Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2019

O Célebre e Milagroso Responsório de Santo Antônio

Amado Santo Antônio, intercedei por nós junto a Deus! Amém

"Entre as diversas orações, invocações e hinos que os fiéis recitam em honra do grande taumaturgo, a fim de obter, pela sua intercessão, uma graça particular, sem dúvida alguma, ocupa o primeiro lugar o "Responsório de Santo Antônio", que se distingue por sua origem e antiguidade, pela sua forma e beleza, e salienta-se especialmente pela sua virtude e sua eficácia admiráveis.

Acha-se no ofício divino, composto por Julião de Spira, a fim de solenizar a festa de Santo Antônio.

O autor, arrebatado com a multidão, variedade e a grandeza dos milagres de Santo Antônio, quis celebrar e perpetuar a memória de seu querido e santo irmão, e, ao mesmo tempo, grave-la profunda e indelevelmente nos corações dos fiéis, impulsionando-os a recorrer a este grande taumaturgo em todas as suas angústias e aflições.

O imortal Pontífice Pio IX dignou-se de enriquecer o Responsório com muitas indulgencias, estimulando assim os filhos da Igreja a rezá-lo frequente e devotamente. 

Não se contam as pessoas de toda idade, estado, posição e dignidade que recitaram com fervor e confiança este Responsório de Santo Antônio e foram milagrosamente por Deus atendidos.

Sigamos o seu exemplo e recorramos sempre, em todas as nossas angustias, ao nosso poderoso protetor, rezando com devoção e fé viva o Responsório:"

"Saiba quem busca milagres
Que os enfermos sara Antônio:
Afugenta o erro, a morte,
Calamidade e demônio.

Prisões e mares lhe cedem,
Saúde e coisas perdidas
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.

Necessidades, perigos
Faz cessar entre os humanos,
Diga-o quem o experimentou
E mormente os paduanos.

Prisões e mares lhe cedem...

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Prisões e mares lhe cedem...

Rogai por nós, bem-aventurado Antônio.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo."

OREMOS

"Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre a vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Antônio, vosso confessor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos.

Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém."

(300 dias de indulgencia uma vez ao dia: plenária no mês)
____
Fonte: Adaptação das páginas 86, 87, 88 e 89 do "Manual de Santo Antonio. Sua vida, seu culto, suas instituições. Por um devoto do Grande Taumaturgo." 5ª edição. 1945. Editora Vozes Ltda., Petrópolis, R. J. Rio de Janeiro - São Paulo. - Imagem: "Santo Antônio de Pádua", pintura de Raphael (c. 1502) Wikimedia Commons / Domínio Público



Nenhum comentário: