Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 18 de outubro de 2014

São Lucas Evangelista, história e oração

Oração  "Glorioso São Lucas,  que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo  para escrever seu santo Evangelho,  rogai por todos nós,  para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes seguidores de Cristo.  Santo evangelista,  intercedei por nós."
São Lucas, rogai por nós!


São Lucas nasceu, provavelmente, em Antioquia da Síria. Foi amigo e companheiro de São Paulo, apóstolo, na tarefa da propagação do Evangelho de Jesus Cristo. Toda a sua ciência médica e literária colocou à disposição do grande apóstolo. Entregou-lhe a sua pessoa e seguiu-o por toda a parte. 

Pertencente a uma família pagã, Lucas converteu-se ao cristianismo. Segundo São Paulo, era médico: 
“Saúdam-vos, Lucas, o médico amado e Demas” (Colossenses 4,14)
A Tradição assinala que Lucas foi também pintor. Recebeu, indubitavelmente, uma excelente educação em geral, o que se deduz também pela qualidade do grego que emprega em seus escritos, muito mais puro e correto que o que usam os demais escritores do Novo Testamento. 

Lucas, entretanto, é mais conhecido como aquele que escreveu o terceiro Evangelho. Segundo a tradição, escreveu o seu Evangelho por volta do ano 70. É o mais teólogo dos evangelistas sinóticos (Mateus, Marcos). Ele apresenta-nos uma visão completa do mistério da vida, da morte e da ressurreição de Cristo. 

Embora escrevesse mais para os gregos do que para os judeus, o seu Evangelho dirige-se a todos os homens. Mostra, com isto, que a salvação que Jesus de Nazaré veio trazer dirige-se a todos os homens. É uma mensagem universal: 

“o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido”(Lucas 19,10)


De acordo com ele, Jesus é o amigo dos pecadores; é o consolador dos que sofrem. A vinda de Jesus é causa de grande alegria. O Evangelho de Lucas propõe-se como regra de vida não somente para a pessoa em si, mas para toda a comunidade. Daí o seu cunho social. Nele se cumpriu a máxima de Jesus: 
“bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”
Oração

"Glorioso São Lucas, 
que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo 
para escrever seu santo Evangelho, 
rogai por todos nós, 
para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras
e confiantes seguidores de Cristo. 
Santo evangelista, 
intercedei por nós."

Devoção 

Escrever um dos Santos Evangelhos de Nosso Senhor.

Padroeiro 

Artesãos, escultores, médicos cirurgiões

Outros Santos do dia 18 de outubro

Outros santos do dia: Asclepíades, Atenodoro (bispo); Justo, João de Já Lande, Lúcio e Vitórico (Márts); Julião (er); Jacó (diác); Artêmio e Honesta, Teca e Trifónia.

Nenhum comentário: