Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 7 de junho de 2018

A Infância do Mago – por Hermann Hesse no livro 'Minha Vida'

Imagem: Pan and Syrinx, o.s.t. 1637 - by Nicolas Poussin

"Não fui educado somente por meus pais e professores, porém por forças mais elevadas, mais arcanas e misteriosas, entre elas o deus Pan que se encontrava no armário de vidro de meu avô sob o disfarce de pequeno ídolo hindu a dançar.

Essa deidade, bem como outras, interessaram-se por mim durante meus anos de infância e muito antes de eu poder ler e escrever, e me preencheram de imagens e ideias orientais antiquíssimas de modo que mais tarde, sempre que me encontrava com um sábio hindu ou chinês, era como uma reunião, uma volta ao lar. 

E no entanto sou europeu e nasci, na verdade, com o signo de Sagitário em ascensão; por toda a minha vida pratiquei velozmente as virtudes ocidentais da impetuosidade, da cobiça e curiosidade insaciável. 

Por sorte, como a maioria das crianças eu tinha aprendido o que é mais valioso e mais indispensável para a vida, antes de se iniciarem os meus anos na escola, e aprendi porque me ensinaram as macieiras, a chuva e o sol, o rio e as matas, as abelhas e besouros, ensinou-me o deus Pan, ensinou-me o ídolo bailarino na sala de tesouros do meu avô. 

Eu sabia como lidar com o mundo, ligava-me sem medo a animais e estrelas. Achava-me em casa nos pomares e com os peixes na água, e já podia entoar um bom número de canções. Também sabia fazer mágica, habilidade que infelizmente logo esqueci e tive de reaprender com idade bem avançada – e possuía toda a lendária sabedoria da infância."
____

Fonte: Trecho de Infância do Mago – Hermann Hesse no livro Minha Vida

Imagem: Pan and Syrinx, o.s.t. 1637 - by Nicolas Poussin



Nenhum comentário: