- Oxalá: Orixá criador da Terra, sincretizado com Jesus Cristo, seu nome é composto pela palavras Oxa (Luz) Alá (Branca).
- Babá: Termo que entra em grande número de palavras, com diferentes significados. No sentido de pai, compõe o nome de diferentes sacerdotes: Babalorixá; Babaojê; Babalossain; Babalaô, etc.;
A saudação completa, em Yorubá, é essa:
- Epa Babá, Oxalá Babá!
Etimologia:
- Epá = “Salve! Exclamação de surpresa, grande admiração pela honrosa presença”
- Babá = “Pai”
Epá Babá é a saudação ao Orixá Oxalá e significa: “Salve Pai”, “Salve Oxalá”, “Viva o Pai” ou “Olá”, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
Existe ainda outra interpretação para o nome do Orixá maior, Oxalá, que é a grafia de duas palavras homônimas da língua portuguesa de significado diferente. Uma tem origem árabe, da expressão “‘in sha’ allh”, cujo significado é “se Deus quiser”, e que é utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça – nesse sentido, é sinônimo de “tomara” ou “queira Deus”. A outra palavra vem do iorubá Òrìsànlá, nome de um Orixá também conhecido como Obatalá. Sincretizado com Jesus Cristo, Oxalá é o maior dos Orixás cultuados na Umbanda.
Epa Babá, Oxalá Babá!
-o-o-o-
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, contribuição, agradecimento, oração ou pedido: