Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Método para Orar: preparação para Meditar a Palavra



"1. Busque estar com a alma vazia, aberta, sossegada, sem ansiedade, em tranquila expectativa, pois é o Senhor o que vem, em sua Palavra e ao seu encontro.

2. Desde que escolhido o texto e após invocar o Espírito Santo, efetue uma leitura bem vagarosa, com pausas frequentes, pensando que Deus está falando a você, agora, com estas mesmas palavras que você está lendo.

3. Leia desinteressadamente, sem procurar nenhum utilidade, como solução de problemas, doutrinas ou verdades. por exemplo...O Senhor se manifestará livremente, de acordo com os desígnios e projetos que reservou para a sua vida.

Leitura Escutada

4. Enquanto vai lendo vagarosamente, escute a Deus: é o Senhor que está falando de pessoa a pessoa. Estas palavras tão antigas, o Senhor as está pronunciando para você, neste instante. Escute-O com atenção receptiva e serena, sem nenhuma ansiedade.

5. Não pretenda entender intelectualmente o que está escutando; não se esforce tanto sobre o que significa esta frase, ou o quer dizer este versículo, todavia o que o Senhor está querendo dizer a você com estas palavras.

Se algumas expressões não "lhe dizem" muito, ou não as entende, não se sinta perdido nem ansioso, porém siga adiante com calma e liberdade.

Detalhes Práticos

6. Talvez algumas expressões o comovam, despertando em você ressonâncias profundas e desconhecidas. Detenha-se aí mesmo, dê voltas em sua mente e em seu coração, remoendo, ponderando e saboreando essas expressões. Com um lápis as sublinhe, e escreva à margem uma palavra ou uma breve frase que sintetize a impressão que você teve.

7. Quando, na leitura escutada, surgem nomes próprios como Israel, Jacó, Samuel, Moisés...substitua-os pelo seu próprio nome.

8. Se a leitura não "lhe diz" nada, fique tranquilo e em PAZ. Talvez ocorra que essa mesma passagem, lida em outro dia, signifique-lhe muito. Acima da nossa atividade humana está o mistério da graça, o qual, por essência, é imprevisível. A hora de Deus não é a mesma que a nossa. Com as coisas de Deus deve-se ter muita paciência.

9. Não se esforce tanto em captar e aprender rigorosamente o significado doutrinal da Palavra, porém busque meditá-la prazerosamente, no coração, como fazia Maria, passeando-lhe pela mente, deixando-se inundar, interiormente, pelas vibrações e emoções que se desprendem da proximidade de Deus. E "conserve a Palavra", quer dizer "permita que continuem vibrando em seu interior, essas ressonâncias, ao longo do dia".

Salmos

10. Os Salmos não se leem, rezam-se. Anote em seu caderno os Salmos que "lhe dizem" mais, classifique-os conforme variados sentimentos, tais como admiração, gratuidade, compreensão, louvor...

Esforce-se por sentir com toda a alma o significado de cada frase, identificando sua atenção e emoção com o conteúdo das expressões, pronunciando-as com o mesmo tom interior que os salmistas sentiram.

Ponha-se imaginariamente no coração de Jesus Cristo e cuide de sentir o que Ele sentiria ao pronunciar estas mesmas palavras. Com o auxílio do Espírito Santo procure identificar-se com a intenção interior de adoração e assombro e ação de graças do coração de Jesus, no espírito dos Salmos.

Compromisso de Vida

11. Busque questionar sua vida sob a luz da Palavra, aplicando constantemente a Palavra escutada à situação concreta de sua vida, perguntando a cada instante, "o que Deus está me dizendo" nesta frase, para a minha vida, e em que sentido os critérios divinos residentes nesta Palavra interpelam o meu modo de pensar e de atuar; em que aspecto devo mudar, e o "que Jesus faria em meu lugar". Na medida em que sua mente se amolde à mente de Deus, você se tornará discípulo do Senhor.

Se em qualquer instante da leitura escutada sentir em seu coração o impulso de orar, desabafe-se livremente com o Senhor.

12. Resumidamente

  • ler a Palavra lentamente;
  • saboreá-la prazerosamente;
  • meditá-la com o seu coração;
  • aplicá-la diligentemente.

Que a Palavra lhe Seja:

  • lâmpada que alumie o seu caminho;
  • pão que nutra a sua alma;
  • fogo que incandesça o seu fervor;
  • rota que o conduza até a salvação;
  • pulsação que anime o seu espírito;
  • vida que jamais terminará."

____
Fonte: Texto de Frei Ignácio Larrañaga, adaptado por Euro Oscar (reprodução) - Imagem: ph: licença pxhere (CC0)

Nenhum comentário: