A Teosofia ensina que qualquer pessoa pode ser altamente espiritualizada, e, possuir grande elevação moral, sem pertencer a nenhuma das religiões em curso atualmente no mundo.
A verdadeira religião, sendo um sentimento íntimo, que nos conforta e guia nas vicissitudes e desfalecimentos da vida, pode ter um culto abstrato e profundo nos recessos misteriosos do ser. Porque Religião é a aspiração constante do espírito humano para o Divino, do ser humano para Deus. E as religiões que conhecemos são apenas métodos particulares apropriados a esta aspiração. Ora, essa aspiração é um sentimento comum a toda a humanidade.
O espirito humano sente-se crucificado na matéria e, por isso anseia dela libertar-se. As religiões apontam apenas caminhos particulares, de acordo com a índole de cada grupo humano, seu grau de civilização, suas tendências, etc. E a Teosofia, sendo uma síntese de todas as religiões, pode facilmente adaptar-se a todos os níveis intelectuais. Assim, o ser humano pode ser verdadeiramente religioso sem pertencer a nenhum credo religioso, nem admitir qualquer dogma ou princípio, porque dogmas, rituais, livros santos e templos, são apenas detalhes secundários que dificilmente conduzem o ser humano à verdadeira espiritualidade.
A Teosofia ensina que o homem é um fragmento da divindade, verdade esta que vem corroborar a afirmação de São Paulo: "Lembra-te que és o templo de Deus; e o espírito de Deus em ti habita".
Em outra epístola o Apóstolo dos gentios disse: "devemos procurar despertar o Cristo que está em nós". É este princípio divino que dormita em todos os seres humanos, que devemos atingir através de uma longa evolução de vidas, e, para fazer aparecer essa divindade em nós, devemos dominar a natureza inferior que é o único domínio tentador que vive no ser humano. A verdadeira religião não deve infundir o temor de imaginárias penas infernais, não deve fanatizar seus crentes procurando incutir em seu espírito dogmas infantis ou absurdos.
O que é essencial em uma religião verdadeira é o conhecimento de si mesmo, para que se possa adquirir o domínio de si mesmo.
A conduta do indivíduo vale mais aos olhos da humanidade do que o seu credo religioso ou suas opiniões filosóficas.
Assim a Teosofia nos ensina a conhecer a natureza humana, a constituição espiritual dos nossos corpos invisíveis, o modo como eles atuam nos mundos superiores, e com este conhecimento o estudante sabe se conduzir na vida.
A religião, tal como é ensinada, geralmente é apenas baseada na fé e na crença, sem o conhecimento prático da natureza humana.
A Teosofia, analisando a alma, penetrando nos meandros sutis do espírito, desvenda ao estudante os horizontes infinitos dos mundos invisíveis.
A Teosofia é a ciência da alma, ciência que nos ensina a verdadeira religião sem dogmas, sem mentiras e sem contradições. Ela se propõe a trazer à humanidade um novo método, simples e prático, de conhecer a Verdade.
E. Nicoll (1932), revisão e adaptação R. Stresser, Jr (2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, contribuição, agradecimento, oração ou pedido: