Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Umbanda: 18. O quê são quiumbas? 19. E os mortos?




18. O quê são quiumbas?

São os espíritos de mortos (desencarnados) sem luz ou esclarecimento, escravizados pelos seus próprios sentimentos e vícios, em grande ódio e revolta. São as levas de obsessores existentes no plano astral, que induzem idéias maléficas aos vivos, apreciam fingir que são entidades iluminadas, quando não o são, fato que também os empresta o nome de zombeteiros. Os quiumbas são os executantes da magia negra, vampirismo, obsessão, são os verdadeiros agentes das trevas e das forças do mal.

19. E os mortos?

Não são Orixás, são as almas de pessoas desencarnadas, podendo tornarem-se Guias, Exu ou entidade de linha auxiliar, bem como reencarnar, tudo de acordo com sua elevação espiritual. São chamados também de Eguns e desencarnados. Na verdade a morte não existe, sim uma mudança de estado, na qual o espírito deixa o corpo físico que já não lhe serve mais, e continua sua jornada evolutiva. No espiritismo a forma correta de tratar um morto é por desencarnado, o corpo físico é apenas um cadáver sem vida que irá novamente ser assimilado pela natureza, este sim o morto.

_______

- Esclarecendo dúvidas recebidas por e-mail, a respeito da postagem anterior no tema 'A Umbanda': (17. Umbanda é religião cristã?), Ifá, segundo a mitologia Yoruba, teria sido o primeiro Babalawô (pai dos mistérios) e é confundido com a própria figura de Orunmilá. Ifá é também o nome de um Oráculo dos Yoruba da Nigéria.

Para outros, Orunmilá seria Deus. Na realidade, Deus é conhecido como Olodumaré ou Olorum na mitologia Yoruba, ou ainda Zambi na mitologia Banto e na Umbanda. Segundo a tradição do Candomblé, Orunmilá é um Orixá/Imolê da categoria dos funfun (Orixás brancos).

Um comentário:

Anônimo disse...

ADORO O CREDO UMBANDISTA. NÃO SEI SE ESSE EU TENHO, MAIS , COM CERTEZA USAREI. ALIÁS FAÇO USO DE VÁRIOS POSTS TEU...........SIGO E COPIO SEMPRE OS MELHORES: VC. AXÉ E LUZ BJS DIRCE DE OYÁ