Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 30 de abril de 2019

Você é Yogi, Bhogi ou Rogi? (Sadhana: Sai Baba)

Sri Satya Sai Baba

VIII - A Dieta como Sadhana

"16... Para alcançar os quatro objetivos da vida humana - dharma (retidão), artha (prosperidade), kama (preenchimento dos desejos) e moksha (libertação do cativeiro) -, é condição básica ter saúde física e mental.

Doença é o sentimento de desconforto e perturbação por conta da perda de temperamento, harmonia ou equilíbrio que afetam as condições tanto físicas quanto psíquicas. Isto decorre por duas razões: alimentação errada e atividades errôneas (ahara ou vikara). 

É mais sábio previnir doenças que correr atrás de remédios, depois que ela tenha acontecido ou crescido, escapando ao controle.

Yogi é o homem contente, concentrado em Deus.
Bhogi é o homem curtindo prazeres sensuais.
Rogi é o homem cavalgado pela enfermidade.

As pessoas podem viver mais longa e sadiamente se se concentrassem em comer o mínimo. Preces regulares duas vezes ao dia darão força e coragem, que podem aumentar a resistência às doenças. Quando alguém lhe oferece um copo d'água você diz imediatamente obrigado. Muito maior deve ser sua gratidão para Deus, que zela por você e o protege contra todos os perigos que o ameaçam. Toda atividade deve ser dedicada a Deus, o Deus Supremo. Ele então proverá sanidade física e mental..."
____
Fonte: "Sadhana - O Caminho Interior - Os ensinamentos luminosos de SAI BABA", Ed. Nova Era, 4ª Edição, pág. 197 - Imagem: Sri Sathya Sai Baba (web:https://sathyasaibaba.wordpress.com/tag/inward-path/)

NOTA: Sadhana ou Abhyasa é um termo sânscrito (em devanagari: साधनम्) e significa prática espiritual, é a prática diária do Yoga ou do tantra, para levar o praticante à meta do Yoga, (moksha).

Śri Sathya Sai Baba (1926/2011), nome de nascimento Sathyanarayana Raju, nasceu em uma pequena aldeia localizada no Sul da Índia, aproximadamente 170 km ao norte de Bangalore. Era um guru, líder espiritual, místico, filantropo e educador, considerado por muitos como um avatar. 

Nenhum comentário: