Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 22 de novembro de 2009

A Umbanda: 15 a 17 - O que é Entidade, Pode comer carne, a Umbanda é cristã?




15. Orixá é entidade?

Apesar de ser comum dentre os Umbandistas chamar as entidades de Orixá, não. Um Orixá é energia vinda de uma vibratória cósmica original. Existem sim entidades que trabalham com essas energias, nestas linhas, e são especializadas nelas. São com estas energias que trabalhamos na Umbanda. Assim, mesmo que a entidade se identifique como Oxóssi ou Odé, não é o Orixá em si, mas está se identificando em sua linha vibratória. Isso explica porque pode, por exemplo, em um mesmo trabalho ou simultaneamente em vários locais, haver entidades com o mesmo nome.

16. Existem proibições alimentares a filhos de santo?

Na Umbanda não existem proibições, e sim pequenas restrições. As proibições alimentares relativas a filhos de santo e Orixás são premissas do Candomblé. Por exemplo, dizem que os filhos de Oxalá não devem ingerir azeite-de-dendê. Na Umbanda a restrição é apenas no dia de Trabalho, quando os médiuns não devem ingerir carnes vermelhas, pois a carne vermelha cria excesso de fluidos pesados que ficam no corpo do médium, sendo necessárias verdadeiras limpezas espirituais e físicas, antes da incorporação. Em dias de Gira fica vetada também a relação sexual, tendo em vista uma maior pureza da Aura das pessoas que participam da sessão. A ingestão de bebidas alcólicas também é desaconselhada em dia de sessão no Terreiro; tudo tendo em vista uma incorporação de qualidade e criação de campos energéticos limpos de interferências mundanas durante os trabalhos.

17. Umbanda é religião cristã?

Na Umbanda há a crença em um Deus único e a caridade desinteressada, nos mesmos princípios do Evangelho de amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Jesus, por sua vez, ocupa seu lugar nas preces como o divino coordenador ou mesmo na figura excelsa de Oxalá, sendo Deus, Ifá. Por que, então, não considerá-la cristã?

Imagem: Seo Zé Pilintra

Nenhum comentário: