Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Dia de Frei Galvão, o nosso Santo Antônio de Sant'Ana Galvão

Frei Galvão em pintura  de artista desconhecido (c. 1850)

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão é popularmente conhecido como Frei Galvão. Este santo brasileiro nasceu na cidade de Guaratinguetá, no ano de 1739, e fez sua passagem para o Astral Superior em São Paulo, no dia 23 de dezembro de 1822. Ele foi um frade franciscano brasileiro (Ordo Fratrum Minorum) e é uma das figuras religiosas mais conhecidas do Brasil.

Frei Galvão ficou famoso por seus poderes de cura e foi canonizado pelo Papa Bento XVI no dia 11 de maio de 2007, tornando-se o primeiro santo nascido no Brasil. No geral, é o segundo santo católico brasileiro, já que a ítalo-brasileira Santa Paulina, mais conhecida como Madre Paulina, havia sido canonizada por João Paulo II em 2002.

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, quando encarnado, foi um homem de imensa fé, passava a maior parte do tempo rezando e segundo relatos daqueles tempos, Frei Galvão possuia podres telepáticos, fazia premonições e levitava. Casos de bilocação, ou desdobramento, também foram notórios durante sua vida; segundo relatos ele se fazia presente em dois lugares diferentes, ao mesmo tempo, para cuidar de enfermos ou moribundos que clamavam por sua ajuda. Ele era muito procurado para curar doenças e numa dessas ocasiões, escreveu num pedaço de papel uma frase em latim, do Ofício de Nossa Senhora:

"Após o parto, permaneceste virgem: Ó Mãe de Deus, intercedei por nós".

Em seguida, enrolou o papel no formato de uma pílula e deu-o a uma jovem cujas fortes cólicas renais estavam colocando sua vida em risco. Depois que ela tomou a pílula a dor cessou imediatamente e ela expeliu uma grande quantidade de cálculo renal. Em outra ocasião, um homem pediu a Galvão que ajudasse sua esposa, que estava passando por um parto difícil. Galvão fez com que ela tomasse a pílula de papel, e a criança nasceu rapidamente, sem maiores complicações. A história das pílulas se espalhou rapidamente e Galvão teve que ensinar às irmãs do Recolhimento como fabricá-las, o que elas fazem até os dias de hoje. Elas são distribuídas gratuitamente para cerca de 300 fiéis diariamente.



Em 25 de outubro de 1998, Galvão se tornou o primeiro religioso nascido no Brasil a ser beatificado pelo Vaticano, tendo sido declarado Venerável um ano antes, em 8 de março de 1997. Em 11 de maio de 2007, durante a visita de cinco dias do Papa Bento XVI ao Brasil, se tornou a primeira pessoa nascida no Brasil a ser canonizada pela Igreja Católica.

A cerimônia de mais de duas horas, realizada ao ar livre, no Aeroporto Militar Campo de Marte, perto do centro de São Paulo, reuniu cerca de 800 mil pessoas. Galvão foi o primeiro santo que o Papa Bento XVI canonizou numa cerimônia realizada fora da Cidade do Vaticano.

Sua elevação ao status de santo veio depois que a Igreja concluiu que ele havia realizado pelo menos dois milagres. De acordo com a Igreja, as histórias de Sandra Grossi de Almeida e Daniella Cristina da Silva são evidências da intercessão divina de Galvão. Após tomar uma das pílulas de papel em 1999, Almeida – que possui uma malformação uterina que deveria impossibilitar que ela carregasse um feto no útero por mais de quatro meses – deu à luz a Enzo.

As pílulas de Galvão, de acordo com a Igreja, também seriam responsáveis pela cura, em 1990, de Daniella Cristina da Silva, uma menina de quatro anos de idade que sofria de hepatite considerada incurável pelos médicos. Apesar da popularidade das pílulas entre os católicos brasileiros, médicos e até mesmo alguns membros do clero consideram-nas como meros placebos. A orientação da Igreja é que somente pacientes em estado terminal devam tomá-las.

Festa litúrgica: 25 de Outubro


Oração a Frei Galvão


"Pai Santo, fiel remunerador daqueles que, nesta vida de exílio, buscam e trabalham para que em vida se cumpra a vossa vontade santíssima, pedimos humildemente a glorificação do Beato Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, concedendo-lhe socorrer a todos os que em suas necessidades, cheios de confiança, solicitarem a intercessão do "homem da paz e da caridade" e do filho devoto da Imaculada Conceição.

Isto vos pedimos para a vossa maior honra e glória, por Cristo Nosso Senhor.

Amém."

Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...


Para Pedir uma Graça com a intercessão de São Frei Galvão


"Deus de amor, fonte de todas as Graças, dai-nos, por intercessão de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que ao tomarmos com fé e devoção estas pílulas e rezando – “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizeste, por tudo que fez e sofreu Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e caridade” – Vos digneis conceder-me a Graça que ardentemente almejo... (pedir a graça desejada).

Prometo-vos conhecer sempre mais o Evangelho, que Santo Antônio de Sant’Anna Galvão viveu, cultivar a vida Eucarística e a devoção a Imaculada Virgem Maria. Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, rogai por nós ! Amém!"


Pai-Nosso...  Ave-Maria... Glória ao Pai...


Novena a Santo Antônio de Sant'Ana Galvão

"Deus de amor, fonte de todas as luzes, que cumulastes de bênçãos o Vosso Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, nós Vos adoramos e glorificamos, e Vos agradecemos, porque nele fizestes maravilhas.

Ele, Senhor, por Vossa inspiração, criou para o Vosso povo sofrido aquelas Pílulas, sinais de Vossa compaixão para com os irmãos enfermos, sinais seguros da meditação da Virgem Maria Imaculada. Alcançai-nos, pela intercessão de Vossa Mãe, e do Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que nós, ao tomarmos com fé e devoção essas Pílulas, consigamos a graça desejada (pedir a graça...), e procuremos conhecer sempre mais o Evangelho que ele viveu, cultivando, com amor, a vida Eucarística. 

Ó Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, rogai por nós junto a Maria, para que obtenhamos do Pai Celeste a vida plena no amor da Santíssima Trindade. Amém!"

Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

1 - Rezar a Oração acima durante 9 dias.
2 - No 1º dia, tomar a 1ª Pílula.
3 - No 5º dia, tomar a 2ª Pílula.
4 - No último dia, tomar a 3ª Pílula.

Como adquirir as Pílulas de São Frei Galvão?

Se você deseja receber as pílulas de São Frei Galvão, escreva para este endereço abaixo explicando a sua necessidade:

SANTUÁRIO ARQ. DE SANTO ANTONIO DE SANT’ANNA GALVÃO

Avenida José Pereira da Cruz, nº 53 - Jardim do Vale I
Guaratinguetá/SP CEP 12.519-411

Quantidades maiores:
Encaminhamos para Paróquias até 500 novenas com as pílulas mensalmente, por meio de ofício em papel timbrado, assinado pelo pároco, com a finalidade da distribuição. O documento pode ser scaneado e encaminhado para o e-mail atendimento@santuariofreigalvao.com.

Atendimento por telefone: (12) 3125 1444 / 3013 6119

As Novenas com as Pílulas de Frei Galvão são distribuídas gratuitamente no Santuário Frei Galvão todos os dias, das 8h às 18h (exceto durante as Missas).

As Santas Pílulas de São Frei Galvão só podem ser feitas única e exclusivamente pelas irmãs. As mesmas são produzidas no Mosteiro da Luz, na capital paulista, no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (interior de São Paulo) e no Convento Portacelle, em Ponta Grossa - PR. 

A pílula é uma tira de papel com uma oração escrita pelo santo e dedicada à Virgem Maria. Com base nos milagres já comprovados, as pílulas de São Frei Galvão costumam ser bastante eficazes em casos de doenças graves, problemas na gestação ou em partos.

É muito importante ressaltar que a pílula por si só não realiza o milagre, é necessário que o devoto tenha fé em Deus e na intercessão do santo para que o milagre aconteça.

Jesus, ao curar, o fazia segundo a fé de cada um dos enfermos:

"Então ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo vossa fé". (Mt 9,29)

"Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: Vai, seja-te feito conforme a tua fé. Na mesma hora o servo ficou curado". (Mt 8,13)

"Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente". (Mt 9,22)

Fonte/Referências:
Igreja Online (http://www.cot.org.br/igreja/novena-ao-sao-frei-galvao.php)

- Visite o Site Oficial de São Frei Galvão: http://www.saofreigalvao.org.br


Nenhum comentário: