Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Sexta-feira 13 ✝︎ Oração para afastar o mal



A crença popular cristã professa que quando um dia 13 sucede numa sexta-feira, é dia de grande azar. 

Há muitas explicações para isso. A mais forte delas seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos. 

Por outro lado, o número 13 costumava ser considerado uma ligação com Deus, daí a quantidade de membros presentes na Santa Ceia.

Outro evento de má sorte relatado pelo cristianismo foi o ocorrido em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Tambem segundo uma ancestral lenda nórdica, relaciona Friga, a deusa do amor e da beleza, com o número 13. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a Deusa foi transformada em bruxa. Como vingança, Friga passou a reunir-se todas as sextas feiras como 11 bruxas e o Diabo, para infernizar a vida dos humanos com pragas e devastações. Assim a sexta feira 13 passou a ser considerado um dia maldito.


O número 13


O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se pela tradição, o mais azarado dos dias.

Na mitologia cristã, Jesus mais os seus 12 apóstolos perfazem o numero 13. E o 13º apóstolo, é tido como sendo Judas, aquele em quem o Diabo entrou e que traiu Jesus. Por isso, comer numa mesa com 13 pessoas, (como aconteceu na última ceia), ou uma sexta feira 13, são eventos e datas relacionados com o número 13, que é um número dito amaldiçoado.


Culturas antigas

Não há nenhuma evidência de que o 13 tenha sido considerado um número de azar pelas culturas antigas. Pelo contrário, muitos povos o consideravam um número sagrado. Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. 

Dessa forma, o número 13 foi assimilado com a morte, mas não com uma conotação negativa, mas como uma gloriosa transformação. Essa ligação com a morte permaneceu e foi distorcida por outras culturas que nutriam o medo da morte e não a viam como algo presente no destino de qualquer vida.
A evidência de que as culturas primitivas reverenciavam o 13 pode ser constatada por meio de vários vestígios arqueológicos, como a Vênus de Laussel, uma estatueta com mais de 27 mil anos encontrada na França, que carrega em suas mãos um chifre em forma de crescente lunar com 13 chanfros.

Outra curiosidade é que, na tradição judaica, o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira e por isso existe uma crença entre os marinheiros ingleses de que zarpar com seus navios na sexta-feira traria má sorte.


As curiosas celebrações da Sexta-feira 13 em Portugal


Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-feira 13. A maior festa acontece no castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada.

Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Nesta festa, as pessoas reúnem-se à volta de uma grande fogueira. Há também um banquete com produtos locais. Em Cavalinhos, Leiria, as mulheres juntam-se num encontro onde os homens não podem participar. A noite é das mulheres, que aproveitam para passarem uma noite com muita adrenalina à mistura. 

Em outras cidades portuguesas, como Braga, Loulé ou Porto, a sexta-feira 13 é celebrada com muita animação e com muitas bruxas participando da festa, numa espécie de "Dia das Bruxas" português. 


Oração para afastar o mal para rezar na sexta-feira 13


"Deus, atendei ao meu pedido, vinde em meu socorro, vinde ajudar-me. Confundidos sejam e envergonhados os que buscam a minha alma. Pelo sagrado poder do Sinal da Cruz ✝︎, protegei-nos nesta sexta-feira 13 e em todos os dias do ano. (✝︎ Fazer o Sinal da Cruz)

Voltem atrás e sejam envergonhados os que me desejam males. Voltem-se logo cheios de confusão os que me dizem com falsidade: "Sim, sim", mas em seu íntimo, em verdade, desejam o meu mal. Senhor, tende piedade de nós!

Que assim seja! Amém!"

____
Fonte: com informações retiradas do folclore popular e da Wikipédia - Imagem: Pixabay (CC0)


Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo o post! Gosto dessa oração!

Só para acrescentar, é bom saber que para o Espiritismo, sexta-feira 13 é considerado um dia tão produtivo quanto qualquer outro, não há de se acreditar em superstições ou crendices, pois a doutrina Espírita não acredita no acaso. O que acontece em datas como a sexta-feira 13 é que a própria pessoa - por conta de folclore popular passado de geração em geração - cria crendice, superstição dentro de si, de forma mental e com isso acaba vibrando negativamente, se prendendo ao passado, imaginando o futuro e deixando de viver o agora.

Por outro lado também existem crendices muito positivas, soube que é bom todo dia 13 orar 13 vezes a Ave Maria para Nossa Senhora de Fátima e pedir seu milagre com fé e carinho, o dia de sua comemoração é 13 de Maio então lembramos dela todo dia 13. Na sexta-feira 13 também podemos orar 13 vezes o Pai Nosso para Santo Antonio, porque o dia dele é 13 de Junho. Além de Fátima, para grande parte dos católicos todo dia 13 também é dia de Santo Antônio!

Já na Umbanda as pessoas costumam fazer seu pedidos para os Pretos e Pretas Velhos. Estes são entidades Entidades de Luz, conhecedores da Magia Divina, da manipulação de ervas...

Sexta-feira 13 pode te trazer muita sorte! Acredite! Somos o que pensamos e - independente do credo - materializamos fora a energia que vibramos dentro de nós. Colhemos o que plantamos! A positividade tem grande poder. Conecte-se com o agora, esqueça as superstições e em seu silencio interior busque a resposta para suas questões e anseios.

Boa sorte pessoal!