Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

O Mantra 'OM MANI PADME HUM', por H. P. Blavatsky

"...O mantra OM MANI PADME HUM, quando corretamente compreendido, contém uma alusão a esta indissolúvel união entre o Homem e o Universo, interpretada de sete maneiras diferentes, com a possibilidade de sete distintas aplicações a outros tantos planos de pensamento e ação.  De qualquer ponto de vista que a examinemos, o mantra quer dizer:   “Eu sou o que sou”, “Eu estou em ti e tu estás em mim”, “Oh meu Deus que estás em mim!”. Nesta conjunção e nesta íntima união, o homem bom e puro se converte num deus. De modo consciente ou inconsciente, ele provocará ou inocentemente causará resultados inevitáveis ..." - Elena Petrovna Blavátskaya

"OM – diz o Adepto ariano, o filho da Quinta Raça, que principia e termina com esta sílaba sua saudação ao ser humano e sua invocação às Presenças não-humanas. OM MANI – murmura o Adepto turânio, o descendente da Quarta Raça, acrescentando depois de uma breve pausa – PADME HUM.

Os orientalistas têm traduzido essa famosa invocação por “Oh! A Jóia no Lótus!” Porque embora OM seja uma sílaba consagrada à Divindade, PADME signifique “no lótus” e MANI “pedra preciosa”, ainda assim seu significado simbólico não está com a tradução correta.

Neste mantra, o mais sagrado de todos os do Oriente, não só cada sílaba encerra um poder oculto, capaz de produzir um resultado definido, mas toda a invocação tem sete significados diferentes, com outros tantos efeitos, distintos entre si.

Os sete significados e seus efeitos correspondentes dependem da entonação que se dê ao mantra em conjunto e a cada uma de suas sílabas; e ainda o valor numérico das letras aumenta ou diminui conforme o ritmo que se empregue. O número é subjacente à forma e o número rege o som. O número está na raiz do Universo manifestado: os números e as proporções harmônicas dirigem as primeiras diferenciações da substância homogênea em elementos heterogêneos.

O mantra OM MANI PADME HUM, quando corretamente compreendido, contém uma alusão a esta indissolúvel união entre o Homem e o Universo, interpretada de sete maneiras diferentes, com a possibilidade de sete distintas aplicações a outros tantos planos de pensamento e ação.

De qualquer ponto de vista que a examinemos, o mantra quer dizer: 

“Eu sou o que sou”, “Eu estou em ti e tu estás em mim”, “Oh meu Deus que estás em mim!”. Nesta conjunção e nesta íntima união, o homem bom e puro se converte num deus. De modo consciente ou inconsciente, ele provocará ou inocentemente causará resultados inevitáveis.

No primeiro caso, se for um Iniciado (isto é, um Adepto da Via da Direita), poderá orientar uma corrente benéfica e protetora, e deste modo fazer o bem a indivíduos e até a nações inteiras, e ajudá-los. No segundo caso, embora sem o perceber, o homem bom passa a ser um escudo que dará proteção a todos os que estiverem a seu lado.

O mantra OM MANI PADME HUM tem um poder quase infinito nos lábios de um Adepto, e uma potencialidade quando pronunciado por um homem qualquer. Sejam prudentes todos os que me estiverem lendo. Não usem tais palavras em vão, nem quando estejam dominados pela cólera: aquele que assim o fizer será a primeira vítima, ou o que é pior, exporá a perigos as pessoas a quem ama.

O mantra OM MANI PADME HUM não é composto de seis, mas de sete sílabas, porque a sílaba inicial é dupla, quando corretamente pronunciada: A-UM. Essa sílaba é Atman, o Espírito Superior do homem.

O mantra OM ou AUM, se pronunciada por um homem puro e santo, atrairá e despertará não só as Potestades dos elementos e dos espaços interplanetários como também o próprio Eu Superior, ou Pai interno. 

Articulada corretamente por um homem comum e bondoso, contribuirá para seu fortalecimento moral, sobretudo se entre um e outro AUM, ele meditar intensamente no seu AUM interno e concentrar toda sua atenção na inefável glória. Mas ai de quem profere a sagrada palavra depois de haver cometido um pecado capital! Porque só conseguirá atrair à sua aura impura forças e presenças invisíveis, que de outro modo não poderiam abrir caminho através do Envoltório Divino."


Helena Blavatsky




RELAXE, OUÇA E APRENDA A ENTOAR ESTE LINDO E PODEROSO MANTRA



Nenhum comentário: