Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Oração a São Bartolomeu




"Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1, 47)

São Bartolomeu Apóstolo foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome vem do aramaico, com uma referência patronímica: Bar Talmay - filho de Talmay, ou ainda Bar Ptolomeu - Filho de Ptolomeu. Segundo a tradição, ele é o Natanael de que falam outras passagens bíblicas, e isso fica evidente através da comparação entre os quatro Evangelhos. Natanael significa "Deus deu" - o significado desse nome fica claro levando-se em conta que ele vinha de Caná, onde deve ter testemunhado a ação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11).

João (1,45-49) assim narra o encontro entre Jesus e Natanael: 
"45. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 46. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. 47. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento. 48. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. 49. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel."
Evangelho de Bartolomeu

O Evangelho de Bartolomeu é uma obra perdida entre os apócrifos do Novo Testamento, mencionado em diversas fontes nos primeiros anos do cristianismo. É possível que ele seja o mesmo texto chamado de Questões de Bartolomeu ou a Ressurreição de Cristo ou mesmo um terceiro distinto de ambos.

Inicialmente, o texto descreve como Jesus desceu até o inferno em palavras dele mesmo, logo pulando para uma discussão sobre a imaculada conceição, quando Maria chega entre os apóstolos. Em seguida, eles pedem para ver o inferno e os anjos enrolam a terra para permitir, retornando-a assim que eles puderam ter um lampejo do inferno.

Finalmente, Bartolomeu pede para ver Satã e seis mil anjos trazem Belial (Satanás) acorrentado das profundezas do inferno, o que faz os apóstolos caírem como se estivessem mortos. Mas Jesus imediatamente os põem de pés e enchendo-os de ânimo dá a Bartolomeu o controle sobre Satã. O apóstolo pergunta a Satã como ele se afastou de Deus e como faz para enganar os homens. Logo é revelado que até nos sonhos o inimigo dos homens pode lançar setas para estes pequem enquanto dormem, também fala da hierarquia dos anjos.

Bartolomeu, o Santo

São Bartolomeu levou o cristianismo até na Índia e morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, na província russa de Daguestão junto ao Cáucaso, a mando do governador, em 24 de agosto de 51 d.C, surgindo, a partir da data de sua morte, a escolha para prestar homenagem ao santo. 

Na Capela Sistina na cidade do Vaticano, ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Segundo a Igreja Católica, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.

O Dia de São Bartolomeu é comemorado anualmente em 24 de agosto. Para os católicos, São Bartolomeu é considerado o padroeiro dos padeiros, dos alfaiates, dos sapateiros e dos mercadores de Florença. 

Na região nordeste do Brasil, acredita-se que no dia de São Bartolomeu o Diabo anda solto pela Terra, aprontando e fazendo coisas más. Ele é sincretizado, nas regiões de matriz africana, com o orixá Oxumaré. Em astrologia, São Bartolomeu é o santo protetor do signo de Libra.

Bento XVI a respeito deste apóstolo quase misterioso: "A adesão a Jesus pode ser vivida mesmo sem obras sensacionais".

Oração

"Ó glorioso São Bartolomeu, concedei-me um coração verdadeiro e sem fingimento, assim como o teu. Quero também que minhas atitudes sejam assim. 

Quero ter a coragem que tivestes para entregar toda a minha vida a Deus e seguir os passos de Jesus. Também quero ter coragem de ir levar o nome do meu Senhor e Salvador aos povos que ainda o desconhecem ou o renegam. Então por favor, São Bartolomeu, rogai a Deus para que me conceda força e coragem para seguir teus exemplos e tornar-me um cristão melhor. 

Escute minha oração! 

Amém!"



São Bartolomeu segura a própria pele.
Detalhe do Juízo Final de Michelangelo.
Ajuda em dificuldades financeiras

"São Bartolomeu, faz-me puro de espírito, torna minha alma digna de grandeza, para que eu possa ajudar e ter uma palavra de consolo a quem amo nos momentos de dificuldade financeira. 

As minhas orações não podem ser em vão. 

Ajude-me a só levar harmonia!

Amém!"


Para fazer um pedido a São Bartolomeu

"Glorioso São Bartolomeu, modelo sublime de virtude e puro frasco das graças do Senhor! Proteja este seu servo que humildemente se ajoelha a seus pés e implora que tenha a bondade de pedir por mim junto ao trono do Senhor.

São Bartolomeu, use todos os recursos para me proteger dos perigos que diariamente me rodeiam! Lance seu escudo protetor em minha volta e me proteja do meu egoísmo e de minha indiferença a Deus e ao meu vizinho. 

São Bartolomeu, me inspire em imita-lo em todas as minhas ações. Derrame em mim suas graças para que eu possa servir e ver a Cristo nos outros e trabalhar para a Vossa maior gloria. Graciosamente obtenha de Deus os favores e as graças que eu muito necessito, nas minhas misérias e aflições da vida.

Eu aqui invoco sua poderosa intercessão, confiante na esperança que ouvirás minhas orações e que obtenha para mim esta especial graça e favor que eu reclamo de seu poder e bondade fraternal, e com toda a minha alma imploro que me conceda a graça ... (mencionar aqui a graça desejada), e ainda a graça da salvação de minha alma e para que eu viva e morra como filho de Deus, alcançando a doçura do Vosso amor e a eterna felicidade. 

Amém!"

Oração de São Bartolomeu para prosperidade

“São Bartolomeu, vós que sois o Senhor do Vento. Vós que fazeis a varri dela sobre a Terra fria. Vós que fazeis dobrar as árvores e palmeiras, com a força de vossa ventania.

São Bartolomeu, que comandais os tufões, os furacões e todos os tipos de tempestades.

São Bartolomeu que comandais os ciclones, rasgando com o poder de vossa força, devastando e destruindo, arrebatando tudo que encontrais no caminho. Reduzindo a destroços por onde passar a varrida de vossas forças. Atingindo sempre os locais onde Deus quer castigar, pois o homem por natureza é mau, egoísta e pretensioso.

Vós, São Bartolomeu, fostes o escolhido por Deus para abalar e castigar os locais que, por natureza, devem mostrar com mais força a presença de Deus. Pois o homem na sua infinita ignorância, a cada dia que passa de Deus se esquece e passa a se considerar um deus sobre esta Terra fria.

São Bartolomeu, fostes escolhido para mostrar ao homem que a força de Deus ainda reina por todos os séculos e quando o homem ignora por completo a Sua presença.

Vós, São Bartolomeu, sois a entidade incumbida de mostrar a ira do Rei do Mundo e como sois conhecido nos 4 cantos da Terra comandando os tufões e furacões.

É que vos peço que carregueis no vosso vento, todo o mal, todo o embaraço, toda a amarração e a falsidade dos meus inimigos. Hoje por esta noite e amanhã por todo o dia. Assim Seja.

Amém!”

Exorcismo

Este pequeno exorcismo foi encontrado em livro muito antigo, escrito por Frei Bento do Rosário, religioso descalço da Ordem de Santo Agostinho:

"Em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo. Em nome de São Bartolomeu, de Santo Agostinho, de São Caetano, de Santo André Avelino, eu te arrenego, anjo mau, que pretendes introduzir-te em mim e perverter-me. Pelo poder da cruz de Cristo, pelo poder de suas divinas chagas, eu te esconjuro maldito, para que não possas tentar a minha alma sossegada. 

Amém."

(Deve ser rezada três vezes acompanhada do sinal da cruz ✝︎ sobre o peito)


3 comentários:

Anônimo disse...

Dia 24 de agosto, dia de Oxumaré!

Que nos traga muita riqueza espiritual e fartura, com a luz do seu arco íris que prismatiza as cores que curam, no poder da união do que é diferente e se faz belo em junção, na unidade múltipla de tudo o que há na Terra!

Que nos auxilie em nossos ciclos, na condução do que elevamos aos céus a partir de nossas raízes aqui neste planeta!

Arrobobô! 🐍🌈

Unknown disse...

Adorei estas orações a S. Bartolomeu oxumaré, meu Guia

Anônimo disse...

lindas as orações