De acordo com pesquisadores japoneses, beber cinco ou mais xícaras de chá verde por dia, pode reduzir em 47% as chances da incidência de pneumonia em mulheres. Os cientistas também afirmam que mesmo em quantidade menor o consumo do chá pode ter efeitos significativos, principalmente nos casos mais graves, de pneumonias agudas, que podem levar à morte.
O trabalho foi desenvolvido pela Universidade de Tohoku,em Sendai, no Japão. Participaram dele mais de 19 mil homens e 21,5 mulheres, com idade entre 40 e 79 anos. A pesquisa só não conseguiu identificar por que o mesmo efeito não foi conquistado com o público masculino, o fato intrigou, porém a conclusão dos cientistas foi de que realmente, alguma substância encontrada no chá, pode ser a responsável pela proteção das mulheres contra a pneumonia.
As qualidades do chá verde
As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. E isso está acontecendo com o chá verde (também conhecido como banchá), considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Segundo outros estudos o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura. Em um trabalho suíço, com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados.
Outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.
A Academia Americana de Dermatologia, publicou estudo falando de benefícios que o chá verde pode trazar à pele, pois por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Os americanos descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition - http://www.ajcn.org/ / Revista Veja de 3 de março de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, contribuição, agradecimento, oração ou pedido: