Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Oração da Sexta-feira Santa


Reflexão:  Muitos aproveitam a semana que antecede a Páscoa para ter um momento de reflexão. É hora de lembrar que Nosso Senhor Jesus Cristo, com seu amor e infinita bondade, morreu crucificado para nos salvar.   Fazer uma oração para Sexta-feira Santa e jejuar, abster-se de carne ou outro alimento, para agradecer Jesus pelo Seu sacrifício são algumas maneiras de fazer o melhor com esse dia especial.

"Rezar a Paixão do Senhor é segui-lo no seu esvaziamento por amor do mundo, dos homens.

O Senhor está sozinho em sua luta pela salvação do mundo. Ele dará o sim ao Pai, um sim total e definitivo em nome de toda a Humanidade.

Após a Ceia, o Senhor se retira para rezar com seus discípulos, mas eles dormem. Jesus sente a solidão. É difícil ficar só. Ele volta três vezes ao grupo, mas eles dormem. Diante do Senhor o universo do pecado, do desconhecimento do amor divino, do menosprezo do carinho de Deus. Jesus sente o peso dos pecados de todos os homens.

Sente o peso da natureza humana em ruptura com o Pai, submetida ao “Príncipe das Trevas”. É a hora da opção, da escolha definitiva. Ele sendo o “SIM” do Pai deve ratificar sua missão. Até em sua carne repercute o drama de sua escolha a ponto de suar sangue. 

“Minha alma está triste até a morte”. Jesus é tentado a largar tudo, a renunciar. Ele diz: “Pai, afasta de mim este cálice”!

Contudo esse grito de dor, já é demonstração de confiança e também já é uma aceitação. Pai, não o que eu quero, mas o que Tu queres! E nós, como vivemos os momentos duros de paixão, de solidão? Sejamos humildes como Jesus foi humilde...

Ele, o filho de Deus pede e aceita o reconforto do Anjo... Sinal do amor do Pai.

Não nos espantemos de oscilar daqui, dali e de repetir sempre as mesmas palavras...

Jesus vai-e-vem, busca apoio e a ele renuncia. Diz sempre as mesmas palavras... O Amor sem palavras..... Apesar de sua agonia, Jesus pensa nos outros, em seus Apóstolos: 'Rezai para não entrardes em tentação.'"

(Reflexão do Padre Cesar Augusto dos Santos para a Sexta-feira Santa)
Fonte: Rádio Vaticano

Reflexão

Muitos aproveitam a semana que antecede a Páscoa para ter um momento de reflexão. É hora de lembrar que Nosso Senhor Jesus Cristo, com seu amor e infinita bondade, morreu crucificado para nos salvar. 

Fazer uma oração para Sexta-feira Santa e jejuar, abster-se de carne ou outro alimento, para agradecer Jesus pelo Seu sacrifício são algumas maneiras de fazer o melhor com esse dia especial. 

Oração

"Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor. Por tua vida e teu amor, revelaste a nós a face do Senhor. Por tua Páscoa o Céu à Terra unistes, e o encontro com o amor de Deus a todos nós permitistes. 

Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz renascem para a vida eterna, e abrem-se para os crentes em Tua palavra, as portas do reino dos céus. De Ti recebemos a vida que possuis em plenitude, pois nossa morte foi redimida pela Tua ressurreição, nossa vida ressurge e se ilumina agora, hoje e sempre. 

Volta a nós, ó nossa Páscoa, Teu semblante redivivo e permita que, através de escutarmos a Tua Boa Nova, sejamos renovados, em alegria e amor, por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para Contigo nos revestir de amor e imortalidade. 

Com Deus e Jesus agora a vida é eterna. Aproveitamos este momento para celebrar a Tua Glória, a Tua Paixão e a abertura do Céu a todos nós crentes em Tua palavra de esperança e amor. 

A Ti, inefável doçura e nossa vida eterna, o Teu poder e o Teu amor reinem entre nós agora e para todo o sempre. Que a Tua palavra seja a alegria de todos que em reunião com fé renovada celebram Jesus ressuscitado em glória a Teu nome. 

Amém!"

Oração ao Jesus Crucificado

"Ó Jesus Crucificado que, com infinito amor, quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação; aqui viemos para agradecer-Vos tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão. 

Pedimos perdão pelas culpas que cometemos contra a justiça e a caridade fraterna. Queremos, como Vós, perdoar, amar e acudir às necessidades de nossos irmãos. Dai-nos força para carregar a cruz de cada dia, suportando com paciência os trabalhos e enfermidades. Amigo dos pobres, dos enfermos e dos pecadores, vinde em nosso socorro! E, se for para nosso bem, concedei-nos a graça que instantemente Vos pedimos. 

Ó Jesus Crucificado, Caminho, Verdade e Vida, prometemos fiéis ao Vosso amor, seguir-Vos hoje e sempre, a fim de que, purificados pelo Vosso preciosos Sangue, possamos partilhar convosco das eternas alegrias da Ressurreição! 

Assim seja."

Oração para a Sexta-feira Santa


"Meu Deus,

Recordamos hoje, a dor e o sofrimento da cruz, e tudo o que Jesus estava disposto a suportar, para que pudéssemos ser libertados. Ele pagou o preço, um sacrifício tão grande, para nos oferecer o dom da vida eterna.

Ajuda-nos a nunca tomar como certo este enorme presente de amor em nosso nome. Ajude-nos a lembrar-nos do custo de tudo isto. Perdoai-nos por estarmos demasiado ocupados, ou distraídos por outras coisas, por não reconhecermos plenamente o que haveis dado gratuitamente, o que tendes feito por nós.

Obrigado, Senhor, por termos sido curados pelas tuas feridas. Obrigado por causa do teu enorme sacrifício, podemos viver livres. Obrigado que o pecado e a morte foram vencidos, e que o teu poder é eterno.

Obrigado por podermos dizer com grande esperança: “Está consumado…” Porque sabemos o que ainda está para vir. E a morte perdeu o seu ferrão. Nós te louvamos porque você está fazendo todas as coisas novas.

Em nome de Jesus,

Amém!"

A noite da Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa, de noite, é tradição as paróquias fazerem a encenação da Paixão de Jesus Cristo, com o sermão da descida da cruz. Depois, é realizada a Procissão do Enterro, que leva o esquife com a imagem de Cristo morto. 

Para os fiéis essas tradições e celebrações são de extrema importância, porque colocam seu coração em contato com a Paixão e os sofrimentos do Senhor. Todos os rituais ajudam na evolução espiritual deste dia. 

Na verdade não existe nenhuma forma de compensarmos ao Senhor por seu sofrimento, por tudo o que Ele fez por nós. Entretanto, Lhe agrada celebrarmos com devoção o Seu sacrifício e isso faz com que a gente melhore como seres humanos, filhos de Deus.

Nos entregarmos com devoção e amor à Paixão de Cristo, torna possível também colhermos Seus frutos de salvação. Meditar sobre a vida, paixão e ressureição de Cristo; entregando-nos a Ele amorosamente, de corpo e alma, nos faz tornar-mos pessoas melhores.



Nenhum comentário: