Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Salmo LX: "Com Deus faremos proezas"


O Salmo 60 do Livro dos Salmos, de autoria de David, é dirigido "ao músico-mor em Susã de Mitzamá, de Davi, quando ele lutou com Aramunaim e com Aramaz, quando Joabe voltou, e feriu Edom no vale de Sal, doze mil". Na liturgia judaica, é recitada em Shushan Purim. O versículo 7 é parte do parágrafo final da Amidah.

Este salmo é de Lamentação e Súplica, de natureza coletiva e caracteriza-se pela lamentação, acompanhada de oração sobre o tema do perigo de vida, a opressão do inimigo, ou de outra circunstância aflitiva pessoal.

Leia e recite o Salmo 60 para auxiliar nas causas políticas em favor da Humanidade, afastar os inescrupulosos e iluminar os chefes de países. 

O Salmo 60 é indicado para momentos em que estamos sentindo a solidão e o desamparo na pele, quando precisamos: superar a saudade da lugar aonde nascemos; resolver assuntos relacionados a heranças; clamar pela ajuda divina para a paz e a tranquilidade da nação. A força deste salmo está na certeza de ser atendido na hora exata e de encontrar um refúgio em Deus.

Salmo 60

1. Ó Deus, tu nos rejeitaste, tu nos esmagaste, tu tens estado indignado; oh, restabelece-nos.

2. Abalaste a terra, e a fendeste; sara as suas fendas, pois ela treme.

3. Ao teu povo fizeste ver duras coisas; fizeste-nos beber o vinho de aturdimento.

4. Deste um estandarte aos que te temem, para o qual possam fugir de diante do arco.

5. Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e responde-nos.

6. Deus falou na sua santidade: Eu exultarei; repartirei Siquém e medirei o vale de Sucote.

7. Meu é Gileade, e meu é Manassés; Efraim é o meu capacete; Judá é o meu cetro.

8. Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato; sobre a Filístia darei o brado de vitória.

9. Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom?

10. Não nos rejeitaste, ó Deus? e tu, ó Deus, não deixaste de sair com os nossos exércitos?

11. Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem.

12. Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos.


____
Fonte: Bíblia Sagrada, Livro dos Salmos, Salmo 60 - Imagem: Creative Commons - Vídeo: Youtube

Nenhum comentário: