Translate

sexta-feira, 19 de abril de 2019

"Epá Babá!": qual o significado da saudação a Oxalá?





A saudação mais popular ao orixá Oxalá é "Oxalá Babá" (Oxalá meu Pai). Mas com certeza você também já ouviu a saudação "Epá Babá" e talvez tenha ficado se perguntando o que quer dizer... bem, vamos lá:
  • Oxalá: orixá criador da Terra, sincretizado com Jesus Cristo, seu nome é composto pela palavras Oxa (Luz) Alá (Branca).
  • Babá: Termo que entra em grande número de palavras, com diferentes significados.  No sentido de pai, compõe o nome de diferentes sacerdotes: Babalorixá; Babaojê; Babalossain; Babalaô, etc.;

A saudação completa, em Yorubá, é essa:
  • Epa Babá, Oxalá Babá!

Etimologia:
  • Epá = “Salve! Exclamação de surpresa, grande admiração pela honrosa presença”
  • Babá = “Pai” 

Epá Babá é a saudação ao orixá Oxalá e significa: “Salve Pai”, “Salve Oxalá”, “Viva o Pai” ou “Olá”, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.

Existe ainda outra interpretação para o nome do orixá maior, Oxalá, que é a grafia de duas palavras homônimas da língua portuguesa de significado diferente. Uma tem origem árabe, da expressão “‘in sha’ allh”, cujo significado é “se Deus quiser”, e que é utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça – nesse sentido, é sinônimo de “tomara” ou “queira Deus”. A outra palavra vem do iorubá Òrìsànlá, nome de um orixá também conhecido como Obatalá. Sincretizado com Jesus Cristo, Oxalá é o maior dos Orixás cultuados na Umbanda.


Epa Babá, Oxalá Babá!

Nenhum comentário: