Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 22 de abril de 2017

22 de Abril, dia de Santa Maria Egipcíaca

Ícone russo de Maria do Egito (Século 18)
Santa Maria do Egito (Maria do Egito, Sta. Maria Egipcía ou Sta. Maria Egipcíaca), santa patrona dos penitentes, nasceu no Egito no século V (c. 344 – c. 421), e com apenas 12 anos decidiu sair de casa buscando os prazeres da vida. 

Sua vida mudou no momento em que conheceu um grupo de peregrinos Cristãos que rumavam ao Santo Sepulcro, acompanhando-os.

Apesar de todos os seus esforços de tentar entrar três vezes na igreja, então Santa Maria Egipcíaca ouviu uma voz interior que lhe mostrava o quanto era escrava do pecado.  Após esse ocorrido ela recorreu à Virgem Maria, que estava representada ali, e em oração se comprometeu a um caminho de verdadeira conversão, conseguindo então ingressar na Igreja.

Após o seu arrependimento Santa Maria Egipcíaca foi levada ao deserto de Judá, onde viveria pelos próximos 40 anos, recorrendo a Nossa Senhora nos momentos de grande tentação.

Próximo de falecer o padre Zózimo foi passar seus últimos dias também no deserto de Judá, e conheceu Santa Maria Egipcíaca, levando-a a comunhão, e na sexta feira após comungar ela faleceu, e foi enterrada por Zózimo, conforme um bilhete que estava no corpo dela.

E vamos também dar glória a Deus, o Rei eterno, que Ele nos conceda também Sua misericórdia no dia do juízo, por causa de Jesus Cristo, nosso Senhor, a quem pertence toda a glória, honra, domínio e adoração com o Eterno Pai eo Espírito Santo dos Santos e vivificante, agora e sempre, e em todas as idades. Amém.



Oração

"Santa Maria do Egito, que fostes perseguida desde a igreja do Santo Sepulcro por um anjo com uma espada, que te ajoelhastes diante de um crânio, nua, mas vestida com teus  cabelos longos; que recebestes a Sagrada Comunhão de São Zózimo, que sentastes debaixo de uma palmeira,  em contemplação, do outro lado do Jordão; que lavastes os cabelos na Jordânia, como Maria Madalena, com o leão que cavou tua sepultura; mulher segurando três pães, mostrando como pouco era teu alimento, por favor ore por nós, para que sempre possamos ser puros e perseverar nossa alma sem pecado até o último respiro de nossa vida.

Santa Maria do Egito, rogai por nós!

Amém!"

Nenhum comentário: