Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

29 De Outubro :: Santa Anastásia



29 De Outubro: Santa Anastásia, a romana, monja e mártir († séc. IV) 

Nasceu em Roma, de pais nobres, e ficando órfã aos três anos de idade foi levada a um Monastério de mulheres, próximo a Roma, onde a abadessa era uma monja de nome Sofia, uma mulher de vida espiritual de elevado nível. 

Aos dezassete anos a jovem Anastásia, de beleza incomum, já era conhecida pelos cristãos de toda a vizinhança como uma grande asceta, causando admiração aos pagãos. Probo, administrador pagão da cidade, impressionado com sua beleza, enviou soldados com ordem de trazê-la à sua presença. 

A boa abadessa Sofia instruiu Anastásia sobre como perseverar na fé e resistir ao engano adulador e à tortura, ao que a jovem lhe disse: 

«Meu coração está preparado para sofrer por Cristo. Minha alma está pronta para o encontro com meu amado Senhor» 

Comparecendo diante do governador, Anastásia proclamou abertamente sua fé em Cristo, e quando ele tentou dissuadi-la, primeiro com promessas, depois com ameaças, a santa virgem lhe disse: 

«Estou pronta a oferecer minha vida por meu Senhor, não apenas uma vez, mas mil vezes, se assim me fosse possível»

Quando a despiram à força para humilhá-la, Anastásia disse ao juiz: 

«Açoitem-me, firam-me, e batam-me; só assim, meu corpo desnudo será coberto por feridas e minha vergonha será coberta de sangue» 

Assim foi e, por duas vezes, sentindo sede, Anastásia pediu água. Cirilo, um cristão que estava por perto, atendeu seu pedido e lhe trouxe água, pelo que foi abençoado com o martírio, decapitado pelos pagãos. 

O peito e a língua da santa foram cortados, e um anjo do Senhor apareceu-lhe e mantinha-a de pé. Fora da cidade, Anastásia foi finalmente decapitada pela espada. A bem-aventurada Sofia, encontrando mais tarde o seu corpo, providenciou-lhe uma digna sepultura. Anastásia recebeu assim a coroa do martírio sob o imperador Décio (249-251 d. C.).

Nenhum comentário: