Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Salmo LXXVII: “Será que Deus mudou?”

Salmo 77: "1. Levanto a Deus a minha voz; a Deus levanto a minha voz, para que ele me ouça.  2. No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha alma recusa ser consolada.  3. Lembro-me de Deus, e me lamento; queixo-me, e o meu espírito desfalece.  4. Conservas vigilantes os meus olhos; estou tão perturbado que não posso falar.  5. Considero os dias da antigüidade, os anos dos tempos passados.  6. De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito.  7. Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?  8. Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações?  9. Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias?  10. E eu digo: Isto é minha enfermidade; acaso se mudou a destra do Altíssimo?  11. Recordarei os feitos do Senhor; sim, me lembrarei das tuas maravilhas da antigüidade.  12. Meditarei também em todas as tuas obras, e ponderarei os teus feitos poderosos.  13. O teu caminho, ó Deus, é em santidade; que deus é grande como o nosso Deus?  14. Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu tens feito notória a tua força entre os povos.  15. Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.  16. As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.  17. As nuvens desfizeram-se em água; os céus retumbaram; as tuas flechas também correram de uma para outra parte.  18. A voz do teu trovão estava no redemoinho; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.  19. Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não foram conhecidas.  20. Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão."

Leia, ore, medite e recite o Salmo 77 para atrair o equilíbrio entre corpo e espírito, alcançar a sabedoria e descobrir a sua verdadeira vocação. No versículo 13, o salmista resolve se afastar de sua dor, e transferir o foco para as obras e milagres de Deus. Ao questionar “que deus é tão grande como o nosso Deus?”, Asafe se lembra que nenhum outro deus pode ser comparado ao Altíssimo.

O Salmo 77 mostra que é possível, ao reconhecer a necessidade de Deus, correr para Ele e não ser saciado ou consolado, simplesmente porque o indivíduo recusou-se deixar consolar-se por Ele (vs. 1-2). Dessa forma, palavras de conforto, por melhores que sejam, podem não surtir efeito algum ao que se recusa ser consolado, ainda que seja pelo próprio Deus. Asafe não desistiu, pelo contrário, ele permitiu que o seu espírito fosse elevado a Deus e sua mente se concentrasse nos santos caminhos do Senhor. Ele reviveu a redenção como um ato miraculoso de Deus depois de considerar os milagres que Deus já fez (vs. 3-15). 

O Salmo Setenta e Sete é muito indicado para combater a falta ou mesmo o excesso de religiosidade — atrair o equilíbrio entre corpo e espírito; evitar invasão de privacidade, desrespeito à vida alheia, usar os conhecimentos da fé para explorar os outros.

É um salmo especial para o equilíbrio mental e físico. Historicamente ele também é muito usado como apelo, nos casos de epidemias, doenças transmitidas por animais, insetos, vírus ou problemas decorrentes de má alimentação e falta de vontade. É um clamor poderoso para quem sonha com uma velhice feliz. Porque a força deste salmo está na certeza de que Deus ouve, e, de acordo com a necessidade de cada um, age através de Sua Providência Divina.

Ao ler o salmo medite sobre a grandeza de Deus e Seu poder, reflita a respeito dos milagres e bênçãos que diariamente o Senhor opera na vida de todos, e como a proteção divina é maravilhosa. Agradeça ao Senhor por nunca deixar você só. Mesmo que possa não parecer, Ele está sempre conosco e jamais nos abandona.

Em oração junto com o Salmo 77, clamamos a Deus para que Ele nos alivie em nossas aflições e traga novos tempos delas, saúde, prosperidade e alegria.


Salmo 77:  Salmo de Asafe ao regente do coro — para confissão


1. Levanto a Deus a minha voz; a Deus levanto a minha voz, para que ele me ouça.

2. No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha alma recusa ser consolada.

3. Lembro-me de Deus, e me lamento; queixo-me, e o meu espírito desfalece.

4. Conservas vigilantes os meus olhos; estou tão perturbado que não posso falar.

5. Considero os dias da antigüidade, os anos dos tempos passados.

6. De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito.

7. Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?

8. Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações?

9. Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias?

10. E eu digo: Isto é minha enfermidade; acaso se mudou a destra do Altíssimo?

11. Recordarei os feitos do Senhor; sim, me lembrarei das tuas maravilhas da antigüidade.

12. Meditarei também em todas as tuas obras, e ponderarei os teus feitos poderosos.

13. O teu caminho, ó Deus, é em santidade; que deus é grande como o nosso Deus?

14. Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu tens feito notória a tua força entre os povos.

15. Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.

16. As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.

17. As nuvens desfizeram-se em água; os céus retumbaram; as tuas flechas também correram de uma para outra parte.

18. A voz do teu trovão estava no redemoinho; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.

19. Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não foram conhecidas.

20. Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.







Nenhum comentário: