Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 25 de dezembro de 2021

Como Praticar a Meditação com o Mantra Mental 'SoHam'?

Praticando: a meditação em SoHam (repetindo 'So' ao inspirar e 'Ham' ao expirar) pode ser combinada com vantagem com Shámbhavi Mudrá (que é fechar os olhos e dirigi-los gentilmente ao ponto entre as sobrancelhas), como recomenda o próprio Swami Sivananda.   Ou ainda poderá combinar a repetição do mantra composto 'SoHam Hamsah – Hamsah SoHam' com Shámbhavi. Inicie com 10 minutos diários, e depois de alguns meses de prática poderá aumentar vagarosamente o tempo de meditação, tendo o cuidado de descansar ao sentir-se fatigado. O cérebro será refrescado e a força mental ficará concentrada em Ajna Chakra (o ponto de energia entre as sobrancelhas)

SoHam significa 'Eu sou Ele' ou 'Eu Sou Brahman' (Eu Sou Deus). 'Sah' significa 'Ele'. 'Aham' significa 'Eu'. Este é o maior de todos os Mantras. Este é o Mantra dos Paramahamsa Sannyasins. Este é um Abheda-Bodha-Vakya que significa a identidade da alma individual com a Alma Universal.

Meditação em 'SoHam/SoHum' é o mesmo que meditação em 'OM'. Alguns repetem um mantra composto 'Hamsah Soham – Soham Hamsah'. Diga: 'Não sou este corpo, mente ou Prana. Sou o Absoluto, Sou o Absoluto - So Ham, So Ham!'

Repita este Mantra mentalmente¹. Sinta em seu coração que você é a Alma Universal. Apenas então todos os benefícios da repetição deste Mantra serão percebidos por você. A mera repetição mecânica não vai ajudar muito. Ela tem alguns benefícios, mas os benefícios máximos só podem ser percebidos com o sentimento.

Destrua todas as falsas impressões, as falsas imaginações, todas as fraquezas, todas as superstições e todos os medos vãos. Ainda que esteja nas mandíbulas de um tigre, ruja poderosamente 'So Ham, So Ham, So Ham, não sou este corpo!' mesmo que não tenha nada para comer, mesmo se estiver desempregado, diga com grande força e poder, 'So Ham, So Ham'.

É a ignorância que lhe trouxe as limitações através da identificação com o corpo. Penetre o véu da ignorância. Descanse em sua natureza essencial Satchidananda através da força da meditação no mantra So Ham!

A alma individual repete este mantra 21.600 vezes por dia. Mesmo durante o sono a repetição de So Ham continua por si mesma. Observe a respiração com cuidado e saberá. Quando inala, o som 'So' é produzido. Quando exala, 'Ham' é produzido. Repita 'So' mentalmente quando inala, 'Ham' mentalmente quando exala. Pratique isto duas horas de manhã e à noite. Você deve praticar esta meditação 24 horas por dia quando avançar no caminho espiritual (Sadhana). Não haverá necessidade de dormir (inconscientemente).

A repetição do mantra composto 'Hamsah So Ham – So Ham Hamsah', cria uma impressão profunda. O famoso Sri Sheshadri Swami de Tiruvannamalai (que foi contemporâneo de Sri Rámana Maharshi) costumava repetir este mantra composto. Quando andava pelas ruas e pelo comércio da cidade, ele repetia este mantra. Meditava neste mantra composto. A repetição de 'Hamsah Soham – Soham Hamsah', dá mais força. Isso intensifica a força do Mantra.

No começo de sua prática, simplesmente observe a respiração de vez em quando. Medite durante uma hora num quarto fechado em SoHam. Você pode observar a respiração com a repetição silenciosa de Soham enquanto está sentado, em pé, comendo, conversando, tomando banho etc. Este é um método fácil de concentração.

SoHam é a respiração da vida. Se você se concentra na respiração, notará que ela gradualmente se torna muito, muito vagarosa e a concentração se torna profunda. A mente se tornará muito calma. Você sentirá gozo. Ao final se tornará um com o Eu Supremo.”


Swami Sivananda

-o-o-o-o-

1- Praticando: a meditação em SoHam (repetindo 'So' ao inspirar e 'Ham' ao expirar) pode ser combinada com vantagem com Shámbhavi Mudrá (que é fechar os olhos e dirigi-los gentilmente ao ponto entre as sobrancelhas - conhecido como 'terceiro olho' ou 'terceira visão'), como recomenda o próprio Swami Sivananda. 

Ou ainda poderá combinar a repetição do mantra composto 'SoHam Hamsah – Hamsah SoHam' com Shámbhavi. Inicie com 10 minutos diários, e depois de alguns meses de prática poderá aumentar vagarosamente o tempo de meditação, tendo o cuidado de descansar ao sentir-se fatigado. O cérebro será refrescado e a força mental ficará concentrada em Ajna Chakra (o chacra entre as sobrancelhas).

-o-o-o-o-





Nenhum comentário: