Translate this blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quem são os 7 Arcanjos?

Os Arcanjos aparecem em várias religiões, dentre elas as principais: judaísmo, cristianismo e islamo.


Arcanjos, significado

O nome de arcanjo vem do grego arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e aggelos, que quer dizer "mensageiro".

Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel.

Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo”. Quanto a Gabriel, tradicionalmente também se presume que seja um arcanjo, não havendo no entanto referências sólidas a respeito. Relativamente a Rafael, este se descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhor, classe de seres mencionada também no Apocalipse.

A referencia a “Arcanjo”, na Bíblia

Na Bíblia, encontram-se apenas duas referências aos Arcanjos, no singular, conforme abaixo (Bíblia de Jerusalém):

"Quando o Senhor, ao sinal dado, à voz do arcanjo e ao som da trombeta divina, descer do céu, então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro." ~Tessalonicenses 4:16

"E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: O Senhor te repreenda!" ~Judas 9

Nomes dos Arcanjos

Os arcanjos mais conhecidos são: Arcanjo Miguel, Arcanjo Rafael e Arcanjo Gabriel por seres os mais citados na Bíblia, no entanto existem mais Arcanjos.

Arcanjo Miguel

Miguel significa “Quem é como Deus”. Miguel é o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica. É o arcanjo do arrependimentos e da Justiça, e que venceu as forças do mal. Miguel é referido no livro do Apocalipse na luta contra o dragão.

Oração

Príncipe Guardião e Guerreiro
defendei-me e protegei-me com Vossa espada,
não permiti que nenhum mal me atinja.
Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes,
contra quaisquer ato de violência.
Livrai-me de pessoas negativas.

Espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção
em meu lar, meus filhos e familiares.
Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.
Trazei a paz e a harmonia.

Que assim seja.


Arcanjo Gabriel
Os Selos dos Sete Arcanjos na Magia

Gabriel significa “Força de Deus”. É o anjo mensageiro de Deus. Vem mencionado várias vezes na Bíblia sempre como mensageiro de boas notícias. 

É encarregado de resgatar todos os seus protegidos na Terra, para após a morte, encaminhá-los aos céus. Foi o Arcanjo Gabriel que apareceu a Maria e lhe anunciou que estava à espera do filho de Deus. Ele simboliza a revelação, a anunciação e a esperança.

Oração

Portador das boas novas, das mudanças,
da sabedoria e da inteligência. Arcanjo da Anunciação, trazei todos os dias mensagens boas e otimistas.

Fazei com que eu também seja um mensageiro, proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo.
Concedei-me o alcance de meus objetivos.

Que assim seja.

O Arcanjo Rafael

O seu nome significa “Deus Cura. Este Arcanjo tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes, é o guardião da saúde. Rafael é apenas mencionado no Livro de Tobias, e no Islão é aquele que anuncia a chegada do juízo final com o soprar de uma trombeta. É o Anjo que protege em viagens, protege os médicos, farmacêuticos e doentes.

Oração

Guardião da saúde e da cura
peço que vossos raios curativos desçam sobre mim,
dando-me saúde e cura.
Guardai meus corpos físico e mental,
livrando-me de todas as doenças.
Expandi Vossa beleza curativa em meu lar,
meus filhos e familiares, no trabalho que executo,
para as pessoas com quem convivo diariamente.

Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.
Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser,
para que eu possa sempre refletir a vossa Luz.

Que assim seja.

Arcanjo Uriel

Também chamado de Auriel. Uriel (אוּרִיאֵל) seu nome significa "Chama de Deus" ou “Fogo de Deus”, foi nomeado no sec. II a.C. no livro de Enoch, capítulo XXI. Uriel aparece ainda no Segundo Livro de Esdras, adição apócrifa ao livro de Esdras. Este Arcanjo é frequentemente identificado como o querubim que "permanece junto às portas do Éden com uma espada ardente" ou como o anjo que "preside à tempestade e ao terror" (no Primeiro Livro de Enoch).

No Apocalipse de pedro aparece como o Anjo do Arrependimento - e tão desprovido de piedade quanto qualquer demónio. Em Vida de Adão e Eva, o Arcanjo Uriel é representado como o espírito (um dos querubins) referido no terceiro capítulo do Genesis. Ainda de acordo com o livro de Enoch, terá sido ele a anunciar a vinda do Dilúvio a Noé, bem como aquele que dirigiu Abraão a caminho da Terra Prometida. Na tradição apocalíptica, no final dos tempos, é ele quem deterá a chave que abrirá o Inferno.

Os outros 4 nomes, Chamuel, Jofiel e Zadkiel (também chamados de Simiel, Orifiel e Zacariel); derivados do pensamento judaico ou popular, completam o número dos sete arcanjos.

Chamuel

Seu nome significa "O que vê Deus".

Zofiel

Seu nome significa"Beleza de Deus"

Zadkiel

Seu nome significa "Justiça Divina"

Overview

The earliest reference to a system of seven archangels as a group appears to be in Enoch I (the Book of Enoch) which is not part of the Jewish Canon, where they are named as Michael, Gabriel, Raphael, Uriel, Raguel, Zerachiel and Remiel.While this book today is non-canonical in most Christian Churches, it was explicitly quoted in the New Testament (Letter of Jude 1:14-15) and by many of the early Church Fathers. The Ethiopian Orthodox Church to this day regards it to be canonical.

In the late 5th to early 6th century, Pseudo-Dionysius gives them as Michael, Gabriel, Raphael, Uriel, Chamuel, Jophiel and Zadkiel.

The earliest Christian mention is by Pope Saint Gregory who lists them as Michael, Gabriel, Raphael, Uriel (or Anael), Simiel (or Samael), Oriphiel and Zachariel.

The Eastern Orthodoxy tradition venerates Michael, Gabriel, Raphael, Uriel and Selaphiel.

Recomendado para você

Um comentário:

Sam disse...

Prezados, com relação aos Arcanjos ficou faltando um, Lúcifer. No livro "A batalha do Apocalipse" existe a referência a 5 Arcanjos no caso: Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel e Lúcifer. Se são 7 por que o chefe do inferno não foi incluído? No caso não seriam 8?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...