Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Meditação sobre o Pranava OM ॐ (Sai Baba)


"1. O melhor upadesh (ensino) é a sílaba sagrada (pranava) OM, que resume diversos princípios de teologia, filosofia e misticismo. As criancinhas, quando aprendendo a engatinhar, contam com um carrinho de três rodas que empurram para a frente enquanto se apóiam em uma barra.

O OM é um veículo assim, para servir às crianças espirituais. As três rodas são A, U e M, os três componentes do mantra. OM é o som primeiro e está inerente no sopro vital.

Cada vez que respiramos, dizemos Soham. So, enquanto inspiramos; e ham, enquanto expiramos. Soham significa: Ele (So) e Eu (ham), implantando em nós mesmos a convicção de que Ele, que é todo este mundo externo, é Eu, que sou todo este mundo interno, instilando assim a convicção da Unidade.

Durante o sono profundo, quando os sentimentos, o cérebro e a mente dormem e se quedam desativados, Ele e eu não são percebidos como separados; o So (Ele) e o ham (Eu), ambos se desfazem, o Soham se transforma então em OM, indicando o mergulhar do externo no interno, em uma só verdade.

O OM tem muitas outras significações, a e meditação sobre a OM é um valioso sadhana (disciplina). É como as setes cores do raio solar se fundindo em uma luz sem cor.
-o-o-o-

7. Mantra (fórmula verbal sagrada) e japa (repetição de um mantra) são essenciais a todos os tipos de homens.

O que é mantra?

Ma significa Manama (atividade da mente) e tra significa aquilo que pode salvar. Se for tomado como objeto de meditação, o mantra pode salvar você dos meandros desta vida mundana, que é infestada de aflição, dor e morte.

De todos os mantras, o parava (OM) é o melhor, o supremo. De todos os outros mantras, ele é a cabeça da coroa."

Om Sai Ram!

Saiba como meditar praticando o Pranava OM, clique aqui.

____
Sai Baba, in "Sadhana O Caminho Interior" - Tradução de Prof. José Hermógenes - 4ª edição - Editora Nova Era (Cap. IV 1-7, págs. 88 e 91) - Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais - Imagem: OM, um símbolo no Hinduísmo (Wikimedia Commons - imagem em domínio público - CC0)



Nenhum comentário: