Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 2 de abril de 2009

2 de abril - São Francisco de Paula, eremita


São Francisco de Paula (Paola, 27 de março de 1416 — Tours, 2 de abril de 1507) foi um eremita, fundador da Ordem dos Mínimos e santo da Igreja Católica.

É também conhecido como "O Eremita da Caridade", por sua opção de desprezo absoluto pelos valores transitórios da vida e dedicação integral ao socorro do próximo. Consta que num só dia o venerado de Paula atendeu em seu Mosteiro a mais de trezentas pessoas necessitadas do espírito e do corpo, realizando curas prodigiosas.

Francisco de Paula fundou a Ordem dos Mínimos, uma fraternidade que exige do interessado em nela ingressar uma única condição: que se considere um "mínimo", pois Jesus dissera que se alguém quer ser o primeiro, que seja o último e o servo de todos.

Venerado pelos pobres, pelos reis e pelos nobres de seu tempo, Francisco de Paula deu o exemplo numa época em que prosperavam os abusos eclesiásticos e quando se cultivavam os prazeres efêmeros e subalternos da vida. Por essa razão, foi considerado um missionário especial, por sua capacidade extraordinária de resgatar os mais puros e preciosos valores evangélicos, tal qual seu mais famoso inspirador, Francisco de Assis, que vivera dois séculos antes.

EVANGELHO (JO 8, 51-59):

"Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte"

Jesus não fala da morte que encerra esta nossa vida. Ele mesmo, Filho de Deus encarnado, morreu. Fala da morte como porta do nada, negação de toda vida, fim de toda esperança e de toda felicidade. Se crermos nele, a morte não será um fim para nós. Pelo contrário, será início de uma nova vida, em que poderemos encontrar a total realização de todos os nossos anseios de felicidade.

Oração a São Francisco de Paula


Senhor, creio em vossa palavra, confio em vossas promessas. A vida passa rápida, e a morte é inevitável. Como vós aceito a morte inseparável da minha limitação humana. Acredito que depois terei uma vida nova, muito melhor, se aceitar vossa amizade e me deixar transformar por vós. Entrego-me confiante a vosso amor misericordioso, e espero essa vida que dura para sempre. Assim seja.

Nenhum comentário: