Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 29 de junho de 2020

"Os trabalhadores da última hora, obreiros do Senhor"

"O Evangelho segundo o Espiritismo" Capítulo XX

Os trabalhadores da última hora: Instruções dos Espíritos: Os obreiros do Senhor 


Imagem de cachos de uva roxa em uma bela videira ilustrando as palavras do "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec: Capítulo XX Os trabalhadores da última hora: Instruções dos Espíritos: Os obreiros do Senhor : 5. Palavras do Espírito de Verdade

"5. Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade.

Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade!

Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado.

Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá: “Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!”

Mas, ai daqueles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão! Clamarão: “Graça! graça!” O Senhor, porém, lhes dirá: “Como implorais graças, vós que não tivestes piedade dos vossos irmãos e que vos negastes a estender-lhes as mãos, que esmagastes o fraco, em vez de o amparardes?

Como suplicais graças, vós que buscastes a vossa recompensa nos gozos da Terra e na satisfação do vosso orgulho? Já recebestes a vossa recompensa, tal qual a quisestes. Nada mais vos cabe pedir; as recompensas celestes são para os que não tenham buscado as recompensas da Terra.”

Deus procede, neste momento, ao censo dos seus servidores fiéis e já marcou com o dedo aqueles cujo devotamento é apenas aparente, a fim de que não usurpem o salário dos servidores animosos, pois aos que não recuarem diante de suas tarefas é que ele vai confiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo.

Cumprir-se-ão estas palavras: “Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no reino dos céus.” – O Espírito de Verdade. (Paris, 1862.)"
____
Fonte: "O Evangelho Segundo o Espiritismo", por Allan Kardec - Imagem gratuita ph/pxhere (CC0)



 


sexta-feira, 26 de junho de 2020

Método para Orar: preparação para Meditar a Palavra



"1. Busque estar com a alma vazia, aberta, sossegada, sem ansiedade, em tranquila expectativa, pois é o Senhor o que vem, em sua Palavra e ao seu encontro.

2. Desde que escolhido o texto e após invocar o Espírito Santo, efetue uma leitura bem vagarosa, com pausas frequentes, pensando que Deus está falando a você, agora, com estas mesmas palavras que você está lendo.

3. Leia desinteressadamente, sem procurar nenhum utilidade, como solução de problemas, doutrinas ou verdades. por exemplo...O Senhor se manifestará livremente, de acordo com os desígnios e projetos que reservou para a sua vida.

Leitura Escutada

4. Enquanto vai lendo vagarosamente, escute a Deus: é o Senhor que está falando de pessoa a pessoa. Estas palavras tão antigas, o Senhor as está pronunciando para você, neste instante. Escute-O com atenção receptiva e serena, sem nenhuma ansiedade.

5. Não pretenda entender intelectualmente o que está escutando; não se esforce tanto sobre o que significa esta frase, ou o quer dizer este versículo, todavia o que o Senhor está querendo dizer a você com estas palavras.

Se algumas expressões não "lhe dizem" muito, ou não as entende, não se sinta perdido nem ansioso, porém siga adiante com calma e liberdade.

Detalhes Práticos

6. Talvez algumas expressões o comovam, despertando em você ressonâncias profundas e desconhecidas. Detenha-se aí mesmo, dê voltas em sua mente e em seu coração, remoendo, ponderando e saboreando essas expressões. Com um lápis as sublinhe, e escreva à margem uma palavra ou uma breve frase que sintetize a impressão que você teve.

7. Quando, na leitura escutada, surgem nomes próprios como Israel, Jacó, Samuel, Moisés...substitua-os pelo seu próprio nome.

8. Se a leitura não "lhe diz" nada, fique tranquilo e em PAZ. Talvez ocorra que essa mesma passagem, lida em outro dia, signifique-lhe muito. Acima da nossa atividade humana está o mistério da graça, o qual, por essência, é imprevisível. A hora de Deus não é a mesma que a nossa. Com as coisas de Deus deve-se ter muita paciência.

9. Não se esforce tanto em captar e aprender rigorosamente o significado doutrinal da Palavra, porém busque meditá-la prazerosamente, no coração, como fazia Maria, passeando-lhe pela mente, deixando-se inundar, interiormente, pelas vibrações e emoções que se desprendem da proximidade de Deus. E "conserve a Palavra", quer dizer "permita que continuem vibrando em seu interior, essas ressonâncias, ao longo do dia".

Salmos

10. Os Salmos não se leem, rezam-se. Anote em seu caderno os Salmos que "lhe dizem" mais, classifique-os conforme variados sentimentos, tais como admiração, gratuidade, compreensão, louvor...

Esforce-se por sentir com toda a alma o significado de cada frase, identificando sua atenção e emoção com o conteúdo das expressões, pronunciando-as com o mesmo tom interior que os salmistas sentiram.

Ponha-se imaginariamente no coração de Jesus Cristo e cuide de sentir o que Ele sentiria ao pronunciar estas mesmas palavras. Com o auxílio do Espírito Santo procure identificar-se com a intenção interior de adoração e assombro e ação de graças do coração de Jesus, no espírito dos Salmos.

Compromisso de Vida

11. Busque questionar sua vida sob a luz da Palavra, aplicando constantemente a Palavra escutada à situação concreta de sua vida, perguntando a cada instante, "o que Deus está me dizendo" nesta frase, para a minha vida, e em que sentido os critérios divinos residentes nesta Palavra interpelam o meu modo de pensar e de atuar; em que aspecto devo mudar, e o "que Jesus faria em meu lugar". Na medida em que sua mente se amolde à mente de Deus, você se tornará discípulo do Senhor.

Se em qualquer instante da leitura escutada sentir em seu coração o impulso de orar, desabafe-se livremente com o Senhor.

12. Resumidamente

  • ler a Palavra lentamente;
  • saboreá-la prazerosamente;
  • meditá-la com o seu coração;
  • aplicá-la diligentemente.

Que a Palavra lhe Seja:

  • lâmpada que alumie o seu caminho;
  • pão que nutra a sua alma;
  • fogo que incandesça o seu fervor;
  • rota que o conduza até a salvação;
  • pulsação que anime o seu espírito;
  • vida que jamais terminará."

____
Fonte: Texto de Frei Ignácio Larrañaga, adaptado por Euro Oscar (reprodução) - Imagem: ph: licença pxhere (CC0)

terça-feira, 23 de junho de 2020

Estamos todos pregados a alguma cruz?



“Todos pendemos de alguma cruz. A paixão de Jesus prossegue na paixão de seus irmãos. Há os crucificados da fome contínua. 

Crucificados da doença, penando anônimos nas camas dos hospitais. Há os crucificados de algum vício secreto e humilhante do qual não conseguem se libertar. 

Crucificados na cor de sua pele discriminada pela sociedade, crucificados em seu sexo, em sua classe, em sua profissão, crucificados no sistema político e social elitista e excludente que não conseguem suplantar e que crucifica diuturnamente as grandes maiorias dos pobres.

Quem nos livrará desta cruz de morte?

Se lutarmos contra toda resignação falsa e fatalismo inibidor, se nos empenharmos na construção de relações que impeçam mais cruzes para os homens, se nos comprometermos na remoção daquelas causas que geram cruzes, se suportarmos corajosamente as cruzes que este compromisso libertador traz, então não estamos pregados em vão na cruz. Esta cruz traz vida e ressurreição para todos os crucificados”.
______
Fonte: 'Via-Sacra da Ressurreição' – Autor: Leonardo Boff - Imagem: Pxhere (CC0)

domingo, 21 de junho de 2020

Programa Espiritual de 63 dias para obter uma Graça (Abílio Diniz)

PROGRAMA ESPIRITUAL



O trecho abaixo foi extraído do meu livro “Novos caminhos, novas escolhas”, de Abílio Diniz

"Você agora vai conhecer um poderoso programa espiritual. Recebeu este nome porque contém 63 afirmações que deverão ser feitas durante nove semanas seguidas. Essas afirmações podem transformar qualquer situação aflitiva em vitória pessoal para você. Peritos espirituais afirmam: se você fizer essas afirmativas durante nove semanas ininterruptas, no final já terá alcançado a graça almejada.

Atenção! Importante: Não ponha em dúvida os conceitos aqui apresentados. Há em nosso espírito todos os recursos de que necessitamos para a solução de nossos problemas. As ideias estão presentes em nosso inconsciente e, quando libertadas pela força da oração, podem nos conduzir ao êxito de qualquer projeto.

Para receber as graças que almeja, faça três coisas:

1. Pergunte a si mesmo: “O que desejo é justo?”. Se puder responder a essa pergunta afirmativamente, faça então a Deus a seguinte oração:

“Senhor, Tu podes todas as coisas, Tu podes conceder-me a graça que tanto almejo. Cria, Senhor, as possibilidades para a realização dos meus desejos. Em nome de Jesus, amém!”

2. Imagine depois firmemente que seu desejo vai se materializar. Crie mentalmente a imagem de seu desejo realizado.

3. Coloque nas mãos de Deus esta questão e siga as orientações do Todo-Poderoso. Pratique a crença e continue a sustentar no pensamento o que idealizou. Faça isso e ficará surpreso com os caminhos estranhos por meio dos quais se materializará seu ideal.

OBSERVAÇÃO

A oração descrita no item 1 deverá ser repetida diariamente, várias vezes, tantas quanto forem possíveis repetir. Aproveite todos os momentos disponíveis para fazê-la. Concentre-se por alguns segundos e repita com fé.

Nas páginas seguintes, você tomará conhecimento do programa espiritual que deverá desenvolver. Leia todas as afirmações de uma vez para gravar seu conteúdo no espírito.

Depois, começando por um domingo:

a) Leia uma de cada vez;
b) Procure memorizar o que leu;
c) Durante todo o dia repita a afirmação a fim de gravá-la no espírito;
d) Afirme depois que acredita na veracidade de suas palavras.

PARA REZAR TODOS OS DIAS DE MANHÃ

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te a paz, a sabedoria, a força. Quero ver hoje o mundo com os olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente. Ver além das aparências Teus filhos como Tu mesmo os vês; não ver senão o bem em cada um. Fecha meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos enchas meu espírito. Que todos quantos a mim se achegarem sintam a Tua presença. Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu Te revele a todos. Senhor, Tu podes todas as coisas. Tu podes conceder-me a graça que tanto almejo. Cria, Senhor, as possibilidades para a realização dos meus desejos. Em nome de Jesus, amém!

AS SETE PRIMEIRAS AFIRMAÇÕES FORAM FEITAS POR JESUS. SÃO AS MAIS SÁBIAS E VERDADEIRAS ATÉ HOJE PRONUNCIADAS. NÃO DUVIDE DELAS.

1º dia — domingo

Se pedires, Deus te dará. Se buscares, Deus te fará encontrar. Se bateres, Deus te abrirá a porta. Pois tudo o que pedes, recebes de Deus. O que buscas, encontra em Deus; e a quem bate, Deus abrirá todas as portas.

2º dia — segunda-feira

Em verdade vos digo… se dois de vós sobre a terra concordarem a respeito de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:19-20

3º dia — terça-feira

Por isso vos digo: tudo quanto pedirdes em oração, crede que o recebereis, e assim será para convosco. Marcos 11:24

4º dia — quarta-feira

Se podes? Tudo é possível àquele que crê. Marcos 9:23

5º dia — quinta-feira

Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40

6º dia — sexta-feira

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. João 14: 13-14

7º dia — sábado

Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será concedido. João 15:7

OBSERVAÇÃO

Fim da 1ª semana: Agradeça a Deus pelas palavras orientadoras, confortadoras e inspiradoras de Cristo. Releia Suas palavras mais uma vez antes que o dia termine.

AS SETE AFIRMAÇÕES SEGUINTES FORAM FEITAS PELOS APÓSTOLOS DE CRISTO, AQUELES QUE CONVIVERAM COM ELE E DELE RECEBERAM A MISSÃO ESPIRITUAL. NÃO DUVIDE DE SUAS PALAVRAS, ELAS SÃO PROFUNDAMENTE VERDADEIRAS.

8º dia — domingo

E esta é a confiança que temos Nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos atenderá. 1 João 5:14

9º dia — segunda-feira

Se algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente sem recriminação, e ser-lhe-á concedida. Peça, porém, com fé e nada duvidando… Não pense o homem que duvida que conseguirá de Deus alguma coisa. Tiago 1:5-7

10º dia — terça-feira

Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31

11º dia — quarta-feira

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13

12º dia — quinta-feira

Sei em quem pus minha confiança e estou certo de que Ele é poderoso para guardar meu depósito até aquele dia. 2 Timóteo 1:12

13º dia — sexta-feira

As coisas que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e que jamais penetraram o coração dos homens são as que Deus preparou para aqueles que O amam. 1 Coríntios 2:9

14º dia — sábado

Porque tudo aquilo que é gerado por Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4

AS AFIRMAÇÕES SEGUINTES FORAM FEITAS POR TEÓLOGOS, PSICÓLOGOS E PESSOAS QUE PASSARAM POR PROFUNDA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL. NÃO DUVIDE DELAS, POIS TÊM O PODER DE ABRIR SEU ESPÍRITO PARA DEUS, POR MEIO DA FÉ.

15º dia — domingo

Ao iniciarmos um empreendimento duvidoso, nossa fé é a única coisa — compreenda bem isso — que assegura seu bom êxito.

16º dia — segunda-feira

Todo problema pode ser solucionado de maneira acertada se fizermos orações afirmativas. As orações afirmativas libertam as forças por intermédio das quais se conseguem os resultados.

17º dia — terça-feira

Quando estiver fazendo sua oração, é importante lembrar que você está tratando com a maior força existente no Universo. A força que criou o próprio Universo — Deus. Ele pode criar os caminhos para a realização dos seus desejos.

18º dia — quarta-feira

O poder da oração é a manifestação da energia. Assim como existem técnicas científicas para a libertação da energia atômica, existem também processos científicos para a libertação da energia espiritual, por meio do mecanismo da oração. Esta afirmativa é uma delas.

19º dia — quinta-feira

A capacidade de ter fé e de utilizá-la para conseguir a libertação da força espiritual que ela proporciona é uma habilidade que, como qualquer outra, deve ser estudada e praticada a fim de se chegar à perfeição.

20º dia — sexta-feira

As atitudes são mais importantes que os fatos. Qualquer fato que enfrentamos, por mais penoso que seja, mesmo que pareça irremediável, não será tão importante quanto nossas atitudes em relação a ele. Por outro lado, a oração e a fé podem modificar ou dominar inteiramente um fato.

21º dia — sábado

Faça uma lista mental de seus valores positivos. Quando encaramos mentalmente esses valores e pensamentos, realçando-os ao máximo, nossas forças interiores começam a firmar-se, com o auxílio de Deus, tirando-nos da derrota para conduzir-nos à vitória.

OBSERVAÇÃO

Fim da 3ª semana. Você já percorreu um terço deste programa de orientação. Agradeça a Deus por isso. Releia as afirmações anteriores e renove seus propósitos de não interromper esta atitude de reavivamento espiritual.

22º dia — domingo

Conceba Deus como uma presença constante ao seu lado: no trabalho, em casa, na rua, no automóvel, sempre perto, como um companheiro muito íntimo. Leve a sério o conselho de Cristo: “Ore sem cessar”, falando com Deus de maneira natural e espontânea. Deus o compreenderá.

23º dia — segunda-feira

O valor básico na física é a força, o fator básico na psicologia é o desejo realizável. A pessoa que pressupõe o êxito tende a alcançá-lo.

24º dia — terça-feira

Não alimente pensamentos negativos durante suas orações, somente os positivos é que dão resultado. Afirme agora: Deus está comigo. Deus está me ouvindo. Ele está providenciando a resposta certa para o pedido que Lhe fiz.

25º dia — quarta-feira

Aprenda hoje o poder da crença no espírito, tendo somente pensamentos positivos. Modifique seus hábitos mentais para crer em vez de descrer. Aprenda a esperar, não a duvidar. Procedendo assim, trará a graça que almeja para o reino das possibilidades.

26º dia — quinta-feira

A pessoa que confia em Deus e em si, a pessoa que é positiva, que cultiva o otimismo e se entrega a uma tarefa com a certeza de que terá êxito magnetiza a sua condição e atrai para si as forças criadoras no Universo.

27º dia — sexta-feira

Há uma profunda tendência para se alcançar o que se imagina e se conserva gravado no espírito, mas é preciso que o objetivo seja justo. Por isso, afaste dos pensamentos as ideias ruins. Nunca aceite que o pior poderá acontecer. Espere sempre o melhor, e o criador espiritual do pensamento, auxiliado por Deus, há de lhe dar o melhor.

28º dia — sábado

O poder da fé faz maravilhas. Você poderá conseguir as coisas mais extraordinárias pelo poder da fé. Por isso, quando pedir a Deus alguma graça, não alimente dúvidas no coração por mais difícil que seja de ser alcançada. Lembre-se de que a fé faz maravilhas.

OBSERVAÇÃO

Fim da 4ª semana. Você já notou a diferença que essas afirmações estão operando em você? Agradeça a Deus por isso e peça-Lhe que continue aperfeiçoando-o cada vez mais.

29º dia — domingo

Lembre-se sempre: a dúvida veda o caminho para a força; a fé abre esse caminho. O poder da fé é tão grande que nada há que Deus não possa fazer por nós, conosco ou por meio de nós, se permitirmos que Ele canalize a Sua força através do nosso espírito.

30º dia — segunda-feira

Repita várias vezes hoje estas três afirmativas: 1. Acredito que Deus está libertando as forças que me darão o que eu desejo. 2. Acredito que estou sendo ouvido por Deus. 3. Acredito que Deus abrirá sempre um caminho onde não existe caminho.

31º dia — terça-feira

O temor é o grande inimigo aniquilador da personalidade humana e a preocupação é a mais sutil e a mais destruidora de todas as doenças. Entregue agora os seus temores e as suas preocupações a Deus Todo-Poderoso. Ele sabe o que fazer com eles.

32º dia — quarta-feira

Se tiveres fé, mesmo que ela seja como um grão de mostarda, a ti nada será impossível. Mateus 17:20 A fé não é uma ilusão nem uma metáfora. Ela é um fato absoluto.

33º dia — quinta-feira

Ter fé não é fazer força para crer. É passar do esforço para a confiança. É mudar a base de sua vida, passando a acreditar em Deus, e não apenas em você.

34º dia — sexta-feira

Diz um ditado popular que devemos ver para crer. Cristo nos ensina, porém, o contrário. Diz Ele que devemos crer para depois ver, isto é, se tivermos fé e sustentarmos na imaginação a realização do que desejamos, logo esse desejo se materializará. Assim, basta crer para ver.

35º dia — sábado

A fé traz os acontecimentos do futuro para o presente. Mas, se Deus demora em atender, é porque Ele tem um propósito: fazer amadurecer mais nossa fibra espiritual por meio da espera ou, então, Ele se demora para fazer um milagre maior. Suas demoras são sempre propositadas.

OBSERVAÇÃO

Fim da 5ª semana. Você passou da metade deste programa. Agora agradeça a Deus por isso e renove seu propósito de não interrompê-lo.

36º dia — domingo

Mantenha sempre a calma. A tensão impede o fluxo da força do pensamento. Seu cérebro não pode funcionar com eficiência sob tensão nervosa. Enfrente os seus problemas com serenidade. Não tente forçar uma resposta. Mantenha o espírito tranquilo e a solução aparecerá.

37º dia — segunda-feira

A medicina tem progredido muito, mas ainda não descobriu remédio nem vacina para nos liberar de nossos temores ou conflitos. Uma compreensão melhor de nosso íntimo e o desenvolvimento da fé em nosso espírito parecem formar a combinação perfeita para um auxílio divino e permanente a qualquer um de nós.

38º dia — terça-feira

Lembre-se de que as afirmativas divinas são verdadeiras leis. Lembre-se também de que as leis espirituais governam todas as coisas. Deus disse através de Cristo: “Tudo é possível àquele que crê”. Esta afirmação é uma lei divina imutável.

39º dia — quarta-feira

Não faça somente pedidos quando orar, afirme também que lhe estão sendo dadas muitas bênçãos e agradeça todas elas. Faça uma oração em intenção de alguém com quem não simpatize ou que o tenha tratado mal. Perdoe depois essa pessoa. O ressentimento é a barreira número um da força espiritual.

40º dia — quinta-feira

Manifeste sempre a sua aquiescência em aceitar a vontade de Deus. Peça o que quiser, mas esteja pronto a aceitar o que Deus lhe der. Talvez seja melhor do que aquilo que você pediu.

41º dia — sexta-feira

No ano 700 a.C., um profeta israelense disse: “Não o soubeste? Não ouviste ainda que o eterno Deus, o Senhor, o Criador de todas as coisas não desfalece, não cansa, nem dorme? A sua compreensão é poderosa. Ele dá força aos fracos e renova a resistência dos que O buscam”.

42º dia — sábado

Há um poder supremo e esse poder é capaz de fazer tudo por você. Não tente vencer seus problemas sozinho. Recorra a Ele e usufrua de Seu auxílio. Se você se sente desgastado, pode recorrer a Ele. Apresente-Lhe, pois, o seu problema e peça uma resposta específica. Ele lhe dará.

OBSERVAÇÃO

Fim da 6ª semana. Que mudanças você já percebeu na sua vida com esse programa? Renove sua fé e seu desejo de concluí-lo.

43º dia — domingo

Diga hoje, várias vezes: “A concretização do que almejo não depende da minha habilidade, mas da fé que sou capaz de depositar na habilidade de Deus, que tudo pode”.

44º dia — segunda-feira

Faça agora a seguinte oração: “Coloco, no dia de hoje, a minha vida, os meus entes queridos e o meu trabalho nas mãos de Deus, e só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus, de onde somente pode advir o bem”.

45º dia — terça-feira

Vá hoje um pouco além da fé, ponha em prática a ideia da presença de Deus. Creia sempre que Deus é real e presente como qualquer pessoa que convive com você. Creia que as soluções que Ele apresenta para seus problemas não têm erros. Creia que você será guiado em suas ações de forma a alcançar o resultado certo.

46º dia — quarta-feira

Diga hoje: “Sei que vou conseguir o que desejo, sei que vou vencer todas as dificuldades, sei que possuo em mim todas as forças criadoras para enfrentar qualquer situação, pairar acima de qualquer derrota, resolver todos os problemas que por acaso haja em minha vida. Essas forças vêm de Deus”.

47º dia — quinta-feira

Aprenda hoje um fator importante: seja qual for a situação que estiver enfrentando, mantenha-se calmo, dê o melhor de si, assuma uma atitude amistosa, na paz de Cristo.

“Deixo-vos a paz, eu vos dou a minha paz, e não se turve o vosso coração nem vos atemorize.” João 14:27

48º dia — sexta-feira

Jesus disse: “Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei… Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”. Mateus 11:28-29

Dirija-se a Ele hoje.

49º dia — sábado

Se você guarda alguma amargura, o remédio mais acertado para ela é o conforto salutar que advém da fé em Deus. Inegavelmente, a receita básica para sua amargura é entregar-se a Deus e dizer a Ele o que lhe oprime o coração. Ele há de tirar de seu espírito o peso do seu sofrimento.

OBSERVAÇÃO

Fim da 7ª semana. Agradeça a Deus por ter chegado até aqui e continue se fortalecendo por meio da oração e destas afirmações inspiradoras.

50º dia — domingo

Um trapezista famoso tentava encorajar um aluno a fazer acrobacias no alto do picadeiro, mas o rapaz não conseguia, pois o medo de cair o travava. Foi então que o veterano lhe deu um conselho extraordinário: “Rapaz, lance seu coração sobre a barra que seu corpo o acompanhará. O coração é o símbolo da atividade criadora. Lance-o sobre a barra”. Do mesmo modo podemos dizer: lance a fé sobre as dificuldades e você poderá vencê-las. Lance a essência espiritual de seu ser sobre os obstáculos que sua parte material o acompanhará. Então, você há de ver que os obstáculos não tinham tanta resistência assim.

51º dia — segunda-feira

De duas coisas você pode ter certeza: 1. Qualquer experiência que nos torture a alma traz a oportunidade de crescermos com ela. 2. A maior parte dos transtornos desta vida está dentro de nós mesmos. Felizmente a solução para eles também está ali, pois o mistério bendito é que Deus também pode habitar dentro de nós.

52º dia — terça-feira

Apodere-se hoje do otimismo, que é o pensamento positivo iluminado. Quando nossa mente está cheia de otimismo, nossas forças naturais recriadoras são estimadas por Deus. O otimismo tem seus alicerces firmados na fé, na expectativa e na esperança. Esteja confiante de que existe uma solução certa para todos os problemas.

53º dia — quarta-feira

Ter problemas não é tão desesperador assim. Desesperador é não ter coragem de lutar contra eles. Homens fortes, capazes de realizar grandes obras, compreendem que os problemas são para a mente, assim como os exercícios são para os músculos. Eles desenvolvem a força necessária para uma vida construtiva e feliz. Agradeça hoje a Deus os problemas que você já conseguiu superar com sua coragem e determinação.

54º dia — quinta-feira

Não fique preso às desilusões do passado. Não permita que elas entristeçam o presente nem atrapalhem o futuro. Diga como um célebre filósofo: “Não vou me preocupar com o passado, vou apenas pensar no futuro, pois é nele que eu pretendo passar o resto da vida”.

55º dia — sexta-feira

Se pretende que suas energias sejam renovadas, deve saber o seguinte: toda energia nova procederá quando entregar sua vida a Deus, quando aprender a viver na companhia de Deus e a falar com Ele de maneira natural e espontânea. Em tais circunstâncias, a oração tem mostrado ser poderosa força reativadora do estímulo e da renovação das energias.

56º dia — sábado

Muita gente que não tinha o costume de orar passou a fazê-lo e descobriu que a oração não é exercício místico, visionário e piegas. A oração pode ser um método prático e científico para estimular a mente e a capacidade criadora. De fato, a oração é o canal espiritual que liga o nosso espírito ao Espírito de Deus. Sua graça então pode fluir livremente para nós.

OBSERVAÇÃO

Fim da 8ª semana. Ao reafirmar, dia após dia, a nossa essência e direcioná-la para o bem, caminhamos para a construção de nossos desejos e de uma vida de reflexão, equilíbrio e paz. Agradeça a Deus por ter chegado até aqui.

57º dia — domingo

De uma coisa você pode ter certeza: jamais conseguirá resultados do coração se não orar. Você jamais aumentará sua fé se não desenvolvê-la e exercitá-la pela oração. Oração, paciência e fé são os três fatores primordiais de uma vida vitoriosa. Deus ouvirá suas preces.

58º dia — segunda-feira

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Deus será encontrado no dia em que O buscarmos de todo o coração. Isso é tão verdadeiro quanto a presença do Sol na Terra. Deus impulsionou as forças que impulsionaram a concretização de seus pedidos.

59º dia — terça-feira

Conquistar a Deus não se faz às pressas. Permanecer muito tempo com Deus é um segredo para conhecê-Lo e fortalecer-se Nele. Deus cede à persistência de uma fé que não se cansa. Dá as mais ricas graças àqueles que, por meio da oração, demonstram seu desejo por elas. Deus criou um caminho onde não existia caminho.

60º dia — quarta-feira

Não se preocupe em pensar que está importunando Deus com seus pedidos constantes. A importunação é a essência da oração eficiente. Insistência não significa repetição incoerente, e sim um trabalho sustentado com esforço diante de Deus. O poder da fé faz maravilhas.

61º dia — quinta-feira

A oração traz sabedoria, alarga e fortalece a mente. O pensamento não é só iluminado na oração, mas o pensamento criador nasce na oração. Podemos aprender a criar muito mais depois de dez minutos de oração do que muitas horas na escola. Você pediu, Deus lhe deu. Você buscou, Deus o fez encontrar.

62º dia — sexta-feira

Deus tudo fez por nós em resposta às nossas orações. Todas as pessoas que conseguiram realizar na vida coisas extraordinárias são unânimes em afirmar que colocaram a oração em primeiro lugar nos seus esforços, que deram ênfase à oração, que se entregaram a ela, tornando-a uma verdadeira tarefa; sujeitando-se a ela, dando-lhe fervor, urgência, perseverança e tempo. O Senhor disse: “Se creres, verás a glória de Deus”.

63º dia — sábado

Em qualquer situação da vida, orar é a melhor coisa que podemos fazer e, para fazê-la bem, precisamos de quietude, tempo e deliberação. Deve haver também em nós o desejo de vencer os obstáculos por meio da oração. O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam. Lembre-se agora das palavras de Jesus: “Tudo é possível àquele que crê”.

CONCLUSÃO

Você acaba de cumprir um poderoso programa espiritual. Recebeu de Deus, por intermédio Dele, a graça que pediu e muitas outras que não pediu. Percebeu e constatou que as afirmações aqui registradas são cheias de poder. Acredite agora que a força que criou o universo continua criando inúmeras coisas e criou também as possibilidades para que seu pedido se materializasse. Agora você sabe que as orações e as afirmações libertam as forças por intermédio das quais se conseguem resultados. Não abandone esses hábitos agora. Reconheça: você ainda tem muito para receber.

EU DOU GRAÇAS A DEUS POR TANTAS GRAÇAS RECEBIDAS

Senhor, No silêncio desta noite que se cala, venho pedir-Te a paz, a serenidade e o aconchego. Quero sonhar hoje com um mundo muito melhor. Ter a clareza de enxergar como será possível alcançar justiça entre Teus filhos e me refazer a ponto de conseguir criar soluções para diminuir as diferenças entre Teus filhos. Me alimentar com Tua graça, Tua energia, Tua sabedoria. Quero acordar amanhã com energia e saúde para fazer a minha parte, e paciência para esperar pela parte que o Senhor vai me dar!

Amém."
____
Fonte: reprodução de trecho do livro “Novos caminhos, novas escolhas”, de Abílio Diniz - Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais - Imagem: Pixabay License - Grátis para reuso

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Rumi: Coletânea de Poemas Sufi

"Vem, 
Te direi em segredo
Aonde leva esta dança.

Vê como as partículas do ar
E os grãos de areia do deserto
Giram desnorteados.

Cada átomo
Feliz ou miserável, 
Gira apaixonado
Em torno do Sol."

- - -

"Ninguém fala para si mesmo em voz alta.
Já que todos somos um,
falemos desse outro modo.

Os pés e as mãos conhecem o desejo da alma
Fechemos pois a boca e conversemos através da alma
Só a alma conhece o destino de tudo, passo a passo.

Vem, se te interessas, posso mostrar-te."

- - -

"Desde que chegaste ao mundo do ser,
uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
depois, te tornaste planta,
e mais tarde, animal.
Como pode isto ser segredo para ti?

Finalmente, foste feito homem,
com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo - um punhado de pó -
vê quão perfeito se tornou!

Quando tiveres cumprido tua jornada,
decerto hás de regressar como anjo;
depois disso, terás terminado de vez com a terra,
e tua estação há de ser o céu."

- - -

"Não durmas,
senta com teus pares

A escuridão oculta a água da vida.
Não te apresses, vasculha o escuro.
Os viajantes noturnos estão plenos de luz;
não te afastes pois da companhia de teus pares."

- - -

"Faltam-te pés para viajar?
Viaja dentro de ti mesmo, 
e reflete, como a mina de rubis,
os raios de Sol para fora de ti.

A viagem conduzirá a teu ser,
transmutará teu pó em ouro puro."

- - -

"Sofreste em excesso
por tua ignorância, 
carregaste teus trapos
para um lado e para outro,
agora fica aqui.

Na verdade, somos uma só alma, tu e eu.
Nos mostramos e nos escondemos tu em mim, eu em ti.
Eis aqui o sentido profundo de minha relação contigo,
Porque não existe, entre tu e eu, nem eu, nem tu."

- - -

"Oh, dia, levanta! Os átomos dançam,
As almas, loucas de êxtase dançam.
A abóbada celeste, por causa deste Ser, dança,
Ao ouvido te direi aonde a leva sua dança."

- - -

"Ontem à noite, confidencialmente, eu disse a um velho sábio:
- Não me esconda nada dos segredos do mundo!
Muito docemente, ele me disse ao ouvido:
- Chut! Podemos compreender, mas não exprimir!"

- - -

"Quero fugir a cem léguas da razão,
Quero da presença do bem e do mal me liberar.
Detrás do véu existe tanta beleza: lá está meu ser.
Quero me enamorar de mim mesmo, ó vós que não sabeis!"

- - -

"Eu soube enfim que o amor está ligado a mim.
E eu agarro esta cabeleira de mil tranças.
Embora ontem à noite eu estivesse bêbado da taça,
Hoje, eu sou tal, que a taça se embebeda de mim."

- - -

"Ele chegou... Chegou aquele que nunca partiu;
Esta água nunca faltou a este riacho
Ele é a substância do almíscar e nós o seu perfume,
Alguma vez se viu o almíscar separado de seu cheiro?"

- - -

"Se busco meu coração, o encontro em teu quintal,
Se busco minha alma, não a vejo a não ser nos cachos de teu cabelo.
Se bebo água, quando estou sedento
Vejo na água o reflexo do teu rosto."

- - -

"Sou medido, ao medir teu amor.
Sou levado, ao levar teu amor.
Não posso comer de dia nem dormir de noite.
Para ser teu amigo
Tornei-me meu próprio inimigo."

- - -

"Teu amor me tirou de mim.
De ti, preciso de ti
Noite e dia, eu queimo por ti.
De ti, preciso de ti."

- - -

"Não posso dormir quando estou contigo
por causa de teu amor.
Não posso dormir quando estou sem ti
por causa de meu pranto e gemidos.
Passo as duas noites acordado
mas, que diferença entre uma e outra!"

- - -

"Não temos nada além do amor.
Não temos antes, princípio nem fim.
A alma grita e geme dentro de nós:
- Louco, é assim o amor.
Colhe-me, colhe-me, colhe-me!"

- - -

"À noite, pedi a um velho sábio
que me contasse todos os segredos do universo.
Ele murmurou lentamente em meu ouvido:
- Isto não se pode dizer, isto se aprende."

- - -

"A fé da religião do Amor é diferente.
A embriaguez do vinho do Amor é diferente.
Tudo que aprendes na escola é diferente.
Tudo que aprendes do Amor é diferente."

- - -

"- Vem ao jardim na primavera, disseste.
- Aqui estão todas as belezas, o vinho e a luz.
Que posso fazer com tudo isso sem ti?
E, se estás aqui, para que preciso disso?"

Jalaluddin Rumi   
agradecimentos a M.Baird

Maulana Jalaladim Maomé (1207/1273), também conhecido como Rumi de Bactro, ou apenas Rumi ou Mevlana, foi um poeta, jurista e teólogo sufi persa do século XIII. Seu nome significa literalmente "Majestade da Religião"; Jalal significa "majestade" e Din significa "religião". Imagem: Rumi, por Chyah (Wikimedia Commons - CC0)

        


terça-feira, 16 de junho de 2020

Sadhguru, sobre Krishnamurti

Jiddu Krishnamurti

"Jiddu Krishnamurti nasceu numa vila chamada Madanapale. Eu estive na casa onde ele nasceu e viveu. Um belo lugar. A casa é mantida hoje como um monumento dedicado a ele. No fim do século 19 e começo do século 20, a teosofia espalhou-se por todo o mundo. Esse movimento foi iniciado por Madame Blavatsky, que era uma mulher muito culta e mística.

Nessa época muitos britânicos e outros europeus, buscadores do misticismo, viajavam à Índia para explorar a vida mística, entre eles estava Max Muller, Paul Brunton e outros. Naquela época era uma aventura, você tinha que viajar a cavalo, tinha que pedir informações a pessoas, encontrar o guru adequado etc.

Madame Blavatsky foi ao Tibete, depois veio à Índia e finalmente estabeleceu a sede mundial da teosofia no Sul do país, em Adyar, e ali o sonho dos teósofos era produzir o ser perfeito. Os teósofos na Índia conseguiram organizar a mais fantástica biblioteca do mundo, onde juntaram todo tipo de livro sobre o ocultismo.

Teósofos como Annie Besant e Leadbeater possuíam um brilhante intelecto, sem dúvida, no entanto não tinham realização interior. Então começaram a procurar um corpo apropriado que seria usado pelo Instrutor do Mundo (Maitreya), e puseram Krishnamurti num treinamento severo para prepara-lo, inclusive com técnicas de meditação, e ele se tornou um fantástico ser humano.

Quando Krishnamurti tinha 27 ou 28 anos, a Sociedade Teosófica decidiu anunciar ao mundo que nele se manifestaria o Instrutor Mundial, que o instrutor perfeito tinha chegado. As pessoas ficaram muito interessadas em Krishnamurti.

Krishnamurti então lhes disse: “Eu não sou o Instrutor do Mundo.” E com isso toda a Sociedade Teosófica desmoronou. Ele teve a coragem, o bom-senso e a sabedoria de dizer: “Eu não sou”. A grande maioria das pessoas diria: “Sou a reencarnação de Buddha, Jesus” e tudo o mais. Mas ele teve o bom-senso de dizer: “Não sou isso que estão tentando me tornar”.

Em seguida abandonou o movimento teosófico e começou a dar palestras, era um brilhante orador. Quando falava, encantava as pessoas. Falava de um modo completamente mágico.
Quando eu tinha 18 anos, alguém me convidou para assistir a algumas de suas palestras em vídeo. Era um grupo de estudos. As pessoas diziam: “Você tem que ler Krishnamurti”. Nos círculos intelectuais da Índia, se você não lesse Krishnamurti, Kirkegaard e Dostoievsky, era considerado uma pessoa sem cérebro. Era a moda.

Às segundas-feiras passavam vídeos de Krishnamurti, liam seus livros. Alguns amigos me convidaram e eu fui. Quando o vi, percebi imediatamente sua integridade, que era notável.

Não li seus livros, apenas assisti aos vídeos. Na verdade eu não tinha tempo de ler as palavras de ninguém. A vida me chamava o tempo todo. Por isso não tinha tempo de ouvir meus pais, meus professores ou Krishnamurti. Então deixei o círculo de estudos e segui minha vida.

Frequentei esse grupo durante cinco segundas-feiras, durante uma hora e meia cada. Depois do vídeo, começavam a discutir seus ensinamentos, e tudo acabava numa grande confusão, porque ninguém entendia o que ele dizia. Ele se recusava a usar qualquer método, qualquer exemplo, qualquer parábola ou história, nada. Apenas análise, dissecação. Isto é chamado Jnana Marga, o caminho do intelecto.

Dos sete bilhões de pessoas desse planeta, se você encontrar dez mil pessoas que têm esse tipo de intelecto cortante e analítico, que pode seguir analisando cada coisa... eu creio que você não vai encontrar dez mil pessoas assim. Talvez você encontre mil pessoas, e essas mil talvez não estejam interessadas no processo espiritual, talvez estejam interessadas em usar seu intelecto em coisas materiais.

Ao redor de Krishnamurti todos podiam sentir que aquele homem era especial, mas ninguém entendia o que ele falava, porque ele se recusava a fazer o papel de guru, ele se recusava a iniciar alguém, se recusava a usar qualquer tipo de método, qualquer tipo de processo.

Ele disse: “De qualquer maneira a iluminação acontecerá”. É verdade. Ela acontecerá, mas talvez após um milhão de vidas. Então, se você tiver pressa, deve ter aquele tipo de intelecto, que é raro. Ou então deve usar seus outros instrumentos, que são o corpo, a energia, as emoções, todas essas coisas. Krishnamurti podia com seu intelecto chegar àquelas verdades, mas ninguém mais podia.

Ele era um fantástico ser humano. Enquanto estava nesse mundo, podia-se sentir a fragrância. Quando se foi, só ficaram os livros, porque não havia um processo vivo.

Um amigo meu disse sobre Krishnamurti: “Quando entrei na sala onde estava dando uma palestra, senti que adentrei um muro de amor. Esse sentimento bateu em minha face”.

As pessoas nunca associam Krishnamurti ao amor. Ele não era um homem que demonstrava seus sentimentos. Era rígido, sério, definitivamente não parecia amoroso, mas era amoroso, absolutamente compassivo. Suas palavras eram como facas: analisavam, dissecavam.

O próprio Krishnamurti não queria que as pessoas se apoiassem nele. Dizia que se se apoiassem ficariam presas. Se houvesse no mundo um milhão de mentes puramente racionais, esse método seria fabuloso para se seguir. Mas nesse mundo as pessoas ainda não estão preparadas para isso. É um belo processo espiritual, mas...

Krishnamurti era como uma flor. Sua fragrância foi sentida enquanto estava neste mundo. Suas palavras são boas se você quiser usa-las como um tipo de exercício intelectual. Se puder entender algo, elas são uteis, brilhantes."
Sadhguru

Jiddu Krishnamurti (11/05/1895 - 17/02/1986), foi um filósofo, escritor, orador e educador indiano. Proferiu discursos que envolveram temas como revolução psicológica, meditação, conhecimento, liberdade, relações humanas, a natureza da mente, a origem do pensamento e a realização de mudanças positivas na sociedade global.

Jaggi Vasudev, o Sadhguru

Sadhguru (03/09/1957), é um iogue, místico e escritor indiano. Fundou a Fundação Isha, uma organização sem fins lucrativos que oferece programas de yoga ao redor do mundo. e envolve-se ativamente em divulgação, educação e iniciativas em prol do meio ambiente e da filosofia de vida iogue.

Doe para continuarmos nossa obra:

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.