senhora dos bambuzais, das ventanias, dos redemoinhos das tempestades...


 Yabá muito ligada ao elementos fogo e ar.  Yansã representa a sensualidade, a sexualidade, o prazer, a boa risada, a gargalhada sincera e a alegria vibrante.  

A energia da sensualidade que emana desta yabá vem pelos caminhos do desejo ardente e incontrolável.  Tanto que nas lendas africanas, Yansã foi esposa de vários orixás (Obaluayê, Ossain, Ogun, Oxossi, Xangô) isso não só para representar a inquietude regida por ela mas também para mostrar que o elemento AR está presente em vários lugares da natureza e necessário a eles (o vento é necessário para a procriação das plantas, multiplicação das florestas, para alimentar o fogo, por exemplo etc.).  

Mãe Yansã representa a mulher que antes de ir a luta beija os filhos com carinho e chegando nos campos de batalha não deixa a bravura sufocar a sua feminilidade e sensualidade.  Em suas comidas votivas não pode faltar dendê, sendo o acarajé seu prato mais ofertado.  

Também aceita frutas diversas.  Também aceita o abará (papa de feijão fradinho em folha de bananeira cozida em banho maria).  Suas cores principais são o vermelho e o coral, também sendo em algumas casas o rosa e o amarelo.


Nanã Buruquê é a senhora dos pântanos, alagadiços e manguezais.  É a mais velha das Yabás muito ligada aos mistérios da criação...

 
Segundo lendas, Nanã participou da criação do mundo junto a Oxalá, emprestando-lhe o barro para a confecção do ser humano, fazendo –lhe jurar que ao final da vida de cada um deles que ele devolvesse o seu “barro sagrado” novamente, daí a sua saudação: Saluba Nanã Buruquê (Retornaremos ou nos refugiaremos em Nanã Buruquê).  

Yabá muito ligada a vida e a morte, tão quanto Obaluayê, rege a ancestralidade, a tudo o que é antigo e arcaico.  Rege o que não precisa ser mudado por já funcionar (representa “o modernizar pra quê?”) - ex.: uma moringa de barro ao invéz de uma jarra metálica ou uma escama de pirarucu (usada no mundo indígena para o corte de animais e hortaliças ao invés da moderna faca de aço -.  

Nanã é contrário a modernidades e barulheira.  Representa o silêncio, a meditação o aconselhamento e a sabedoria dos mais antigos.  Representa os idosos e sua sabedoria acumulada pela experiência.  Suas cores são o branco e o lilás, ou também o azul cobalto.  Gosta de efó, omolocum de feijão branco, água mineral, beterraba e berinjela preparadas devidamente.  Também aceita frutas."

Fonte: http://irmandadeumbandistaluzdearuanda.blogspot.com.br/2012/12/yabas.html
Imagens: Google images




sábado, 13 de maio de 2017

Frases de Santa Jacinta de Jesus Marto (N. Senhora de Fátima)

Santa Jacinta de Jesus Marto, rogai por nós!

Santa Jacinta de Jesus Marto (Aljustrel, Fátima, 11 de março de 1910 — Lisboa, 20 de fevereiro de 1920) foi uma dos três pastorinhos que afirmou ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 2000 no Santuário de Fátima, e foi canonizada; juntamente com seu irmão Francisco de Jesus Marto, pelo Papa Francisco no mesmo local no dia 13 de maio de 2017, por ocasião das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima. 

Canonizada em Fátima, hoje, no dia 13 de Maio 2017 pelo Papa Francisco.

No período de sua doença (gripe espanhola). Jacinta foi favorecida com algumas visões particulares de Nossa Senhora.

Em fins de 1918, estando já doentes os dois irmãozinhos, Lúcia foi visitá-los, e encontrou Jacinta exultante de alegria. 
Nossa Senhora veio nos ver – relatou a pequenina – e diz que vem buscar o Francisco muito em breve para o Céu. E a mim perguntou-me se queria ainda converter mais pecadores. Disse-Lhe que sim. Disse-me que ia para um hospital, que lá sofreria muito. Que sofresse pela conversão dos pecadores, em reparação dos pecados contra o Imaculado Coração de Maria, e por amor a Jesus”.
Em outra ocasião, Jacinta disse à sua prima Lúcia: 
Já me falta pouco tempo para ir para o Céu. Tu ficas cá para dizeres que Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Quando for para dizeres isso, não te escondas. Diz a toda a gente que Deus nos concede as graças por meio do Coração Imaculado de Maria”.
Em Lisboa, onde foi tratar-se, Jacinta esteve algum tempo no Orfanato de Nossa Senhora dos Milagres, sendo depois levada para o Hospital Dona Estefânia, onde faleceu. No orfanato, cuidou dela a Madre Maria da Purificação Godinho, que teve o cuidado de anotar o que ouvia da privilegiada vidente.

Seguem algumas dessas frases:

“As guerras não são senão castigos pelos pecados do mundo.”

“Nossa Senhora já não pode suster o braço do seu amado Filho sobre o mundo.”

“Se os homens não se emendarem, Nossa Senhora enviará ao mundo um castigo como não se viu igual, e, antes dos outros países, à Espanha.”

“Minha madrinha, peça muito pelos pecadores! Peça muito pelos padres! Peça muito pelos Religiosos! Os Padres só deviam ocupar-se com as coisas da Igreja. Os Padres devem ser puros, muito puros.”

“Os pecados que levam mais almas para o Inferno são os pecados da carne. Hão de vir umas modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo.

“Se os homens soubessem o que é a eternidade, fariam tudo para mudar de vida.”

“A mortificação e os sacrifícios agradam muito a Nosso Senhor.”

“A Mãe de Deus quer mais virgens, que se liguem a Ela pelo voto de castidade. Para ser Religiosa, é preciso ser muito pura na alma e no corpo. – E sabes tu que quer dizer ser pura? – pergunta Madre Godinho. Sei, sei. Ser pura no corpo é guardar a castidade; e ser pura na alma e não fazer pecados, não olhar par o que não se deve ver, não roubar, não mentir nunca, dizer sempre a verdade ainda que nos custe.”

“Os médicos não têm luz para curar os doentes porque não têm amor de Deus. – Quem foi que te ensinou essas coisas? – perguntou a Madre. – Foi Nossa Senhora; mas algumas penso-as eu. Gosto muito de pensar.”

Fonte: Wikipédia | G. O Coração de Jesus

São Francisco e Santa Jacinta de Jesus Marto, rogai por nós!


quarta-feira, 10 de maio de 2017

9 ervas que podem crescer em água durante todo o ano



Se você não quer ter uma cozinha cheia de vasos, jardins verticais e terrarios, existe várias ervas que podem ser cultivadas em água. Aqui estão 10 exemplos.



Dica inicial

Recomenda-se evitar usar a água de torneira ou pelo menos deixar a água descansar em um pote aberto, ventilar durante a noite, para evaporar o cloro. É melhor usar a água da chuva, ou melhor ainda, de poço ou nascente, porque contêm minerais e oligoelementos.

Para os recipientes podem ser utilizados frascos de vidro transparentes e para raízes acostumadas a escuridão, de âmbar ou cores escuras. Se você só tiver frascos de vidro transparente pode cobrir com papel. Recipientes de gargalo estreito tais como garrafas de vidro, tem a vantagem de manter as mudas na posição vertical.

1 - hortelã

Em adição a um grande aliado que é a hortelã na cozinha ela ainda é uma estrela da medicina, sendo usada em remédios de ervas por seu alto teor de mentol, é uma substância que refresca sem causar qualquer variação de temperatura. Seu cultivo em água é muito simples; o suficiente para cobrir a ponta de seus galhos ja a faz enraizar.

2- orégano

É sempre boa ideia ter um pote de orégano fresco na cozinha, é uma planta fácil de crescer em água e é uma adição interessante para os nossos pratos mediterrâneos. Coloque os ramos na água e começa a tirar as folhas assim que você perceber que a planta está crescendo adequadamente.

3 - manjericão

A manjericão vai adorar o calor de sua cozinha e cresce facilmente em uma tigela com água limpa, sim, situado em um lugar com lotes de luz. Uma ponta: cortar as estacas para evitar gomos de floração, porque após completar o seu ciclo de planta e morre.

4 - sálvia

Mantenha a planta na água em um local fresco e arejado, pois ela é propensa a mofo. A sálvia criada na água cresce muito lentamente, mas não importa, já que apenas um pouco é necessário para dar sabor a suas receitas.


5 - stevia

Se você gosta de doce, a stevia pode ser sua maior aliada, porque é ideal para adoçar chás e infusões e não tem calorias. Cultive-a na água e coloque em um ambiente aconchegante e bem iluminado.

6 - verbena, verbena limão ou erva-cidreira

O magnífico cheiro desta erva é uma carta de apresentação excelente para qualquer casa, bem como o cultivo simples e crescimento rápido. Vale a pena!

Colha os galhos na primavera e mergulhe-os em água, em seguida coloque o recipiente em uma área bem iluminada. Ela vai levar umas 4 semanas para criar raízes e, em seguida, vai crescer sem parar. É importante trocar a água e colocar no sol regularmente porque pode apodrecer em ambientes internos.

7 - estragão

Existe vários tipos de estragão, embora o francês seja o mais apreciado na cozinha. Em qualquer caso, cultivá-lo em água é um processo lento, ele cresce lentamente que vai necessitar de luz e água limpa. Melhor plantar (colher e colocar em água) na primavera.

8 - tomilho

Corte apenas aqueles galhos que você vê que estão verdes, em crescimento, e mergulhe-os em água. Aqueles em tom marrom não vão mais enraizar. Como sempre, a melhor época para plantar os galhos é na primavera e precisa para ser submersa imediatamente, quase recém cortadas, já que sua extrema delicadeza faz os ramos secar mais rápido.

9 - alecrim

Os galhos lenhosos do alecrim o fazem lento para criar raízes, mas também são mais resistentes à deterioração. Aqueles plantados na primavera parece terem raízes antes. De qualquer maneira, é uma planta que não requer muito trabalho e seu gosto e aroma valem a pena alegria que proporcionam.

domingo, 7 de maio de 2017

Alimentos, que estimulam a melatonina, para dormir melhor




"Existem alimentos que estimulam a secreção de melatonina são um apoio para conseguir dormir bem e evitar os transtornos comuns do sono.  A melatonina é um hormônio relacionado com o controle dos ciclos circadianos, responsáveis por preparar o corpo para realizar diferentes atividades diárias, como, por exemplo, dormir. 


Com o passar do tempo, a secreção natural dessa substância pelo corpo se reduz, devido ao estresse, ao envelhecimento, a má alimentação, entre outros fatores. 



Ao se ingerir certos alimentos, pode-se estimular a produção de melatonina, evitando transtornos do sono e até prevenindo o envelhecimento precoce. Entretanto lembre-se que é essencial respeitar os horários do sono e adotar hábitos saudáveis, que permitam melhorar sua qualidade. 



Veja, a seguir, alguns dos alimentos que podem te ajudar a ter uma melhor qualidade de sono:


Abacaxi


Por seu teor de triptofano, o abacaxi é uma fruta que ajuda o organismo a produzir serotonina, neurotransmissor que se encarrega de transmitir sinais nervosos através dos neurônios.



Já que esse hormônio está associado principalmente com o bem-estar e com o bom-humor, quando seus níveis estão baixos, dificulta a secreção da melatonina e o relaxamento do corpo para poder descansar adequadamente.



Além disso, o abacaxi é delicioso e ainda contem vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que trazem benefícios à saúde, ao melhorar a digestão e combater os radicais livres.



Banana



As bananas têm um efeito sedativo natural para o cérebro e ajudam a relaxar os músculos depois de um dia cansativo. Contém potássio e triptofano, que favorecem processos celulares e a produção de melatonina, além de ajudar a conseguir um sono reparador. Você pode consumir a banana pura ou em vitaminas, mas o mais importante é comê-la crua.



Aveia



Considerada o cereal mais completo que existe, a aveia é um dos melhores alimentos para melhorar a qualidade do sono, pois contém altas doses de triptofano, aminoácido a partir do qual a nossa glândula pineal secreta a melatonina .



Além disso, a aveia faz bem ao sistema digestivo, como também ajuda a controlar a ansiedade e favorece o funcionamento do sistema nervoso para relaxar o corpo antes de dormir. Aconselha-se consumir a aveia no início da manhã, assim como no lanche da tarde.



Aspargo



Os aspargos são ricos em ácido fólico e vitamina C, necessários para uma absorção adequada do triptofano, aminoácido essencial para conciliar o sono de maneira adequada. Durante a noite, ajudam na queima de gorduas armazenadas pelo corpo e melhoram o funcionamento do sistema digestivo.


Nozes


As nozes e outras frutas secas contêm quantidades importantes de triptofano, por isso, consumi-las antes de dormir pode ajudar na qualidade do sono. Seus ácidos graxos ômega 3 as tornam muito boas para a saúde cardiovascular e outras funções dos sistemas mais importantes do corpo.



No entanto, seu consumo deve ser moderado, pois são calóricas e podem engordar bastante. Também podem ter efeito laxante.



Cebola



A cebola é um dos vegetais mais saudáveis e versáteis que existe. Rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos essenciais, é uma das maravilhas que a natureza nos oferece. A cebola tem propriedades diuréticas e purificadoras que estimulam a eliminação das toxinas do corpo, prevenindo várias doenças. Também favorece o relaxamento antes de dormir.



Sementes



As sementes secas de algumas frutas e hortaliças são ricas em triptofano e antioxidantes que fortalecem o corpo, estimulando, ao mesmo tempo, seu descanso. Algumas sementes, como as de linhaça e de gergelim, possuem ácidos graxos ômega 3 que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes.



Outras recomendações:



— sementes de abóbora

— sementes de melancia
— sementes de chia
— sementes de uva


Gengibre



O gengibre é conhecido em todo o mundo por ser um dos anti-inflamatórios e analgésicos naturais mais poderosos que existe. O chá de gengibre é um bom remédio para aliviar a dor e outros sintomas associados com a inflamação.



O gengibre também contribui para a secreção de melatonina, por isso, recomenda-se seu consumo por pessoas com distúrbios do sono.


Para concluir, uma última sugestão: outro alimento riquíssimo em triptofano são as deliciosas cerejas frescas.


Se você sofrer com dificuldades para dormir, pode incluir esses alimentos na dieta e conferir nossas dicas sobre bons hábitos que combatem a insônia."


Fonte: O Segredo

Doe para continuarmos nossa obra:

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.