Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 3 de março de 2018

Um mundo melhor: Atitudes cristãs que você pode ter no dia-a-dia




Mudar o mundo sozinho não é possível. Mas, como na história em que um passarinho carrega no bico um pouquinho de agua para apagar o incêndio da floresta, é importante que cada aça a sua parte. E nada traz mais satisfação interior do que contribuir para tornar o lugar em que vivemos mais harmonioso.

Saiba ouvir

Talvez você imagine que não tenha nada a oferecer para o próximo. Pode ser, inclusive, que você também passe por dificuldades. Mas saiba que escutar alguém já é uma forma muito lida de ajudar. Ter uma pessoa para ouvir um desabafo pode ser decisivo para aliviar o corações de quem está aflito. Por mais que a vida seja corrida e difícil, procure ser atenciosa, mostre respeito pelos outros. Essa atitude ajuda a tornar o dia de alguém mais feliz, renovando as esperanças dessa pessoa.

Pratique a caridade

Separe as roupas que não vai usar mais, como aquelas que já não servem mais para seus filhos, e doe a quem precisa. Essas peças serão muito úteis para quem não tem o que vestir. Você pode levar-las ao albergue de sua cidade, depositaram-se-las em caixas de campanha do agasalho ou entrega-las a alguém que bata à sua porta pedindo ajuda.

Mesmo que não tenha algo material para doar, procure contribuir com quem mais necessita, dedicando a essas pessoas parte do seu tempo. Por exemplo, se sua comunidade está organizando uma refeição para pessoas carentes, ainda que não possa contribuir com mantimentos, ofereça-se para ajudar a preparar os alimentos.

Valorize os mais velhos

Quando for possível, faça uma visita a um asilo. Muitos dos idosos que se encontram nessas casas sentem falta de conversar com outras pessoas. Às vezes, as famílias não os visitam com tanta frequência e, além da saudade, sofrem com a dor da solidão. Essas pessoas que atualmente se sentem solitárias e esquecidas, já foram produtivas e contribuíram, cada um a sua forma, com o mundo. Então faça com que se sintam respeitadas e valorizadas, fazendo-lhes uma visitado vez em quando, dando-lhes a oportunidade de serem ouvidos, para que possam contar a história do que representaram no passado.

Respeite a natureza

É incrível e lamentável que, ainda nos dias de hoje, em que tanto se fala sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais, presenciamos uma cena como alguém jogando uma lata de refrigerante pelo vidro do carro. Essa mesma lata é arrastada por correntezas, entope bueiros e, quando há chuvas fortes, contribui para provocar enchentes e alagamentos. Antes de cobrar que as autoridades solucionem esses problemas, devemos fazer a nossa parte. Precisamos, também, explicar aos outros a importância de atitudes como jogar o lixo nos locais adequados e separar o que pode ser reciclado.
__________
Fonte: "Salmos e Anjos" - Editora Alto Astral - n° 106 pg. 8 e 9

Nenhum comentário: