Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Qual é a atitude mental apropriada à meditação?

Atitude Mental Apropriada para a Meditação

por Paul Brunton¹

Imagem de mulher meditando sob a lua crescente em conexão com a mente universal - pixabay - "Traga uma verdadeira fome no coração para esta obra, entre nela com grande amor, sinta que a meditação pode trazer muitos benefícios; assim qualquer dificuldade em manter o programa regular de meditação logo se irá.  Um erro importante constantemente cometido por iniciantes é sentar-se para a meditação com uma expectativa errada. Eles começam a meditação querendo ou esperando uma experiência mística. Mas terão melhores resultados  se reverterem essa atitude oferecendo amorosamente seu coração e sentindo alegria por ser capaz de sentar-se pensando no Atman (a divindade interior) sem qualquer interferência.  Se a pessoa é sensível à música, pode empregar essa ajuda para despertar seus sentimentos espirituais, preparando-se assim para o período da meditação.  É aconselhável começar a meditação com uma breve e reverente adoração, que pode ser endereçada ao Poder Superior que mais apela ao indivíduo – seu próprio Eu Superior ou um Guia Espiritual verdadeiramente avançado, ou ainda a Presença Infinita.  Ajuda muito pensar no coração como uma caverna. Você como ser consciente tem de entrar nessa caverna, passar por toda sua extensão, até começar a ver uma pequena luz no final. Essa luz fica mais forte à medida que você se aproxima. Isso só pode ser feito após a pessoa ter aquietado a mente e as emoções e vencido a fase preliminar da concentração.  Se a meditação fosse uma prática fácil, muito mais ocidentais estariam engajados nela. Mas não é. Os iniciantes frequentemente reclamam que não podem concentrar seus pensamentos, nem tranquilizar suas mentes, nem conseguir qualquer resposta do ser divino interior.  Às vezes o Eu Superior se revela de outras maneiras: ele pode usar outra pessoa ou outras pessoas, pode aparecer numa sentença de um livro aberto ao acaso.  A habilidade na arte da meditação, como em outras artes, vem do treino – seja orientado por um professor qualificado ou através de tentativa e erro na prática constante.  Uma tremenda paciência é necessária aqui, uma resolução de se dirigir ao quarto de meditação como se fosse ficar lá para sempre. O Eu Superior não pode ser apressado a responder." Sir Paul Brunton

"Traga uma verdadeira fome no coração para esta obra, entre nela com grande amor, sinta que a meditação pode trazer muitos benefícios; assim qualquer dificuldade em manter o programa regular de meditação logo se irá.

Um erro importante constantemente cometido por iniciantes é sentar-se para a meditação com uma expectativa errada. Eles começam a meditação querendo ou esperando uma experiência mística. Mas terão melhores resultados  se reverterem essa atitude oferecendo amorosamente seu coração e sentindo alegria por ser capaz de sentar-se pensando no Atman (a divindade interior) sem qualquer interferência.

Se a pessoa é sensível à música, pode empregar essa ajuda para despertar seus sentimentos espirituais, preparando-se assim para o período da meditação.

É aconselhável começar a meditação com uma breve e reverente adoração, que pode ser endereçada ao Poder Superior que mais apela ao indivíduo – seu próprio Eu Superior ou um Guia Espiritual verdadeiramente avançado, ou ainda a Presença Infinita.

Ajuda muito pensar no coração como uma caverna. Você como ser consciente tem de entrar nessa caverna, passar por toda sua extensão, até começar a ver uma pequena luz no final. Essa luz fica mais forte à medida que você se aproxima. Isso só pode ser feito após a pessoa ter aquietado a mente e as emoções e vencido a fase preliminar da concentração.

Se a meditação fosse uma prática fácil, muito mais ocidentais estariam engajados nela. Mas não é. Os iniciantes frequentemente reclamam que não podem concentrar seus pensamentos, nem tranquilizar suas mentes, nem conseguir qualquer resposta do ser divino interior.

Às vezes o Eu Superior se revela de outras maneiras: ele pode usar outra pessoa ou outras pessoas, pode aparecer numa sentença de um livro aberto ao acaso.

A habilidade na arte da meditação, como em outras artes, vem do treino – seja orientado por um professor qualificado ou através de tentativa e erro na prática constante.

Uma tremenda paciência é necessária aqui, uma resolução de se dirigir ao quarto de meditação como se fosse ficar lá para sempre. O Eu Superior não pode ser apressado a responder."

1- Paul Brunton, nascido Raphael Hurst (Londres/1898), foi um filósofo, místico, viajante, e guru. Fez sua passagem para o plano Astral em 1981, na cidade de Vevey, na Suiça. Siga o caminho para a iluminação e a paz interior com a ajuda das obras que ele nos deixou seguindo este link... - Imagem gratuita para uso sob licença PixaBay (CC0)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, contribuição, agradecimento, oração ou pedido:

Doe para continuarmos nossa obra:

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.