Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Como são, e como devem ser, as pessoas com tendência espiritual

Como são, e como devem ser, as pessoas com tendência espiritual"A pessoa que possui um temperamento motivado pelo mental é, em minha opinião, a mais apta organicamente para um rápido desenvolvimento de suas potencialidades espirituais. 

Nela, os órgãos referentes à alimentação e ao sexo estão geralmente sob o controle dos centros cerebrais superiores. Nela, a mente predomina sobre o corpo.

Suas emoções são vívidas e intensas. Possui grande aptidão para a atividade mental. Sua constituição física é igualmente fina e possui uma repugnância instintiva às práticas grosseiras e imorais, como as referentes ao lado físico e carnal da vida. Seus pensamentos são rápidos, claros e com tendência ao lado idealístico das coisas.

Frequentemente despende um esforço excessivo e é muito impulsiva. Esse tipo de pessoas deve viver o mais que puderem ao ar livre. Sua natureza sexual também deve ser mantida limpa e pura desde a infância.

Os pais não devem ferir seus sentimentos nem impor-lhe doutrinas convencionais, pois nunca se submeterá a qualquer dominação e é geralmente considerada estranha pelas pessoas comuns, por causa de sua tendência à meditação.

Estes são, se bem treinados ou salvos da sociedade de homens imorais, os melhores tipos de pessoas.

Seus olhos, como se pode notar, são quase sempre muito expressivos porque são dados a pensamentos abstratos e a muito idealismo. Se você pertence a essa classe, não pense mal de si mesmo se o mundo não o entende, pois você é mais avançado e tem um cérebro muito mais organizado do que as outras pessoas podem apreciar em seu estágio atual de desenvolvimento.

Você deve aprender a controlar suas emoções para viver melhor. É como se você pertencesse a outra esfera e sua alma estivesse buscando ver a vida a partir de planos mais sutis. Não se condene se outras pessoas o chamarem de sonhador não prático. Isso simplesmente significa que os sentidos físicos têm pouca atração para você e sua mente introspectiva tem a percepção de sensibilidades mais sutis dentro de você. Sua indiferença aos prazeres do mundo é resultado da saciedade adquirida em outras vidas.

Mas guarde-se do sentimento de orgulho espiritual, de pensar “sou mais santo que vós”. Pensar assim é ter seguramente uma queda na vida espiritual. Muitos chamados mestres espirituais são dominados por esse sentimento.

Também não é sinal de espiritualidade permitir que outras pessoas o enganem ou maltratem. Em tais ocasiões, deve fazer os outros entenderem que você não é um tonto ou sem cérebro, e defender-se energicamente.

Não frequente a companhia de pessoas que não simpatizam com suas opiniões. Elas deverão chegar ao seu nível ou te deixarem em paz. Mas não saia de sua rota para corrigir os outros. Não se meta nos afazeres alheios. Cultive a indiferença."

Yogi Ramacharaka

Nenhum comentário: