Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Oração à Nossa Senhora da Penha, para pedir cura e favores

✞ Nossa Senhora da Penha, rogai por nós ✞

Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que acreditam os católicos, apareceu a Simão Vela no oeste da Espanha, numa serra chamada Penha de França. 

Sua festa é comemorada no dia 8 de setembro.

Lenda de Nossa Senhora da Penha

Nossa Senhora terá aparecido a um monge francês chamado Simão...

Este monge sonhou que uma resplandecente imagem de Nossa Senhora estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso e a chamar por ele. Em resultado das guerras entre cristãos e muçulmanos, os cristãos enterravam as suas imagens religiosas para as poupar da destruição.

Simão procurou então a serra afincadamente, durante cinco anos, mas sem sucesso, até que um dia lhe informaram que a serra que ele descrevia se encontrava em Espanha, num local onde o rei Carlos Magno terá lutado contra os mouros. Dirigindo-se à serra chamada Penha de França, Simão andou durante três dias e três noite sem interrupção à procura da imagem, porque ele ouvia uma voz que lhe dizia “Simão, vela e não durma!”. Por esta razão ele ficou conhecido como Simão Vela.

Cansado de tanto andar e escalar, Simão parou para descansar, e foi aí que encontrou uma formosa senhora sentada ao pé dele com o filho ao colo. Esta senhora, que seria Nossa Senhora, disse-lhe onde estava o que ele procurava. Simão Vela com a ajuda de pastores locais conseguiu então encontrar a imagem que tanto procurava e construiu uma capela simples nesse local. O lugar seria palco de vários milagres e tornar-se-ia famoso, dando lugar mais tarde ao grandioso Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Iconografia da imagem

A imagem comum do título é a do viajante a cavalo, atacado por uma cobra e salvo por um jacaré (versão brasileira do lagarto). No alto vê-se Nossa Senhora da Penha com o Menino Jesus no braço esquerdo e a mão direita estendida segurando às vezes um cetro. Esta representação da Virgem Maria é geralmente em pinturas, pois as esculturas mostram somente Maria com o Menino ao colo.

Pedir para obter a cura de doenças e favores particulares

♱ Em nome do Pai  do Filho  do Espírito Santo 

"Nossa Senhora Mãe de Deus, Vós que subistes ao céu, levada pelos Anjos, que pelas mãos de Deus Pai Todo Poderoso, de Deus Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, na presença de Deus Espírito Santo, foste coroada Rainha do Céu e da Terra, ouvi a minha prece.

O Vosso poder, a Vossa bondade, a Vossa misericórdia faz com que os cegos vejam, os surdos ouçam, os paralíticos andem, os mudos falem, os maus se transformem em bons, os pecadores se convertam, os orgulhosos sejam abatidos, os malvados castigados.

Eu pecador arrependo-me, sinceramente, de meus pecados e peço-Vos auxílio para não mais pecar. Eu desejo, Senhora, Rainha do céu, Mãe dos homens, conservar-me fiel aos ensinamentos de Vosso Divino Filho, o Amantíssimo Jesus, que por nós sofreu padeceu e morreu na Cruz.

Tenho fé em que Vós não faltareis com o Vosso auxilio para a cura de minha alma e de meu corpo. Sarai esta enfermidade minha (ou de Fulano). Concedei-me (ou concedei-lhe) a saúde, restituindo o vigor e a disposição no trabalho ao corpo combalido por esta ruim enfermidade.

Nossa Senhora da Penha, Vossa Imagem do alto rochedo enxerga grande extensão de terra assim como Vós, nó céu, vedes todo o Universo, criado pelo Senhor Deus, todo Poderoso. Lançai o Vosso olhar sobre esta humilde criatura e favorecei-a com a Vossa graça infalível.

Assim seja.

Saúde dos enfermos, orai por nós.
Refúgio dos pecadores, orai por nós.
Consoladora dos aflitos, orai por nós.

♱ Rezar 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Salve Rainha ♱

Amém!"

Nenhum comentário: