Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Seo Ogum Megê

Seo Ogum Megê é guardião das cercanias da calunga pequena (Cemitério) e do entorno de qualquer lugar aonde há pessoas enterradas. Este Ogum, que trabalha na Linha das Almas, é poderoso no desmanche de trabalhos de magia, bem como, quando para o bem, na feitura dos mesmos.  Ogum Megê é muito evocado nas desobsessões e também revela-se grande curandeiro. Estas qualidades do Guerreiro Ogum Megê devem-se ao fato de que gira no astral em perfeita harmonia com seu Abaluiaiê, qualidade que lhe atribuí o Axé de Omulú somado ao Axé de Ogum. Este poder, com licença de Yansã, lhe confere amplo domínio sobre os eguns (espíritos dos desencarnados).  Seo Ogum Megê é também forte aliado povo Megê, africano, e trabalha como fiel escudeiro das maravilhosas entidades na Umbanda que são os Pretos-Velhos.


Ogum é um dos 7 Orixás, cultuado nas religiões de Umbanda e Candomblé; corresponde a São Jorge, Santo Católico, no sincretismo religioso. Seu dia é 23 de abril.

Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução. O campo de atuação psicológica de Ogum é a linha divisória entre a razão e a emoção. 

Sua Coroa é regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos e dos seres em todos os sentidos.

Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ogum é o ferreiro dos Orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um Orixá valente, traz na espada tudo o que busca.

Ogum Megê é um desdobramento do Orixá Ogum, é falangeiro deste Orixá, juntamente com: Ogum Beira-Mar, Ogum Rompe-Mato, Ogum Naruê, Ogum Yara, Ogum Dilê e Ogum Matinata, dentre outros.

Seo Ogum Megê é guardião das cercanias da calunga pequena (Cemitério) e do entorno de qualquer lugar aonde há pessoas enterradas. Este Ogum, que trabalha na Linha das Almas, é poderoso no desmanche de trabalhos de magia, bem como, quando para o bem, na feitura dos mesmos.

Ogum Megê é muito evocado nas desobsessões e também revela-se grande curandeiro. Estas qualidades do Guerreiro Ogum Megê devem-se ao fato de que gira no astral em perfeita harmonia com seu Abaluiaiê, qualidade que lhe atribuí o Axé de Omulú somado ao Axé de Ogum. Este poder, com licença de Yansã, lhe confere amplo domínio sobre os eguns (espíritos dos desencarnados).

Seo Ogum Megê é também forte aliado povo Megê, africano, e trabalha como fiel escudeiro das maravilhosas entidades na Umbanda que são os Pretos-Velhos. Saravá Seo Ogum Megê, obrigado pela vitória de ontem, hoje e sempre! Ogunhê!

Saravá!
Ronald Sanson (abril/2010)

Acessado em: 14 de abril de 2010 e 23 de abril de 2021


13 comentários:

Serafina Flores disse...

oi! com licença...:) uma curiosidade, Sr Ogum Megê tem um pouco a ver com o arquétipo de São Miguel Arcanjo?

saravá!
abçs
cristiane

Ronald Stresser disse...

Saravá Serafina!

Acho que tem a ver mesmo com o arquétipo de São Jorge, no caso da entidade chefe da falange (Caboclo Ogum Megê) é um índio brasileiro que vem na força de Ogum.

São Miguel Arcanjo se encaixa na mesma vibração cósmica, na linha de Ogum.

Trabalham todos juntos no astral e aqui na Terra, com toda certeza.

Axé!

Serafina Flores disse...

gracias! :)
axé!

Paulo disse...

Bom Dia, gostaria de saber se o que o senhor escreveu sobre este ogun na umbanda tambem vale no candonblé?

Axé.

Ronald Stresser disse...

Vale para Umbanda, Candomblé, Quimbanda... seja qual for a religião... Ogum Megê é o mesmo e as diferenças são apenas superficiais.

Aliás aproveito o ensejo, vibrado pelo próprio Sr. Megê, para reafirmar que somos todos irmãos e irmãs de jornada, só existe um Deus supremo.

Quem prega a diferença entre as religiões são os homens e não os Espíritos. O mundo espiritual é um só!

Saravá! Ogum-Hê!

Anônimo disse...

saravar ogum, sou seu filho de fé e quando eu preciso você esta sempre la pra me ajudar a pular obstaculos e vencer bareiras em minha vida, sou seu filho, filho de ogum mege nunca esta sozinho....
salve ogum mege e muito axé.

Anônimo disse...

ola quero saber medero na umbanda o nome de ogum mege e no candomble de ogum de ronda poderia me responde porque?

Anônimo disse...

Boa noite eu tenho minha vó ela è espirita des do fentri ela me contou q quando era pequeno os espirito deixou uma escrita no caderno dizendo q eu sou filho de ogum mege e só hoje ela me contou e comesei pesquisa e medentifiquei muito mesmo com as hitorias sao muito iteressantes

Anônimo disse...

Trabalho com meu caboclo ogum mege da calunga ele ja fez curas pois ele e poderoso assim como os demais de sua grandiosa falange

Amilton gomes disse...

Ogunhe ogun mege .meu protetor

Mauro Peito Judicial disse...

São tantas vitórias com Ogum mege e toda falange, que chego a me emocionar, só de pensar, Amo meu Ogum mege e toda falange.

Marcia Ubiratan disse...

Sarava Ogum Mege

Marcia Ubiratan disse...

Salve Senhor Ogum Medeiros, toda vitória dedicada a fé e trabalho do universo