Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 13 de junho de 2020

13 frases de Santo Antônio para nos fortalecer na fé

Como sabemos, os Santos são ícones que nos lembram daqueles que foram um grande exemplo de como viver a fé corretamente, por isso, vamos conhecer abaixo alguns pensamentos de Santo Antônio para refletir e colocar em prática, porque "é viva a Palavra quando são as obras que falam".

Como sabemos, os Santos são ícones que nos lembram daqueles que foram um grande exemplo de como viver a fé corretamente, por isso, vamos conhecer abaixo alguns pensamentos de Santo Antônio para refletir e colocar em prática, porque "é viva a Palavra quando são as obras que falam".

Frases e Pensamentos de Santo Antônio


"A vida contemplativa não foi instituída por causa da ativa, mas a vida ativa por causa da contemplativa."

"A fé se compara ao peixe. Assim como o peixe é batido pelas freqüentes ondas do mar, sem que morra com isso, também a fé não se quebra com as adversidades."

"Não é o temor que faz o servo nem é o amor que faz o livre; mas antes o temor é que faz o livre, o amor que faz o servo."

"A paciência é melhor maneira de vencer, é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação."

"A mentira reside na língua, o roubo na mão, as extorsões no coração."

"O insensato, como um asno, ouve somente o som da palavra divina, mas o sábio percebe-lhe a força e leva-a ao coração."

"A soberba, para não ser desprezada, procura encobrir-se na preciosa humildade."

"Usa mais vezes os ouvidos do que a língua."

"O hipócrita se assemelha ao pavão: ao ser provocado pelas crianças, mostra o esplendor das suas penas e, quando faz rodar a cauda, descobre torpemente o traseiro."

"Quando te sorriem prosperidade mundana e prazeres, não te deixes encantar; não te apegues a eles; brandamente entram em nós, mas quando os temos dentro de nós, nos mordem como serpentes."

"Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, que te protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranqüila a tua alma."

"Neste lugar tenebroso, os Santos brilham como as estrelas do firmamento. E como os calçados nos defendem os pés, assim os exemplos dos Santos defendem as nossas almas tornando-nos capazes de esmagar as sugestões do demônio e as seduções do mundo."

"Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa".


Quem foi Santo Antônio de Pádua e Lisboa?


Santo Antônio popularmente conhecido como o "Santo Casamenteiro", é um santo muito importante para a Igreja Católica, porque além de membro da Ordem dos Franciscanos, ele foi contemporâneo de São Francisco de Assis.

Filho de Vicente Martins e Teresa Pais Taveira, ele nasceu no dia 15 de agosto de 1195, em Lisboa, Portugal, e fez sua passagem para o mundo espiritual em 13 de junho de 1231, na cidade de Pádua, na Itália. Se nome de batismo era Fernando Martins de Bulhões.

Dentro da Ordem os Franciscanos, Santo Antônio exerceu o relevante trabalho de ensinar teologia aos monges da ordem, que se iniciavam naquele período, ensinamentos que aprendera quando foi membro da Ordem Agostiniana.

Santo Antônio de Pádua; também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, por ter nascido naquela cidade e ser padroeiro de Portugal,  é muito respeitado por sua inteligência; por vezes foi enviado para tratar diretamente com o Papa Gregório IX assuntos da Ordem, o qual o denominou como: "Arca do Testamento".

Além da admiração que teve em vida, Santo Antônio recebeu duas grandes honrarias: em 1936 foi declarado o Padroeiro de Portugal, e em 1946 o Papa Pio XII o declarou Doutor da Igreja.

Seus restos mortais estão sepultados na Basílica de Santo Antônio de Pádua, em Pádua, Itália. Sua festa é comemorada anualmente no dia 13 de junho, marcando o início dos festejos das Festas Juninas no Brasil, onde, de acordo com o sincretismo religioso de Umbanda, Candomblé e demais religiões de matriz africana, é sincretizado com o Orixá Exú.

Tamanho é o conhecimento de Santo Antônio que seu exemplo de fé, amor a Deus, suas lições e muitos de seus pensamentos se propagam até hoje.



Nenhum comentário: