Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Terra não é sujeira - 'A Mãe Terra é Generosa' - Sadhguru

Se queremos viver bem, devemos ser reverentes para com a terra sobre a qual caminhamos, para com o ar que respiramos, a água que bebemos, a comida que comemos, as pessoas com quem entramos em contato e tudo que usamos, incluindo o corpo e a mente. Isso nos levará a uma possibilidade diferente em relação à maneira que podemos viver
Imagem: Pixabay - Legendas: Twitter Cultura Espírita

"Toda vez que ouço alguém se referir ao solo como sujo, não posso concordar. Particularmente nos Estados Unidos ouço muitas pessoas chamando a terra de suja.

O que você chama de “meu corpo” é apenas um pedaço do planeta – um acúmulo do alimento que você comeu. Você é apenas um pequeno afloramento desta terra, nada mais, nada menos. Neste momento você é um afloramento  que circula por aí. Após algum tempo você será um montículo. Assim, se você suja a matéria-prima, o produto será sujo.

Na Índia, chamamos o solo de Mãe Terra. Ali vemos tudo como ingredientes da vida. É por isso que nos curvamos para o alimento, para a água, o ar, o céu, o sol, a lua, uma pedra, uma árvore - tudo! Não vemos nada como uma mercadoria, como algo que você usa e joga fora. Você não pode usar e descartar coisa alguma nesta vida. As coisas passam por você, ficam com você por um certo tempo e depois se tornam uma outra coisa.

O corpo que você carrega tem sido parte de milhões de corpos no passado. Foi um inseto, um animal, uma cobra, um macaco, um ser humano. É o solo passando por diversas formas de vida. Portanto o solo não é uma mercadoria, mas sim algo mais antigo que você, mais sábio que você, muito mais inteligente e capaz que você. Você é apenas um pequeno personagem neste jogo total que está se desenrolando.

A educação moderna foca no uso e exploração de nosso ambiente físico – cada criatura e cada substância. Nada oferece para melhorar a maneira com que experimentamos a vida. Temos aprendido a usar tudo ao nosso redor, mas o bem-estar mental não ocorreu.

Atualmente estamos construindo uma estrutura médica de tal modo que parecemos esperar que todos estarão seriamente doentes algum dia. Houve um tempo em que havia um médico para toda uma cidade, e era o suficiente. Isso mostra como estamos vivendo.

Se queremos viver bem, devemos ser reverentes para com a terra sobre a qual caminhamos, para com o ar que respiramos, a água que bebemos, a comida que comemos, as pessoas com quem entramos em contato e tudo que usamos, incluindo o corpo e a mente. Isso nos levará a uma possibilidade diferente em relação à maneira que podemos viver.

A terra sobre a qual caminhamos tem um sentido de inteligência e memória. Mesmo que você viva numa selva de concreto, é importante manter-se em contato com a terra. Procure de alguma forma fazer isso. Se você ficar com pés e mãos nuas – particularmente a palma das mãos  e a sola dos pés – e entrar em contato com a terra diariamente, isso harmonizará o processo fisiológico em seu sistema.

Tente passar ao menos alguns minutos no jardim, descalço, tocando plantas e árvores com as mãos, porque a terra é a base da vida. Essa é uma maneira simples de conectar-se com a terra.

Particularmente nos dois dias que antecedem a lua nova, a lua cria um certo tipo de inércia, e seu corpo e suas energias estão muito mais conectados com a terra. Nesses dias caminhe descalço e sente-se no chão. Isso traz uma profunda conexão de energia e cria a experiência de ser uma parte da terra.

É bom estar consciente de cada respiração que você faz. Quando você respira, esteja consciente de que está respirando um certo aspecto do planeta. Quando come algo, esteja consciente de que está comendo uma parte do planeta. Quando bebe água, esteja consciente de que está bebendo uma parte deste planeta."


Sadhguru


Clique aqui para adquirir os livros do mestre iogue Sadhguru...





Nenhum comentário: