Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 23 de dezembro de 2017

Comemorando o Natal com Oxalá



Da mesma forma que é de costume fazer oferendas para Iemanjá durante a virada do ano, já está enraizada na cultura popular brasileira a celebração de Oxalá nas festas de Natal. 

Oxalá tem poder supremo sobre a Terra e todos os assuntos espirituais do universo, estando presente em toda e qualquer ação, pensamento ou trabalho positivo. 

É o Orixá da paz interior e sua vibração age por todo o corpo em especial na parte psíquica. Seus elementos são a atmosfera, o ar, o céu.

“O Natal começou no coração de Deus. Só está completo quando alcançar o coração do homem.”

Na Umbanda, religião nascida no Brasilapenas mudando o nome, Jesus Cristo é Oxalá. Nela comemoramos o Natal com Oxalá, criando assim um ambiente de boas energias, atraindo a vibração de Oxalá para renovar e fortalecer nossas energias. 

As vibrações que recebemos no dia de Oxalá - 25 de Dezembro - nos limpam de energias indesejáveis, que possam ter nos influenciado durante o ano que se finda, e nos preparam para o Ano Novo que se aproxima. 

É hora de renovar nossas energias, espirituais e psíquicas, nos preparando para as conquistas que vamos alcançar no ano que vai nascer.

Preparando sua casa




O recomendado é na véspera do Natal é preparar sua casa para receber a vibração positiva emanada por Oxalá. 

Para harmonizar o ambiente, o ideal é que antes de começarmos a receber as pessoas, para as comemorações natalinas, incensemos o ambiente. Lembre-se de que um dos presentes recebidos por Jesus em seu nascimento foi o incenso. No mais, queimar incenso é uma das formas mais simples e eficazes de purificar a energia de qualquer local. 

Use aromas agradáveis, leves e suaves, nada com cheiro muito forte que pode até provocar enjoo, crises de espirro ou até dor de cabeça em algumas pessoas. O elemento de Oxalá é o ar, por isso sua vibração flui melhor em lugares com aromas leves; sutis, nada em excesso, para que haja harmonia com a natureza.

A quantidade não importa, o importante é utilizar os elementos certos, sem exagero, e preparar tudo com amor e carinho.

Aromas




Incenso de rosas brancas, benjoim, sândalo branco, mirra, alecrim, alfazema e guiné são alguns dos mais recomendados. eles são compostos por materiais aromáticos, bióticos, que harmonizam perfeitamente com a ocasião; com a vibração de Oxalá. 

O "incenso" refere-se à substância em si, mais do que o cheiro que ela produz. Ele é usado em cerimônias religiosas, rituais de purificação, aromaterapias , meditação, para a criação de um estado de espírito, e para mascarar algum mau odor. O uso do incenso se originou no Antigo Egito, onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para serem usadas em cerimônias religiosas.

Os incensos ajudam a purificar o ambiente, trazendo uma sensação de leveza e paz interior. Veja aqui dicas de incensos e suas propriedades esotéricas.

Outra sugestão, se você puder dispor de um turíbulo ou defumador, é usar alecrim seco para fazer uma defumação em todos os cômodos de sua casa. Além do alecrim: benjoim, arruda, alfazema e guiné também são uma boa pedida. Defume os quatro cantos e o centro de cada ambiente, sempre vindo da parede de trás em direção a porta. 

Comece pelos cômodos do fundo da casa ou apartamento e caminhando para a entrada, onde deve aguardar esfriar e apagar por completo o braseiro e depois despachar no lixo. Se prefere mesmo usar o incenso proceda da mesma forma. Incensar e defumar é a mesma coisa.

Que tal tomar um banho de descarrego?




Você também pode tomar um banho de descarrego de Oxalá. Para fazer o banho use, sempre em número ímpar, qualquer uma das seguintes evas: 

Rosa branca, Guiné, Poejo, Camomila, Chapéu de Couro, Erva de Bicho, Cravo, Coentro, Gerânio Branco, Arruda, Erva Cidreira, Erva de S. João, Alecrim do Mato, Hortelã, Alevante, Boldo (Erva de Oxalá), Folhas de Girassol, Folhas de Bambu, Flores Brancas em geral. 

Uma dica boa, para escolher quais ervas usar em seu banho, é usar dentre as ervas citadas primeiro as que você tiver mais fácil acesso e depois as quais você mais sentir afinidade. Use as ervas sempre em número ímpar (1,3,5,7,9...). Use sempre sua intuição, não tenha dúvidas de que ela é um eficiente canal de comunicação com o mundo espiritual.

No preparo podemos optar por fazer uma infusão, se forem ervas secas, ou macera-las em água se as ervas forem verdes, vai da escolha de cada um. Use sempre água bem limpa, de rio lajeado, fonte natural, mineral, filtrada, da torneira, tanto faz desde que seja cristalina e inodora. Depois de preparar o banho de descarrego, coe, coloque em uma vasilha e reserve. 

Após o banho de asseio, seque o corpo normalmente, em seguida derrame gentilmente o banho de descarrego na parte frontal de seu corpo, do pescoço para baixo e depois deixe secar naturalmente, se quiser pode inclusive já se vestir logo em seguida, mesmo com o corpo molhado pelo banho de descarga.

Amalá, a oferenda para Oxalá




As oferendas para agradar aos Orixás são muito populares no Brasil, e na época do Natal é o momento certo de fazer aquele agrado especial para Oxalá. Na Umbanda essa oferenda é conhecida por Amalá, que é uma entrega de elementos para que o Orixá possa trabalhar em nosso auxílio. Normalmente é ofertada comida, bebida, vela e demais elementos para o Orixá. 

É importante você ter certeza de que está entregando, através no Amalá, os elementos correspondentes ao Orixá. Os elementos entregues criam um campo de força que gera a energia necessária para que os espíritos trabalhem, nos planos espirituais, psíquicos e materiais, em benefício do pedido.

Lembre-se, a quantidade não importa. O importante é entregar os elementos certos e preparar tudo com amor e carinho. Quando acendemos uma vela ao Orixá, nós criamos um campo de força, entrando em sintonia com a energia cósmica do Orixá e espíritos benfazejos que o servem.

Os elementos do Amalá são: 14 velas brancas, água mineral, canjica branca dentro de alguidar de louça branca e flores brancas. O local da entrega, para você deitar seu Amalá, deve ser um lugar bonito e cheio de paz, como uma colina descampada, ou junto de uma entrega para Iemanjá, na praia. 

Para sua segurança, sempre que for fazer uma entrega leve alguém conhecido, para ficar de olho ao redor enquanto você se concentra na sua oferenda. Assim você pode se concentrar melhor e deitar o Amalá com tranquilidade. 

Outra coisa, o Santo recebe a entrega, as velas queimam, as bebidas evaporam, as flores se reintegram à natureza... Não deixe lixo no local em que fizer sua entrega! Quando for escolher os elementos que vai usar use sempre materiais biodegradáveis.

Recebendo Oxalá com velas, flores e uma casa perfumada




Distribua velas brancas na decoração da mesa, para iluminar a ceia e dar um toque mágico ao seu Natal. Use sua criatividade e bole arranjos misturando flores, folhas de pinheiro, galhos, etc. Deixe tudo perfeito para que sua noite de Natal seja de muita Luz. Se desejar usar outras cores de velas veja as dicas aqui.

Sempre é bom colocar um copo ou taça com água ao lado da vela,  como quando acendemos uma vela para nosso Anjo-da-Guarda.  Nunca deixe cigarros ou bebidas alcólicas próximos as velas que você acende dentro da sua casa, assim você evita atrair energias indesejáveis. 

Para manter perfumada sua recepção de Natal, deixando o ambiente leve, receptivo, cheiroso, a dica é utilize aromatizadores. Para a ocasião são recomendadas essências como: aloés, almíscar, lírio, rosa, alecrim ou jasmim, ou ainda novamente os incensos, especialmente nos banheiros. Só não exagere, para não deixar o ambiente com odor muito carregado... Veja aqui quais são os Óleos Essenciais mais populares e suas propriedades místicas.

As flores brancas são perfeitas para a decoração de Natal, pois, além de serem as preferidas de Oxalá, purificam a energia do ambiente, ao tempo que atraem energias espirituais positivas e afastam energias negativas, trazendo ainda mais leveza à sua festa. 

Estando tudo pronto, recite uma oração ao divino pai Oxalá, convidando-o à sua ceia, para que adentre ao seu lar. Peça por proteção e paz em seu Natal, rogue por bençãos sem fim para você,  para sua família e seus entes queridos. Também existe uma tradição, adotada por muitas famílias, e que é do agrado de Oxalá, o de preparar um bolo, para cantar parabéns para Jesus Cristo antes da Ceia de Natal. Axé!

Oração de Natal com Oxalá


"Peço Vossa presença neste Natal! Oxalá abençoa minha casa com equilíbrio e paz. Que todos que visitarem minha casa sintam Sua presença calma e serena. Ilumina este ambiente para que todos que aqui venham sintam-se em harmonia com o Criador. Que assim seja!"

Axé Baba! Êpa Babá! Oxalá Babá!

-o-o-o-



Nenhum comentário: