Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Oração a Preto-velho

Saudação aos Pretos-Velhos  "Adorei às Almas!" "Saravá todos os Pretos e Pretas-velhos de Umbanda!" "Malembe as Almas!"  Defumação para Pretos-Velhos  Colocar no turíbulo, com brasa de carvão vegetal: açúcar cristal, bagaço de cana de açúcar, pó de café, mistura sagrada de quebra demanda. O mais utilizado é a defumação com incensos ou a erva seca, in-natura, de benjoim, alecrim, alfazema e guiné.  Amalá ou entrega para Pretos e Pretas-velhos  7 ou 14 velas branca e preta, tutu de feijão, feijão fradinho, doces naturais como cocada, rapadura, frutas – como banana, cerveja preta ou marafo (cachaça) com mel diluído, (se o médio ou afeitaste não bebe pode também oferecer água mineral), flores brancas, cachimbo, fumo ou cigarro de palha.  A comida pode ser entregue sobre uma folha de planta (folha de bananeira, por exemplo) e a cerveja, ou a bebida escolhida, derramada ao redor do Amalá. Cascas de frutas podem ser utilizadas como coitês, (maracujá, laranja, coco), para evitar a entrega de itens de plásticos, vidros ou ainda latas, desta forma fazendo uma entrega ecologicamente correta, ao preservar a natureza e não agredir o meio-ambiente.  Local da entrega: Na pedreira, ou sobre uma pedra grande e bonita, podendo ser entregue na campina, ao lado de um córrego, rio ou riacho ou clareira no meio da mata, de preferência sempre sobre uma pedra. (não deixe lixo na natureza, faça sua entrega respeitando o meio-ambiente).
Busto do Pai Maneco (Imagem intuitiva por Jimmi) - Photoshop por Ronald Sanson (Rio de Janeiro 2009)


"Preto Velho,
Mensageiro de Oxalá,
Bastão bendito de Zambi,
Obreiro de Obatalá;

Meu pensamento se eleva ao teu Espírito e peço Agô (licença),
Que tuas guias sejam o farol que norteia minha vida,
Que vossa pemba trace o caminho certo que devo seguir,
Que vossas palavras, tão cheias de compreensão e bondade, iluminem minha mente, meu coração e minha alma,
Que teu cajado me ampare em meus tropeços;

Ontem te curvastes aos senhores...
Hoje, ajoelho-me aos teus pés pedindo que intercedas junto a Oxalá por mim, por meus familiares e por todos que neste momento clamam por vós,
Maleme se cometi algum erro, derrame paz sobre meu lar para que eu também possa espalhar a luz divina de Obatalá pelo mundo;

Que o brado de todos os Orixás seja o sinal de vitória sobre todas as demandas de minha vida, protegei-me sempre,
Maleme as santas almas se no passado tropecei,
Malembe também para todos os meus inimigos, para que saiam do negrume da vingança e encontrem no Axé de Oxalá a fonte fecunda, clara do amor e caridade. Assim seja.

Saravá!"
Oração: Ronald Sanson

O Dia de Pretas e Preto-Velho é comemorado em 13 de maio


"Dia 13 de maio é dia de Preto-velho na Umbanda. Dia de comemorar com festa estas entidades que representam velhos negros e negras, Espíritos de antepassados. Velhos escravos que voltam à terra para ajudar as pessoas, e são muito queridos pelos fiéis."

Saudação aos Pretos-Velhos

"Adorei às Almas!"
"Saravá todos os Pretos e Pretas-velhos de Umbanda!"
"Malembe as Almas!"

Defumação para Pretos-Velhos

Colocar no turíbulo, com brasa de carvão vegetal: açúcar cristal, bagaço de cana de açúcar, pó de café, mistura sagrada de quebra demanda. O mais utilizado é a defumação com incensos ou a erva seca, in-natura, de benjoim, alecrim, alfazema e guiné.

Amalá ou entrega para Pretos e Pretas-velhos

7 ou 14 velas branca e preta, tutu de feijão, feijão fradinho, doces naturais como cocada, rapadura, frutas – como banana, cerveja preta ou marafo (cachaça) com mel diluído, (se o médium ou ofertante não bebe pode também oferecer água mineral pura ou café preto adoçado com açúcar mascavo ou cristal), flores brancas, cachimbo, fumo ou cigarro de palha.

A comida pode ser entregue sobre uma folha de planta (folha de bananeira, por exemplo) e a cerveja, ou a bebida escolhida, derramada ao redor do Amalá. Cascas de frutas podem ser utilizadas como coitês, (maracujá, laranja, coco), para evitar a entrega de itens de plásticos, vidros ou ainda latas, desta forma fazendo uma entrega ecologicamente correta, ao preservar a natureza e não agredir o meio-ambiente.

Local da entrega: Na pedreira, ou sobre uma pedra grande e bonita, podendo ser entregue na campina, ao lado de um córrego, rio ou riacho ou clareira no meio da mata, de preferência sempre sobre uma pedra. (não deixe lixo na natureza, faça sua entrega respeitando o meio-ambiente).


Oração antiga, de autoria desconhecida e em domínio público, adaptada em 26 de agosto de 2009 por Ronald Sanson Stresser, Jr
Página atualizada em 13 de maio de 2021 - Imagem: Pai Maneco (Jimmi) - Photoshop: Ronald Sanson (ao reproduzir cite a fonte)


Nenhum comentário: