Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Umbanda: 2 - O quê é Candomblé? / 3 - O que é Nação?

2. O que é Candomblé?

É uma religião de matriz africana que cultua os Orixás; em sua prática ritual realiza sacrifícios de animais, e, dependendo da nação, cultos Voduns e Inkices. Nações, a saber, são: Ketu, Jeje, Mina-Jeje, Fon, Ijexá, Nagô-Vodun – estas de origem sudanesa – e Angola, Congo e Muxicongo – de origem Bantu.

Muitos leigos confundem o Candomblé com a Umbanda, que na verdade pouco tem em comum, a confusão de alguns deve-se ao fato de que ambas as religiões cultuam os mesmos Orixás. Os nomes dos 7 Orixás de Umbanda, são os mesmos dos principais Orixás do Candomblé. Na Umbanda não existe a prática ritual do sacrifício de animais. No Candomblé original não existe a incorporação de Espíritos, com a finalidade de dar consultas espirituais. Ambas são belas manifestações de Fé, entretanto distintas. Cada qual com sua banda: Saravá Umbanda! Saravá Candomblé!

3. O que é Nação?

É uma das diversas nações africanas que vieram ao Brasil no tempo da escravidão. Há a Sudanesa (Nagô, Jeje, Jeje-Nagô, Mina-Jeje, Muçurumin) e a Bantu (Angola, Congo, Angola-Congo). Pode designar, no Rio Grande do Sul, o Candomblé local, conhecido também como Batuque.

Nenhum comentário: