Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 25 de outubro de 2014

25 de Outubro: Santos Marciano e Martírio

25 de Outubro: Santos Marciano e Martírio, mártires († 358)




Os Santos Mártires Marciano e Martírio serviam na Catedral de Constantinopla como leitor e sub-diácono, respectivamente. Ocupavam-se ainda das tarefas de notário e secretário do Patriarca de Constantinopla, Paulo, o Confessor, nos anos do imperador ariano Constantino (337-349). 

Os Santos receberam uma excelente educação e eram exímios defensores da fé ortodoxa. Quando o Patriarca Paulo de Constantinopla não aceitou estar de acordo com os arianos, foi exilado pelo imperador na Armênia onde foi afogado pelos arianos daquela região. 

Então, Marciano e Martírio seguiram ainda com maior firmeza sua fé na doutrina ortodoxa, tendo sempre em mente as palavras do Senhor: 
«Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos»  (Jo 8,31)
Marciano e Martírio provaram na própria carne o que fora dito pelo Senhor quando foram presos e torturados por ordem do imperador e, tendo perseverado com firmeza na fé, foram martirizados pela espada. 

Seus corpos foram reverentemente sepultados por cristãos da região. Mais tarde, por um decreto do santo Arcebispo de Constantinopla, João Crisóstomo, as relíquias dos santos mártires foram transferidas para uma igreja construída especialmente para isto.

Como bons discípulos de Cristo, Senhor nosso, a proposta para hoje é abrir o Evangelho, aleatoriamente e ler a passagem bíblica que surgir à nossa frente, meditando o texto com atenção de estas escrituras um recado direto de Deus para nós. Faça sua oração particular pedindo ao Espírito e esclarecimento através das palavras do Senhor e a intercessão de São Marciano e Martírio, para que roguem por nós junto a Deus.

Nenhum comentário: