Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Os benefícios do Alho e seus mais de 100 compostos de enxofre

Conheça os benefícios do alho para sua saúde


Louis Pasteur pesquisou suas propriedades antibacterianas, e vários médicos usaram-no para tratar ferimentos nas duas guerras mundiais. A maioria dos benefícios do alho provém dos mais de 100 compostos de enxofre que ele contém... Crédito da foto: Alho, por Donovan Govan (Creative Commons - CC BY-SA 3.0)"Além do seu uso na culinária, o alho pode te ajudar a prevenir e tratar diversas doenças. Descubra todos os benefícios do alho. (por: Julia Monsores¹)

Os benefícios do alho são conhecidos há milhares de anos. Ainda na Antiguidade, os construtores egípcios consumiam-no para obter força e resistência. 

Louis Pasteur pesquisou suas propriedades antibacterianas, e vários médicos usaram-no para tratar ferimentos nas duas guerras mundiais. A maioria dos benefícios do alho provém dos mais de 100 compostos de enxofre que ele contém.

Quando o bulbo é esmagado ou mastigado, a aliina – um dos compostos sulfúricos – torna-se alicina, a substância química responsável pelo odor e pelos efeitos benéficos do alho. Por sua vez, o cozimento do alho inibe a formação de alicina e elimina algumas das outras substâncias químicas terapêuticas.

Principais benefícios do alho


Tradicionalmente, o alho tem sido usado no tratamento de tudo, desde parasitoses até hemorroidas. Hoje, os pesquisadores estão dando mais ênfase ao seu potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer. O uso abundante de alho na Itália e na Espanha explicaria, em parte, por que esses países apresentam uma incidência tão baixa de endurecimento das artérias (aterosclerose).

Vários estudos sugerem que o alho pode evitar doenças cardíacas de diversas formas. O alho, por exemplo, tornaria menos provável a agregação das plaquetas e a sua aderência às paredes das artérias, reduzindo a chance de um infarto no miocárdio.
Consulte seu médico se você estiver tomando medicamentos para evitar a formação de coágulos sanguíneos ou para baixar a pressão sanguínea. O alho pode intensificar o efeito desses medicamentos.
Há evidências de que o alho dissolve as proteínas formadoras de coágulo, que podem afetar o desenvolvimento da placa aterosclerótica. Além disso, ele reduz discretamente a pressão sanguínea e ajuda a circulação do sangue. Estudos recentes pesquisaram o efeito do alho no colesterol.

Os benefícios do alho na prevenção do câncer


O alho pode ter propriedades contra o câncer. Constatou-se que é especialmente eficaz na prevenção de cânceres digestivos e, possivelmente, de mama e de próstata. Os pesquisadores ainda não têm certeza de como o alho promove esses efeitos benéficos. Alguns mecanismos podem estar envolvidos.

Em primeiro lugar, existe a capacidade do alho de elevar o nível de enzimas que conseguem destoxificar os fatores causadores de câncer. Assim sendo, ele bloqueia a formação de nitritos ligados ao câncer de estômago, sendo proficiente na estimulação do sistema imunológico. Outros alimentos também ajudam na prevenção do câncer, veja quais. As propriedades antioxidantes do alho também são importantes.

Com frequência, ele é eficaz contra micro-organismos infecciosos, como vírus, bactérias e fungos. Isso acontece porque a alicina consegue bloquear as enzimas que dão a esses micro-organismos a sua capacidade de invadir e lesar os tecidos. O alho também se mostrou capaz de inibir fungos responsáveis pelo pé-de-atleta e pela otite externa."
____
Fonte: 1- Reprodução parcial de "Seleções Reader's Digest" (SAÚDE), artigo de Julia Monsores, publicado originalmente em 04/03/2020 - mantidos os links originais por cortesia - Imagem: Crédito da foto: Alho, por Donovan Govan (Creative Commons - CC BY-SA 3.0)

Nenhum comentário: