Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Oração do Apóstolo Paulo




A Prece do apóstolo Paulo é o primeiro manuscrito do Codex I da Biblioteca de Nag Hammadi  - coleção de textos gnósticos do cristianismo primitivo, descoberta na região do Alto Egito, perto da cidade de Nag Hammadi em 1945.

Embora o texto, assim como nos demais códices, ter sido escrito em cóptico, o título está em grego, que era sua língua original. 

Estão faltando aproximadamente duas linhas no início do texto.

O texto foi claramente escrito por um pseudônimo e não é de autoria do apóstolo Paulo. Ele tem um claro apelo gnóstico ao contrário das epístolas reconhecidamente de Paulo. Muitos especialistas o atribuem como um texto valetiniano por causa de frases típicas como Pleroma e Arconte - o que indicaria que o texto tenha sido composto entre 150 e 300 d.C. 

Especialistas encontraram paralelos com outros trabalhos encontrados nos outros códices em Nag Hammadi, inclusive o Discurso sobre o oitavo e o nono e a Prece de ação de graças (ambos da Hermética), As três estelas de Seth, o Evangelho de Filipe e as Exposições Valentinianas.

Oração

… tua luz, dá-me tua misericórdia, Meu Redentor, redime-me, pois sou teu; aquele que veio de tí.

Tú és minha Mente; cultiva-me!
Tu és meu tesouro: abre-te para mim!
Tu és minha perfeição; leva-me para tí!
Tú és minha confiança; dá-me a Coisa Perfeita que não pode ser apreendida!

Eu te invoco, aquele que é, e que pré-existiu no nome, que é exaltado acima de qualquer outro nome, Jesus Cristo, o Senhor dos Senhores, o Rei dos aeons; dá-me as dádivas, das quais não te arrependas, através do Filho do Homem, do Espírito, do Paráclito da verdade.

Dá-me, através do Evangelista, autoridade quando te pedires; e cura para meu corpo quando te pedires, redime minha eterna alma luminosa e meu espírito revela em minha mente, o Filho-Primeiro do Pleroma da graça!

Concede-me o que nenhum olho de anjo jamais viu, e o que nenhum ouvido de arconte jamais ouviu, e o que não entrou no coração do homem, e que veio para ser angelical, e que foi modelado segundo a imagem do Deus psíquico, quando foi formada no princípio, pois eu tenho fé e esperança.

E coloca sobre mim o teu amado, eleito, e abençoada grandeza, o Filho-Primeiro, o Criado-Primeiro, e o maravilhoso mistério de tua casa; pois teus são o poder e a glória, o louvor e a grandeza, para sempre e sempre.

Amém!
____
Fonte: Com informações de Wikipédia | Nag Hammadi Codex I | Biblioteca de Nag Hammadi - Imagem: Apóstolo São Paulo, por Almeida Júnior  (1850–1899) | Óleo sobre tela, de 1869 | Acervo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária (Itu, São Paulo, Brasil) - Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. (Domínio Público)


Nenhum comentário: