Nossa Senhora do Carmo (P. Novelli/1640) |
Desde o século XV, a devoção popular a Nossa Senhora do Carmo está centrada em seu escapulário, também conhecido como escapulário marrom, um sacramental associado às promessas de ajuda feitas por Maria para a salvação do devoto portador.
Segundo a tradição, Maria entregou o escapulário a um carmelita chamado Simão Stock.
A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo foi celebrada, pela primeira vez, na Inglaterra, no final do século XIV. O objetivo era agradecer a Maria pelos benefícios concedidos nos tempos de dificuldades dos primeiros anos da Ordem do Carmo. O poema Flor do Carmelo (Flos Carmeli) aparece como a sequência para esta missa. O dia escolhida foi 17 de julho, entretanto, no continente europeu esta data conflitava com a festa de Aleixo de Roma, o que exigiu uma mudança para o dia 16 de julho, que continua a ser, até hoje, a data da festa de Nossa Senhora do Carmo em toda a Igreja Católica.
Oração a Nossa Senhora do Carmo
Bendita Imaculada Virgem Maria, beleza e glória do Carmelo, vós, que tratais com bondade inteiramente especial aqueles que se vestem com o vosso amantíssimo hábito, volvei sobre mim também um olhar propício, e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção.
Por vosso poder, fortificai a minha fraqueza, por vossa sabedoria esclarecei o meu espírito, em mim aumentai a fé, a esperança e a caridade. Ornai a minha alma com graças e virtudes que a façam cara a vosso divino Filho e a vós.
Assisti-me durante a vida, consolai-me na morte por vossa amável presença, e apresentai-me à augusta Trindade como vosso filho e servo dedicado, para vos louvar e bendizer eternamente.
Amém
____
Fonte: com informações do folclore popular cristão e Wikipédia - Imagem: Pietro Novelli "Nossa Senhora do Carmo e os Santos" (1640)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, contribuição, agradecimento, oração ou pedido: